Como garantir o engajamento do time para grandes desafios?
Blog

15 de junho de 2017

Última atualização: 25 de janeiro de 2023

Como garantir o engajamento do time para grandes desafios?

O que é engajamento?


Apesar da reputação de ser, bem, comum, o engajamento de equipes é o investimento mais importante que você pode fazer para seus colegas. Ele constrói a confiança, mitiga o conflito, incentiva a comunicação e aumenta a colaboração. O engajamento efetivo de equipes significa colaboradores mais envolvidos, o que é bom para a cultura da empresa e para aumentar as chances de superar um grande desafio. Também pode uma aventura agradável se você fizer isso com um pouco de pizza e alguns vídeos.


Nada melhor para o engajamento de um conjunto de pessoas do que assistir um vídeo em conjunto. É como se vocês estivessem lendo um livro juntos e, construindo aquele senso de propósito e vontade lutar lado a lado, por maior que forem os desafios.



Como Silvio Santos proveu engajamento?


Não force para parecer inteligente ou corporativo


Os eventos de engajamento de equipes mais bem sucedidos e memoráveis são aqueles que não parecem como um dia no escritório. As atividades que são iniciadas com lições de liderança ou exemplos distantes, são menos poderosas. Passar o tempo juntos, compartilhar uma experiência ou trabalhar em direção a um objetivo comum permite que o vínculo ocorra de forma mais orgânica e muito mais efetiva.


Um exemplo que vem à mente: a noite em que levamos a equipe a um concerto de música sertaneja, porque nosso fundador sempre quis ir. Não houve uma lição explícita sobre liderança ou comunicação, enquanto passamos a noite bebendo cerveja (Colorado) e praticando nossos dois passos. Mas a experiência aproximou todos e, ao final, aprendemos que não há melhor maneira de entender alguém do que andar um quilômetro em seu cavalo do interior paulista.



Promova eventos pequenos, mais que integrem, como um bolo


A felicidade e o aprendizado estão intimamente ligados. Tratar coisas novas com sua equipe pode gerar boas vibrações entre os funcionários, o que, por sua vez, beneficia o próprio negócio. Escolher algo único e levemente fora da zona de conforto das pessoas pode encorajá-los a se unir de novas maneiras.


Quando descobri que um membro de uma das nossas equipes tinha medo de alturas - e sempre esperava vencer esse medo - nós levamos toda a equipe para a realizar um voo de ultraleve. Voando pela cidade, numa tarde de verão, num aparelho ultraleve, com o chefe pilotando, eliminou o medo de altura de uma vez por todas.



Mantenha a energia positiva no escritório


A maior parte das ações de engajamento cai no chão porque é uma atividade única - feita e depois esquecida. É fundamental encontrar maneiras de manter a emoção. O desafio é criar oportunidades para que as pessoas se conectem e interajam de maneiras significativas, fora de reuniões ou apresentações regulares.


Uma maneira de fazer isso é nosso Painel diário. Ao mesmo tempo, todos os dias, toda a empresa se reúne para uma reunião rápida de check-in nos grandes projetos e para comemorar as conquistas em conjunto. Além disso, nossas pessoas são encorajadas a compartilhar suas listas de 101 metas de vida entre si (nós até desenvolvemos um aplicativo Google Drive para facilitar). Os objetivos variam de aprender a ler Tolstoi em russo para caminhar pela pelo caminho de Santiago de Compostela. É uma maneira poderosa de aprender sobre pessoas e seus sonhos, bem como gerar idéias para futuras atividades de construção de equipes.



Como o engajamento da equipe se materializa?


Construir empresas exige o know-how para construir equipes duradouras. É por isso que a maioria dos gerentes nunca se tornam líderes e porque a maioria dos líderes nunca atinge o auge, o ponto mais alto do sucesso da liderança. Engajamento requer a capacidade de dominar a "arte das pessoas" e saber manobrar centenas (se não milhares) de pessoas no lugar certo e na hora certa. Isso significa saber como cada pessoa pensa e como melhor utilizar suas competências com toda a razão, o tempo todo. Está jogando uma partida contínua de xadrez - sabendo que cada movimento errado que é feito pode custar à empresa centenas de milhares, senão milhões de dólares (apenas pergunte a BP, Enron, Samarco, EBX, OGX, Petrobrás, etc).



Esteja ciente de como você trabalha


Como líder da equipe, você deve estar extremamente consciente do seu estilo e técnicas de liderança. Eles são tão eficazes quanto você pensa? Quão bem eles são aceitos pelo time que você está tentando aprimorar o engajamento? Avalie-se e seja crítico sobre onde você pode melhorar, especialmente em áreas que beneficiarão aqueles de quem você é líder.


Embora você possa estar no comando, como você trabalha pode não ser apreciado por aqueles que trabalham para você. Você pode ter boas intenções, mas certifique-se de se responsabilizar por corrigir o curso e modificar sua abordagem, se necessário, para garantir que você esteja liderando uma posição de força e respeitabilidade.




