Técnica Pomodoro
Gestão do tempo

05 de novembro de 2017

Última atualização: 03 de julho de 2024

Técnica pomodoro: o que é e como funciona

O segredo para uma gestão de tempo eficaz é pensar em tomates em vez de horas. Pode parecer bobo inicialmente, mas milhões de pessoas juram pelo poder transformador da Técnica Pomodoro. (Pomodoro é tomate em italiano)

Este método popular de gerenciamento de tempo pede que você alterne pomodoros. sessões de trabalho focadas, com intervalos curtos e frequentes para promover concentração sustentada e evitar fadiga mental.

Sabemos que a rotina diária pode ser exaustiva. É por isso que oferecemos maneiras de ajudar você a viver sua vida mais produtiva e sem estresse. 

Neste blog, abordaremos sobre a Técnica Pomodoro, uma das maneiras mais eficazes de maximizar a produtividade e minimizar a sobrecarga.

O que é a técnica pomodoro?

A Técnica Pomodoro é um método de gerenciamento de tempo no qual você faz um trabalho focado durante intervalos de 25 minutos, conhecidos como pomodoros, e faz uma pausa de cinco minutos. Nós amamos esse método porque ele:

  • Melhora o foco
  • Minimiza distrações
  • Previne o esgotamento
  • Promove a responsabilização
  • Aumenta a motivação

É por isso que perfeccionistas e procrastinadores acharão isso útil. É mais fácil se comprometer com 25 minutos de trabalho por vez do que uma tarde inteira de trabalho sem parar.

Agora que você entende o que é o método Pomodoro e, mais importante, o que é um Pomodoro, vamos ouvir a história dele, e descobrir o que há de novo com todas as referências ao tomate.

Qual é a história da Técnica Pomodoro?

A Técnica Pomodoro foi inventada no final dos anos 1980 por Francesco Cirillo, um estudante universitário. Como muitos estudantes sobrecarregados com tarefas e cronogramas de estudo intensos, Cirillo lutava para completar tarefas sem se sentir esgotado.

Acreditando que qualquer progresso é um bom progresso, ele se desafiou a apenas dez minutos de foco. Para se comprometer com esse desafio, ele usou um cronômetro de cozinha em formato de tomate, e a Técnica Pomodoro nasceu.

Embora Cirillo tenha escrito um livro de 160 páginas sobre a Técnica Pomodoro para gerenciamento de tempo, o que leva as pessoas a tentar esse método é sua simplicidade.

Como a técnica pomodoro funciona?

Aqui está o passo a passo básico para começar a aplicar a Técnica Pomodoro hoje mesmo:

  • Pegue sua lista de tarefas e um cronômetro.
  • Ajuste o cronômetro para 25 minutos e concentre-se em uma única tarefa até que o cronômetro toque.
  • Quando sua sessão terminar, marque um Pomodoro e registre o que você concluiu.
  • Depois, aproveite uma pausa de cinco minutos.
  • Depois de quatro pomodoros, faça uma pausa mais longa e restauradora de 15 a 30 minutos.

Melhor ainda, o método Pomodoro é adaptável. Você não precisa se ater a intervalos de 25 minutos. Você pode personalizar seus pomodoros para atender às suas necessidades individuais, sejam rajadas mais curtas para tarefas desafiadoras ou períodos de foco mais longos para trabalho profundo .

Aprimore suas habilidades de gestão de projetos com o curso gratuito de Fundamentos da Gestão de Projetos da FM2S. 

Aprenda a definir problemas, estabelecer metas e planejar estrategicamente utilizando técnicas como mapas mentais. 

Prepare-se para liderar projetos inovadores e estratégicos, garantindo excelência e satisfação do cliente. Inscreva-se agora e torne-se um líder valorizado no mercado!

Três regras da técnica Pomodoro para produtividade máxima

Os sprints de trabalho de 25 minutos são o cerne do método, mas uma prática Pomodoro também inclui três regras para aproveitar ao máximo cada intervalo:

  • Divida projetos complexos. Se uma tarefa exigir mais de quatro pomodoros, ela precisa ser dividida em etapas menores e acionáveis. Seguir essa regra ajudará a garantir que você faça um progresso claro em seus projetos.
  • Pequenas tarefas andam juntas. Quaisquer tarefas que levem menos de um Pomodoro devem ser combinadas com outras tarefas simples. Por exemplo, "escrever cheque de aluguel", "marcar consulta com veterinário" e "ler artigo sobre Pomodoro" podem andar juntas em uma sessão.
  • Uma vez que um Pomodoro é definido, ele deve tocar. O Pomodoro é uma unidade indivisível de tempo e não pode ser quebrado, especialmente para verificar e-mails recebidos, chats de equipe ou mensagens de texto. Quaisquer idéias, tarefas ou solicitações que surgirem devem ser anotadas para retornar mais tarde. Um gerenciador de tarefas digital como o Todoist é um ótimo lugar para isso, mas a caneta e papel também servem.

