O que é OLAP?
Dimensionamento de Processos e Operações

02 de setembro de 2022

Última atualização: 31 de outubro de 2022

O que é OLAP?

Online Analytical Processing é uma categoria de software para análise de dados. O exemplo clássico de um sistema OLAP é um data warehouse. Em suma, é basicamente uma forma de armazenar e acessar dados. 

Bem diferente de um DWH em que dados de diferentes origens são coletados para fins de análise de dados analíticos. Os dados são padronizados e preparados em relatórios apropriados para servir de base para decisões de negócios baseadas em probabilidades.

O objetivo do processamento analítico online é, portanto, a análise de informações e não processamento de dados. Os processos OLAP geralmente são executados de forma síncrona, o que significa que os elementos de vários sistemas são reunidos periodicamente.

As consultas nos bancos de informações são bastante complexas. Por exemplo, valores médios agregados de vendas por grupo de produtos e trimestre e não extremamente urgentes. Se uma avaliação leva apenas alguns milissegundos ou alguns segundos é de importância secundária na maioria dos casos.

Quais os benefícios do OLAP?

A organização multidimensional e apresentação de dados em um cubo de dados oferece uma série de vantagens sobre a representação plana em forma de tabela usada em bancos de dados relacionais. 

As consultas em um cubo OLAP têm muito mais desempenho do que as consultas tradicionais. Rotações simples do cubo em torno de seu eixo criam novas visualizações dos dados sem a necessidade de alterar a estrutura de armazenamento. 

Graças à multidimensionalidade do cubo de dados, as informações serão organizadas e avaliadas de acordo com qualquer número de dimensões.

O que é Business Intelligence?

Business Intelligence (BI) descreve um conjunto de técnicas estatísticas e analíticas, processos empresariais e aplicações que permitem a uma organização obter insights empresariais a partir de seus dados.

O BI evoluiu a partir de sistemas como o OLAP, que foram originalmente implementados para ajudar os gerentes corporativos a tomar melhores decisões comerciais, de consumo e operacionais.

Os sistemas fornecem exibições gráficas de dados, assim como a capacidade de realizar análises muito mais complexas.

O BI engloba uma ampla gama de ferramentas, aplicativos e métodos que permitem às empresas coletar dados de sistemas internos e fontes externas, prepará-los para análise.

Além de desenvolver e executar consultas, criar relatórios, dashboards e visualizações de dados para apresentar os resultados da pesquisa tanto para torná-la acessível na tomada de decisão nas empresas, bem como aos funcionários operacionais.

Quais os benefícios do BI? 

Os benefícios potenciais das ferramentas de inteligência de negócios incluem acelerar e melhorar os processos de tomada de decisão, simplificar os processos internos de negócios, aumentar a eficiência operacional, gerar novas receitas e obter vantagem competitiva sobre os concorrentes. 

Business Intelligence auxilia as firmas a identificar tendências de mercado e identificar problemas de transações que precisam ser resolvidos.

Isso significa que estamos passando cada vez mais por uma mudança de decisões instintivas para decisões bem fundamentadas e orientadas por dados.

Os sistemas de BI ajudam a avaliar big data e, assim, dão às pessoas uma visão geral. Além disso, com métodos estatísticos, reconhecimento de padrões, etc., podem ser tomadas decisões prospectivas, não apenas reativas.

Business Intelligence Software

As soluções de inteligência de negócios têm uma infinidade de recursos, mas, em geral, são utilizadas para executar todas ou algumas das seguintes tarefas:

  • Comparação, reconciliação de resultados diferentes por meio de testes
  • Preveja resultados por meio de modelagem preditiva
  • Insights sobre padrões ou relacionamentos
  • Apresentando cenários de causa e efeito

As soluções de BI dependem de diferentes fontes de dados para gerar ideias significativas, e é por isso que a integração de novos cursos torna o profissional apto para as atualizações do mercado.

Conceitos básicos de OLAP

O âmbito corporativo possui funções multidimensionais. Isso significa que as decisões são decididas com base em múltiplas dimensões e variáveis são consideradas.

Podemos colocar essas variáveis em uma tabela, onde os eixos A e B representam um tipo específico de informação. Por exemplo, as reclamações dos produtos durante os meses do ano.

Na terminologia do processamento analítico online, nos referimos a esses grupos de variáveis ou parâmetros como dimensões. O OLAP fornece uma interface melhor para trabalhar com cada dimensão, porque a quantidade de informações excede a capacidade de planilhas comuns.

É diferente dos bancos de dados relacionais tradicionais. As ferramentas não armazenam informações em um formato bidimensional de linhas e colunas, por exemplo, como as planilhas do Excel.

Cubos 

Em vez disso, usamos uma estrutura de dados multidimensional chamada cubo. Cubos são informações moldadas com conceitos multidimensionais que estendem a glória das planilhas antigas.

Por exemplo, uma célula de planilha representa uma reunião em duas dimensões (reclamações de clientes), enquanto uma célula de um cubo é a interseção de inúmeras dimensões (vendas, mês e dia, produto, região, cliente e etc.). Obviamente, podemos usá-lo para realizar cálculos e usá-los em fórmulas.

Aplicações OLAP por área

Por fim, saiba de uma vez que as aplicações OLAP devem ser feitas em diferentes departamentos de uma mesma corporação. Melhor dizendo, significa que diferentes segmentos se beneficiarão dessa tecnologia, mesmo para situações divergentes.

Portanto, pense nos territórios de vendas. Diante disso, a análise segmentada será feita por produto, região, período, etc. Esse modelo permite uma melhor previsão e análise das ações ideais.

Além disso, no setor financeiro, a tecnologia é totalmente aplicável à análise de L&P, fluxo de caixa e medidas de investimento.

Analógico essa questão, no marketing, contribui para a análise de mercados e, no departamento de RH, a projeção de salários e de bonificações.

Portanto, lembre-se de que, desde que esse modelo seja implementado corretamente, trará eficiência, eficácia e efetividade no sistema de gestão integrada.

Por suas características, auxilia em um planejamento estratégico eficaz para conhecer melhor sua própria organização, independentemente de seu porte.

A capacidade de facilitar a pesquisa e análise de dados revolucionou a maneira como o mercado funciona. Algumas das aplicações Online Analytical Processing mais comumente utilizadas são: 

  • Análise de marketing
  • Lucratividade do cliente e do produto
  • Previsão de oferta e demanda
  • Análise de recursos humanos
  • Análise de recursos e planejamento de capacidade
  • Análise de variação
  • Análise da experiência de sinistros

À medida que a tecnologia foi melhorando, OLAP se tornou mais fácil de implementar, e as companhias começaram a usá-lo para coletar e processar informações diversificadas, o que alavancou o mundo que conhecemos hoje. 

Quem nós somos?

Visando proporcionar um pensamento sensato e revolucionário para os nossos alunos, a plataforma da FM2S disponibiliza cursos profissionalizantes dos mais diversificados assuntos solicitados por empresas. 

Somos uma equipe que trabalha diariamente para compartilhar conhecimento em diferentes questões, tanto de gestão quanto na otimização de tarefas. 

Temos um acervo com 80 cursos e, a cada mês, sempre trazemos mais um para que continue com seus estudos. Não perca tempo, nossa turma de colaboradores estão aqui para tirar suas dúvidas nos seguintes números: 

  • Whatsapp (19) 99132-0984
  • Fixo (19) 4141-7495

Ou se preferir, mande suas perguntas para o e-mail  [email protected]

Faça parte da turma de alunos! 

Leia mais:


 

Equipe FM2S

Equipe FM2S

A FM2S Educação acelera a carreira profissional de seus alunos