Ciclo do Conhecimento: roadmap elaboração de um PDSA ou PDCA
Blog

27 de junho de 2015

Última atualização: 25 de janeiro de 2023

Ciclo do Conhecimento: roadmap elaboração de um PDSA ou PDCA

O que é o Ciclo do Conhecimento?


Ciclo Conhecimento: PDSA. Planejar, executar, estudar os resultados obtidos e definir sua próxima ação. Este é um dos ciclos mais famosos que existe na literatura de melhoria de processos, mas como elaborar um PDSA? Muito se fala sobre roteiros de elaboração de PDSAs e principalmente de PDCAs, mas muito pouco disto converte-se em aprendizado. A maioria dos “ensinamentos” não passa de exemplos e roteiros pouco intuitivos, no qual diversas ferramentas de melhoria são colocadas como obrigatórias.


90% dos PDCAs que chegam até mim é um mero cumprimento de obrigação. Geralmente consistem de uma folha, preenchida em algum Excel, sem as perguntas que o estudo deseja responder, sem predições, com um Ishikawa e com poucos dados, sendo estes coletados de maneira desestruturada. Como cereja do bolo, para mostrar o comportamento de um indicador ao longo do tempo, elaboram um gráfico de barras.


É para isto que serve a Certificação Lean Six Sigma Green Belt e Black Belt. Para você dominar suas dúvidas e bater suas metas.


Desta maneira, fica muito difícil para alguém aprender a elaborar um bom PDSA. E não aprendendo, esta tecnologia que é tão útil e simples, acaba não ajudando ninguém e deixada de lado. Neste post, gostaríamos de exemplificar o um PDSA simples, que utilizamos para estudar o nosso site e torna-lo melhor para você. Vamos lá.



Como estruturar o Ciclo Conhecimento?


Como elaborar a fase Plan do PDSA?



  • Objetivo: entender o comportamento de nossa página mais visitada nos último mês.

  • Questões a serem respondidas:

    1. Qual é o tempo médio de visualização da página?

    2. Qual é o período em que as pessoas mais veem?

    3. De onde se originaram as visitas?

    4. Qual é o número de visitas na última semana?



  • Predições (o que achamos serem as respostas antes de fazermos o estudo):

    1. Achamos que as pessoas ficam pelo menos 1 minuto em nossa página, pois é o tempo de leitura médio de todo conteúdo.

    2. As pessoas viram mais nos dois primeiros dias, pois fizemos uma extensa divulgação no Linkedin e no Facebook.

    3. A maioria das visitas, chuto que uns 70%, deve vir do Linkedin.

    4. Na última semana tivemos 120 visitas.



  • Indicadores a serem coletados para responder as questões:

    1. Número de acessos diários a pagina, para cada dia no último mês.

    2. Número de acessos por dia da semana.

    3. Origem dos acessos diários a pagina.

    4. Tempo médio na página.



  • Coleta dos dados: os dados serão coletados por meio da ferramenta Google Analytics.

  • Tratamento dos dados: serão feitos em planilha Excel. Para responder as perguntas, utilizaremos gráfico de tendência, barras, pizza e dispersão.


Como elaborar a fase do DO do PDSA?


Dados coletados por meio da função EXPORTAR arquivo XLSX.

Como elaborar a fase STUDY do PDSA?


Graf1

Figura 1: visualizações de página.


Pela figura 1 é possível entender que o período de maior visualização da página foi no segundo e terceiro dias após a divulgação. Neste período, a visualização chegou a 1600 visualizações por dia, caindo para 800 no quarto e 600 no quinto. Como nossa predição era primeiro e segundo dia, erramos. O primeiro dia teve pouco mais de 40 visualizações.


Graf2

Figura 2: visualizações da página na última semana.


Após o boom inicial, na última semana, a média de visitas diárias ficou em torno de 40, com uma variação pequena. Quando somamos todas as visitas da semana, o número ficou em 264, o dobro do que achávamos no início. Predição 4 estava errada também.


Graf3

Figura 3: origem do tráfego.


Na origem do tráfego da página, acertamos nossa predição. Pela figura 3 é possível ver que 74% das visitas vieram da chamada referência, ou seja, das redes sociais. Em nosso caso, divulgamos a página no Linkedin e Facebook. Pela figura 4 é possível verificar que 73% veio do Linkedin e 0,35% do Facebook.


Graf4

Figura 4: origem do tráfego.


Pela figura 4 é possível verificar que 2841 visualizações forma feitas pelo Linkedin na web e 1782 pelo aplicativo mobile. Além disto, 9 pessoas visualizaram por meio de uma Newsletter que enviamos. Dá-lhe Linkedin. É nele que conseguimos executar nossa missão de disseminar o conhecimento em melhoria.


Graf5

Figura 5: tempo médio na página.



Qual é a Análise da fase STUDY?


Na figura 5 é possível entender o tempo médio das visualizações feitas na página. Nos períodos de pico, o tempo médio de visualização foi de 20 segundos em média, bem menor que a nossa predição. Porém, na última semana, este número subiu bastante e chegou até 1 minuto e meio. Isto mostra que aqueles que entraram na página alguns dias após o lançamento, viram a página com mais detalhes. Parece que quanto mais acessos no dia, menor o tempo médio de visualização. Para comprovar esta visão no estudo, façamos um gráfico de dispersão ou scatter plot.


Graf6


Figura 6: gráfico de dispersão.


Pela figura 6, predição errada novamente. Não há uma correlação significativa entre o número de visualizações o tempo. Pensamos que a explicação para o aumento do tempo seja outra.



Como elaborar o ACT do PDSA?


Na fase de agir, precisamos definir o que vamos fazer com os conhecimentos que aprendemos. Por meio deste PDSA, aprendemos que publicar o post no Linkedin é importantíssimo, para que o número de visualizações aumente. Além disto, o PDSA mostrou que a marca fm2s.com.br já está na cabeça de bastante gente, pois os acessos via digitação do site foram 1652. Publicar diariamente é nosso compromisso com todos que nos acessam. Queremos que todo dia, você entre na página, aprenda, se inspire e potencialize seus resultados.


Assim, por meio deste post nós esperamos que você tenha aprendido o que é e a como elaborar um simples e rápido PDSA. Pode parecer bobagem, mas se daqui a alguns meses e alguém perguntar qual é o nosso principal meio de acesso, só acessar o PDSA e lá estará. E para fazer tudo isto eu gastei 60 minutos e utilizei o Excel. Para elaborar o PDSA não há desculpas! Mãos à galera!

Virgilio F. M. dos Santos

Virgilio F. M. dos Santos

Sócio-fundador da FM2S, formado em Engenharia Mecânica pela Unicamp (2006), com mestrado e doutorado na Engenharia de Processos de Fabricação na FEM/UNICAMP (2007 a 2013) e Master Black Belt pela UNICAMP (2011). Foi professor dos cursos de Black Belt, Green Belt e especialização em Gestão e Estratégia de Empresas da UNICAMP, assim como de outras universidades e cursos de pós-graduação. Atuou como gerente de processos e melhoria em empresa de bebidas e foi um dos idealizadores do Desafio Unicamp de Inovação Tecnológica.