No caso de uma interrupção inevitável, faça seu intervalo de cinco minutos e comece novamente. Cirillo recomenda que você monitore as interrupções (internas ou externas) conforme elas ocorrem e reflita sobre como evitá-las na sua próxima sessão.

A regra se aplica mesmo se você terminar sua tarefa antes do cronômetro disparar. Use o resto do seu tempo para super aprender , ou melhorar habilidades ou escopo de conhecimento. 

Por exemplo, você pode gastar o tempo extra lendo jornais profissionais ou pesquisando oportunidades de networking.

A Técnica Pomodoro funciona?

Sim, a tolice arbitrária de usar um tomate como substituto para unidades de tempo realmente ajuda as pessoas a fazerem as coisas . O que torna a Técnica Pomodoro tão eficaz é que ela cria consistência. Ela ajuda você a estabelecer rotinas e hábitos de trabalho consistentes em vez de esperar a inspiração chegar.

Quando você se acostuma com a Técnica Pomodoro, você evita vieses cognitivos para gerenciamento de tempo . Você para de se preocupar com a lista infinita de tarefas e começa a focar no que você pode alcançar agora. 

Rotinas e hábitos saudáveis ​​ensinam você a ser mais gentil consigo mesmo e ter um equilíbrio trabalho/descanso que mantém seu cérebro engajado.

Benefícios da técnica pomodoro

Facilita o início

É desconfortável encarar uma grande tarefa ou projeto, um que você pode não saber como começar. Parece esmagador e, de repente, todo o resto parece mais atraente. Verificar e-mails, navegar nas redes sociais e até mesmo limpar sua mesa. Você começa a procrastinar sem perceber porque está diante de um problema com o qual não quer lidar.

Felizmente, há uma maneira eficaz de quebrar esse ciclo de evasão:  Reduza tudo o que você está adiando a um primeiro passo pequeno e nada intimidador.

Por exemplo, em vez de sentar para escrever um romance inteiro, sente-se para escrever um capítulo. Ainda sente aquele nó no estômago? Tente escrever por apenas dez minutos. Fazer algo pequeno por um curto período é mais fácil de encarar do que assumir um grande projeto de uma só vez.

É exatamente isso que a estratégia Pomodoro pede que você faça: divida seus projetos ou metas em tarefas gerenciáveis ​​que levem apenas 25 minutos cada. Essa abordagem mantém você motivado e focado na próxima coisa que precisa fazer em vez de ficar sobrecarregado pela enormidade da tarefa em questão.

Não se preocupe com o resultado, basta fazer um Pomodoro de cada vez.

Combate distrações

O fluxo constante de informações chegando por e-mails, chats de equipe e notificações de mídia social exige cada vez mais da nossa atenção. E se você já foi interrompido enquanto estava em um estado de fluxo, sabe o quão difícil pode ser recuperar o foco.

Muitas vezes nos pegamos justificando essas distrações com pensamentos como:

  • “Devo trabalhar nesta outra tarefa?”
  • “Fazer uma pausa agora parece bom”
  • “Vou verificar este e-mail bem rápido”

Essas pequenas interrupções se somam! Não é só o tempo que você perde com distrações... também é preciso energia para refocar sua atenção. Depois de mudar de marcha, nossas mentes podem se demorar na tarefa anterior por mais de 20 minutos até que recuperemos nossa concentração total. 

A Técnica Pomodoro ajuda você a resistir a todas essas auto interrupções e a treinar novamente seu cérebro para focar. Cada Pomodoro é dedicado a uma tarefa, e cada pausa é uma chance de reiniciar e trazer sua atenção de volta para o que você deveria estar trabalhando.

Ajuda você a controlar o tempo

Ao planejar nossos projetos futuros, a maioria de nós cai na falácia do planejamento. Temos a tendência de subestimar o tempo necessário para concluir tarefas futuras, mesmo quando sabemos que tarefas semelhantes levaram mais tempo no passado. Seu viés presente retrata seu futuro operando sob circunstâncias e restrições de tempo totalmente diferentes.

A Técnica Pomodoro é uma arma valiosa contra a falácia do planejamento. Quando você começa a trabalhar em sessões curtas e cronometradas, o tempo não é mais um conceito abstrato, mas um evento concreto. Ele se torna um Pomodoro — uma unidade de tempo e esforço. Diferente da ideia de 25 minutos de "trabalho" geral, o Pomodoro é um evento que mede o foco em uma única tarefa importante (ou várias tarefas simples e importantes).

Gamifica sua produtividade

Cada Pomodoro fornece uma oportunidade de melhorar o anterior. Cirillo argumenta que “concentração e consciência levam à velocidade, um Pomodoro de cada vez.”

A técnica Pomodoro é acessível porque é mais sobre consistência do que perfeição. Cada sessão é um novo começo. Você faz o sistema trabalhar para você ao:

  • Reavaliando seus objetivos
  • Desafiando-se a se concentrar
  • Limitando distrações
  • Acompanhando seu progresso
  • Atingindo objetivos
  • Recebendo recompensas (pequenas pausas!)

