Linguagem-Programação
Dimensionamento de Processos e Operações

25 de maio de 2022

Última atualização: 27 de abril de 2023

Linguagem de programação: quais são as principais?

Dentro do campo da tecnologia, entender e dominar a linguagem de programação é uma das competências mais requeridas pelos profissionais no mercado de trabalho. Continue lendo, que você vai entender melhor sobre ferramentas como Java, C, Python, entre outras.

Ainda para aqueles que atuam fora do segmento, esse conhecimento é visto como um diferencial devido aos avanços de equipamentos tecnológicos e da digitalização nas empresas.  Aliás, noções de programação ajudam as pessoas a inovarem e compreenderem melhor as novidades em tecnologia.

O que são Linguagens de Programação?

Com certeza você já deve ter visto alguém que trabalha com tecnologia, observando para um monitor, com diversos códigos que aparentam não fazer sentido. Bom, esses códigos fazem parte da linguagem de programação.  

Esta expressão refere-se a um grupo de instruções e regras, que é usada pelos programadores para criar softwares e programas, que vão ser gerados por um computador, celular ou outros equipamentos. 

Essa língua, quando estruturada, gera os códigos fonte de um software, informando a um dispositivo quais operações ela pode tomar, por exemplo.  O uso da linguagem de programação popularizou-se por causa da geração de maior produtividade para o programador, com relação a utilização da linguagem de máquina, que são as orientações que os computadores compreendem de fábrica.  

Assim, os dispositivos possuem mais facilidade de entender o que deverá ser realizado e também de tornar-se menos dependente de áreas computacionais específicas. A linguagem de programação é constituída por palavras-chave, símbolos e normas sintáticas e semânticas, sendo considerada por níveis.

Quais são as linguagens de programação?

Há diversos tipos de programação, tanto de alto nível quanto baixo. As conhecidas de alto nível, têm uma estrutura linguística, que se aproxima mais da maneira humana de comunicação.  

É normal, por exemplo, observar palavras em inglês como “delete” que fornecem orientações para que os programas tentem apagar um dado. Isso torna esse tipo ligeiramente mais simples de entender e intuitivo.  

Agora a linguagem de programação de baixo nível, usa comandos mais difíceis e códigos binários, que são sucessões determinadas dos números 0 e 1. Isso acaba otimizando a comunicação com a máquina, e elevando a eficiência do procedimento. Os diferentes modelos operam melhor segundo a finalidade que busca-se alcançar.  

Além disso, há outras maneiras de classificar, levando em consideração o esquema de programação, estruturação dos modelos, nível de abstração, criação ou seguindo as categorias da Associação de Máquinas de Computação. As organizações usam os seguintes tipos: 

  • Linguagem aplicativa, ou de aplicação
  • Linguagem concorrente, distribuída e paralela
  • Linguagem de fluxo de informações
  • Linguagem de projeto
  • Linguagem extensível
  • Linguagem de montagem e de macro
  • Linguagem de microprogramação
  • Linguagem não determinística
  • Linguagem não procedural
  • Linguagem orientada a objetos
  • Linguagem de aplicações especializadas
  • Linguagem de altíssimo nível

No entanto, os conceitos que todos estão acostumados a conhecer são da linguagem de programação, especialmente as mais populares como Python, C++ e Javascript.

Quais são as principais?

Uma linguagem de programação consegue fazer parte de diversas classificações, porém, há algumas que são importantes para todos os programadores ou profissionais de tecnologia.  

Segundo a RedMonk uma consultoria de programação estadunidense, as linguagens de programação mais conhecidas são: PHP, C#, CSS, JavaScript, C++, C e Pynthon. Mesmo que existam várias linguagens, saiba mais sobre as principais:

Java

Criada em 1991 pela Sun Microsystems, o Java é uma linguagem de programação de alto nível, orientada a objetos e foi projetada para ser executada em diferentes sistemas operacionais sem necessitar de grandes adaptações no código.

Java é a linguagem de programação mais popular mundialmente, tudo isso graças a sua segurança, confiabilidade e escalabilidade, além de possuir uma ampla gama de bibliotecas e frameworks que facilitam o desenvolvimento de aplicativos.

Javascript

O Javascript foi criado na década de 1990 pela Netscape e é caracterizado como uma das principais linguagens de programação devido a sua flexibilidade e facilidade de aprendizado. Assim como Java, ela também é orientada a objetos, mas seu uso é mais recorrente para o desenvolvimento web.

Seu principal uso é em servidores (back-end) através de plataformas como o Node.js, permitindo a construção de aplicativos web e para o desenvolvimento front-end para páginas da web.

HTML

Conhecida como linguagem de marcação, o HTML é um bom primeiro passo para iniciantes em programação, enquanto que atualizações como o HTML 5 e seu predomínio na maior parte dos sites online, faz com que ela seja uma capacidade muito necessária no mercado de desenvolvimento em geral.

PHP

O PHP é uma linguagem de programação, principalmente direcionada para desenvolver sites, e também para qualquer outra aplicação Web. Essa, por sua vez, executa a funcionalidade de linguagem de programação muito convencional. 