Seja seu próprio chefe. Seja flexível. Saiba quem você é como líder.





Conheça o resto da equipe


Como você precisa se responsabilizar por suas ações para garantir que você maximize o desempenho e os resultados, deve investir um tempo para conhecer sua equipe e incentivar a camaradagem. Nesse caso, reunir inteligência significa aprender o que define os pontos fortes e as capacidades de sua equipe - os recursos reais que cada membro traz à mesa, aqueles que deixam para trás e aqueles ainda a serem desenvolvidos.


Todos os grandes líderes sabem exatamente quais botões pressionar e quando empurrá-los. Eles são especialistas em ativar o talento que os rodeiam. Eles são eficazes em equiparar áreas únicas de competência para resolver problemas e buscar novas soluções.


Conhecer plenamente a sua equipe significa que você investiu o tempo para entender como eles estão conectados para pensar e o que é necessário para motivá-los a se destacarem do que se espera deles.




Pense em sua equipe como peças de quebra-cabeças que podem ser colocadas em uma variedade de maneiras.





Definir claramente funções e responsabilidades


Quando você concluir com êxito o passo 2, você pode definir de forma mais eficaz e clara os papéis e responsabilidades daqueles em sua equipe. Agora, não suponha que este seja um passo fácil. Na verdade, você achará que os papéis ideais das pessoas estão fora de suas descrições de trabalho.


Cada uma das responsabilidades do seu membro da equipe deve estar interligada e dependente umas das outras. Isso não é diferente dos esportes em equipe, onde alguns jogadores são conhecidos como "jogadores do sistema" - o que significa que, embora não sejam a pessoa mais talentosa da equipe, eles sabem como trabalhar melhor dentro do "sistema". É por isso que você Deve ter um olhar intenso para o talento que pode avaliar as pessoas não só na sua capacidade de desempenhar um papel particular - mas ainda mais se eles se encaixam na cultura do local de trabalho (o sistema) e será um jogador da equipe.




Uma equipe deve operar como um mosaico cujas únicas forças e diferenças se convertam em uma poderosa força unida.





Seja proativo com comentários


O feedback é a chave para garantir que qualquer equipe permaneça no caminho certo, mas, mais importante ainda, está melhorando a cada dia. O feedback deve ser proativo e constante. Muitos líderes são propensos a esperar até ocorrer um problema antes de dar feedback.


O feedback é simplesmente a arte de uma excelente comunicação. Deve ser algo que faz parte do diálogo natural de alguém. O feedback pode ser formal e informal. De fato, se torna-se muito estruturado e rígido, torna-se difícil para o feedback ser autêntico e impactante.


Lembre-se de que cada equipe é diferente, com suas próprias nuances e dinâmicas únicas. Trate-os como tal. Não é permitida nenhuma abordagem de cortador de bolachas. Permita feedback proativo para servir como o maior facilitador de sua equipe para melhoria contínua.




Aproveite o tempo para lembrar a alguém de como e o que eles podem estar fazendo melhor. Aprenda com eles. Não complicar o processo de feedback construtivo. O feedback é comunicação bidirecional.





Reconhecer e recompensar


Com feedback proativo vem reconhecimento e recompensa. As pessoas adoram o reconhecimento, mas são muito apreciadas pelo respeito. Aproveite o tempo para dar aos seus colegas os elogios apropriados que eles ganharam e merecem. Eu vi muitos líderes falharem porque eles não acreditam que alguém deveria ser recompensado por "fazer seu trabalho".


Numa altura em que as pessoas querem sentir como se estivessem fazendo a diferença, seja um líder pensativo e tranquilize sua equipe que estão prestando atenção aos seus esforços. Ser genuíno no seu reconhecimento e respeito é um longo caminho para a construção de lealdade e confiança. Acelera organicamente um esforço extra no engajamento.


Quando as pessoas são reconhecidas, seu trabalho traz maior satisfação e torna-se mais proposital.





Quer continuar seu engajamento?


Cada minuto investido nisso valerá a pena. Sentimos isso quando ofertamos bolsas de Green Belt para os alunos esforçados e de baixa renda. Cada centavo retorna à sociedade com juros.



Quer ver mais frases inspiradoras?

Virgilio Marques Dos Santos

Virgilio Marques Dos Santos

Sócio-fundador da FM2S, formado em Engenharia Mecânica pela Unicamp (2006), com mestrado e doutorado na Engenharia de Processos de Fabricação na FEM/UNICAMP (2007 a 2013) e Master Black Belt pela UNICAMP (2011). Foi professor dos cursos de Black Belt, Green Belt e especialização em Gestão e Estratégia de Empresas da UNICAMP, assim como de outras universidades e cursos de pós-graduação. Atuou como gerente de processos e melhoria em empresa de bebidas e foi um dos idealizadores do Desafio Unicamp de Inovação Tecnológica.