Outra maneira de gamificar sua produtividade é definir uma meta de adicionar um Pomodoro extra a cada dia. Isso ajuda você a se motivar a construir seu sucesso.

Você também pode se desafiar a terminar uma grande tarefa dentro de um número específico de pomodoros. Tente definir uma meta de número de pomodoros para cada dia sem quebrar a cadeia . Pensar em tomates em vez de horas é simplesmente mais divertido.

Dicas rápidas para Pomodoro-ing

Embora os intervalos de trabalho/pausa de 25/5 minutos sejam o cerne da Técnica Pomodoro, há algumas coisas que você pode fazer para tornar seus pomodoros mais eficazes:

Planeje seus pomodoros com antecedência

Tire 15 minutos no começo do seu dia de trabalho (ou no fim se estiver planejando o dia seguinte) para planejar seus pomodoros. Pegue sua lista de tarefas do dia e anote quantos pomodoros cada tarefa levará.

Lembre-se, tarefas que levarão mais de 5 pomodoros devem ser divididas em tarefas menores e mais gerenciáveis. Tarefas menores, como responder e-mails, podem ser agrupadas em um único Pomodoro.

Se você trabalha 8 horas por dia, certifique-se de que seus pomodoros do dia não ultrapassem dezesseis. Se isso acontecer, adie as tarefas menos urgentes/menos importantes para o final da semana.

Crie pomodoros de estouro em seu dia

Embora um dia de trabalho de 8 horas tecnicamente deixe espaço para dezesseis pomodoros, é melhor criar um buffer de 2 a 4 pomodoros "overflow".

Use seus pomodoros overflow para tarefas que levam mais tempo do que o planejado ou para tarefas inesperadas que surgem durante o dia.

Se você acabar não precisando deles, use os pomodoros extras para aprender ou tarefas de menor prioridade que sempre são empurradas para o fim da sua lista de afazeres. É muito menos estressante terminar o dia com pomodoros de sobra do que se sobrecarregar e ficar para trás.

Experimente o comprimento dos seus pomodoros

Para alguns tipos de trabalho que exigem períodos prolongados em um estado de "fluxo" criativo — pense em codificação, escrita, composição, etc. — 25 minutos podem ser muito curtos. Tente sessões de trabalho prolongadas com intervalos mais longos.

Um estudo da DeskTime de 2014 descobriu que um foco de 52 minutos e um intervalo de 17 minutos é o equilíbrio perfeito. No entanto, em 2021, eles realizaram o estudo novamente para ver o que mudou. Foi descoberto que os indivíduos mais produtivos trabalham 112 minutos e fazem um intervalo de 26 minutos. Não há uma regra rígida aqui, você decide qual duração funciona para você.

Para tarefas que você vem adiando por um motivo ou outro, 25 minutos podem ser muito tempo. Se você está sentindo muita resistência mental, ou simplesmente não consegue se manter focado por 25 minutos, tente um Pomodoro de 15, 10 ou até 5 minutos.

Para a maioria das pessoas, o ponto ideal será na faixa de 25-50 minutos para concentração máxima com um intervalo de 5-15 minutos

Afaste-se das telas durante os intervalos

Nem todos os intervalos são criados iguais.

Se suas sessões de trabalho Pomodoro acontecem no seu computador, não mude para o X ou Instagram quando o cronômetro desligar. Dê aos seus olhos e cérebro um descanso das telas — isso significa seu telefone também!

Levante-se, mova-se, alongue-se, saia, faça uma mini meditação, pegue um lanche ou observe os pássaros pela janela. Se você trabalha em casa, dobre algumas roupas ou limpe a mesa da cozinha.

Não importa o que você faça, seu intervalo será muito mais revigorante mentalmente se você escapar da hipnose brilhante do seu computador ou telefone.

Use um aplicativo para aplicar seus pomodoros

Humanos são falíveis. Não importa o quão motivado você esteja no começo do dia, é muito difícil manter seus pomodoros. Mantenha-se responsável com um aplicativo de lembrete de pausa.

Os melhores permitem que você personalize a duração das suas sessões de trabalho, o quão intrusivos você quer que seus lembretes sejam e o quão rigorosamente você quer que seus intervalos sejam aplicados. Alguns vão bloquear você do seu computador durante os seus intervalos.

Leia mais:

Virgilio Marques Dos Santos

Virgilio Marques Dos Santos

Sócio-fundador da FM2S, formado em Engenharia Mecânica pela Unicamp (2006), com mestrado e doutorado na Engenharia de Processos de Fabricação na FEM/UNICAMP (2007 a 2013) e Master Black Belt pela UNICAMP (2011). Foi professor dos cursos de Black Belt, Green Belt e especialização em Gestão e Estratégia de Empresas da UNICAMP, assim como de outras universidades e cursos de pós-graduação. Atuou como gerente de processos e melhoria em empresa de bebidas e foi um dos idealizadores do Desafio Unicamp de Inovação Tecnológica.