Inclusive, há uma indicação de que a maior parte da comunidade de desenvolvedores usa esse modelo de linguagem e graças ao seu código aberto, essa comunidade constantemente cria bibliotecas e framework, que tornam o PHP mais fácil e rápido para a aplicações web. O PHP, além de comum, possui essa representação por conta da quantidade expressiva de sites do Wordpress. 

CSS

Geralmente, esse é um modelo de linguagem focada em design e usada em conjunto com o HTML. O CSS permite, além da formatação de elementos como fontes, cores, espaçamentos, bordas e outros elementos visuais, criar layouts responsivos, animações e transições.

Porém, há uma “polêmica” em torno dessa linguagem. Isso porque, vários especialistas, não o consideram como um tipo de linguagem de programação.

C++

Conhecida como referência, é uma linguagem que está entre os destaques no ramo de TI. Ela é uma linguagem poderosa e flexível, sendo capaz e criar programas complexos e de alta performance, utilizada para criação de jogos, aplicativos de sistemas e diversos outros programas de computador de grande porte e considerado “pesados”. Sua popularidade é devido seu alto grau de controle sobre o hardware do sistema.

C

Mesmo sendo considerada como um modelo de linguagem mais antigo, ainda é utilizada atualmente. Criada em 1970, há um manual constituído por 800 páginas, que esclarece a utilidade e relevância dessa linguagem. C é uma linguagem de baixo nível, oferecendo um alto grau de controle sobre o hardware do computador.

A linguagem C é caracterizada pela forte eficiência. Isso porque, ela ainda consegue servir para garantir a elaboração de sistemas, bem como softwares de base. Também é bastante usada para criar outros programas de computador como jogos, compiladores, sistemas operacionais e outras aplicações de baixo nível.

C#

Com variação parecida com outras linguagens da família C, o C# segue como uma linguagem importante no mercado, sendo utilizada em aplicativos web e mobile, ao desenvolver jogos e até mesmo para softwares direcionados aos negócios.

Go

A linguagem Go, também chamada de Golang, foi criada em 2007 pelo Google. Portanto, consegue-se dizer que, essa linguagem de programação de código aberto é importante para permitir a Application Programming Interface - API, isto é, traduzindo corretamente: Interface de Programação de Aplicações. Além de proporcionar um destaque importante, essa linguagem é própria para atender redes grandes, e também bases mais longas de códigos.

Python

Python é uma linguagem de programação criada em 1991. Além de tornar-se um código muito reconhecido, esse é um modelo, que consegue ser apresentado pela facilidade em projetar-se na programação. Sem contar que possui especificações realmente úteis e versáteis para simular pequenos projetos.

Na FM2S, nós oferecemos o Curso de Introdução à Linguagem Python com uma experiência educacional única. Há muito tempo no mercado, a FM2S se destacou como uma das melhores plataformas de qualificação para carreiras e não para de inovar. Por isso, se você busca efetivações, cargos mais altos, não deixe de conferir também a nossa Assinatura.

Linguagem Programação Python Curso

Para que serve a linguagem de programação?

A linguagem de programação é usada para escrever programas (também conhecidos como software) que podem ser executados por computadores. Ela permite ao programador dar instruções ao computador, como calcular valores, tomar decisões lógicas, armazenar e recuperar dados e controlar dispositivos externos.

Existem várias linguagens de programação diferentes, cada uma com suas próprias características e usos específicos. Algumas características comuns incluem:

  • Sintaxe: a estrutura básica da linguagem, incluindo como os comandos são escritos e organizados.
  • Tipos de dados: os tipos de informações que a linguagem pode manipular, como números, texto e objetos.
  • Variáveis: espaços de memória que armazenam valores que podem ser modificados durante a execução do programa.
  • Controle de fluxo: comandos que permitem ao programa tomar decisões lógicas e controlar a ordem em que as instruções são executadas.
  • Bibliotecas: conjuntos de códigos pré-escritos que podem ser usados ​​por um programa para realizar tarefas comuns.

Cada linguagem de programação tem suas próprias regras e sintaxe, mas todas seguem princípios básicos de programação, como variáveis, loops e condicionais. A escolha da linguagem de programação depende do tipo de projeto e dos objetivos do programador.

Onde posso aprender a programar

Por causa da enorme necessidade do mercado de tecnologia e a falta de profissionais, várias ações estão sendo criadas para ensinar a linguagem de programação, preparando assim os jovens para o futuro. 

Inclusive algumas empresas fornecem mentorias e programas gratuitos, voltadas para a capacitação e formação de novos talentos. 

Para você que deseja se tornar um profissional de TI, existem diversas outras habilidades e conhecimentos que precisa desenvolver, além de programar. Saber conduzir projetos, fazer coletas e análise de dados, mapear e melhorar processos, entre outras aptidões são fundamentais para os melhores profissionais, não só de TI, como de outras áreas. A FM2S oferece certificações para você que deseja se tornar um excelente profissional, confira nossa certificação Lean Seis Sigma Green Belt na nossa plataforma.

Certificação Lean Seis Sigma Green Belt

Leia mais:

Equipe FM2S

Equipe FM2S

A FM2S Educação acelera a carreira profissional de seus alunos