Lean

19/08/2020

Última atualização: 31/10/2022

Pensamento Lean: o que é? Qual o seu conceito?

Você sabe o que é o pensamento Lean? Se não sabe fique tranquilo que nesse blog você vai entender melhor, mas caso queira se aprofundar ainda mais, baixe nosso material de introdução ao Lean e comece nosso curso gratuito.

O que é a filosofia e conceito Lean?

Primeiramente, devemos nos lembrar do significado do lean. O lean é um sistema regido por um mote idealizado por Taiichi Ohno, este mote consiste em executar e entregar valor ao cliente com eficiência, ao mesmo passo que a produção está voltada a reduzir tempo e realizar as tarefas com o mínimo de desperdício possível.

A partir destes aspectos torna-se possível a adoção do Pensamento Lean, e efetivamente executar tarefas nas quais não se deve abrir mão de fornecer o melhor produto ou serviço capaz de atingir as expectativas do cliente final, dentro das realidades e processos da organização. Ou seja, a filosofia lean é flexível a cada setor e organização, mas inerte em sua premissa fundamental.

Pilares do Pensamento Lean

O pensamento lean, portanto, é um processo altamente dinamizado, regido pela absorção e troca de conhecimento e com o objetivo voltado para o cliente. O pensamento lean ultrapassa o uso corriqueiro de ferramentas de melhoria continua, ou táticas empíricas dentro das organizações, seu propósito é unicamente a geração do valor, já citado, paralelo a adoção e pratica de melhorar processos para reduzir desperdícios valorizando recursos. Em suma, o pensamento lean exige sim o pensamento, mas também a ação.

Para isso, dois pilares devem ser trabalhados de forma perene dentro da cultura organizacional:

Uma empresa que atua de forma lean, é uma empresa regida como um organismo ou entidade em busca de criar valor para o cliente, colaboradores e acionistas. Empresas lean tendem a criar processos para agregar valor ao produto final e suporte a esse produto.

Pensamento Lean, quais suas aplicações?

O pensamento lean pode ser aplicado, tanto em projetos e processos de produtos, quanto em serviços que sua empresa oferecer. Em suma, a premissa que o pensamento lean se direciona apenas a fabricação é falho.

Organizações de todos os setores e segmentos, industrias ou serviços, podem utilizar-se do pensamento e cultura lean. Inclusive, a área da saúde, para este setor utilizam-se aspectos e práticas do Lean Healthcare, também um curso com certificação FM2S.

As aplicações do pensamento lean são o coração do Sistema Lean. Através delas é possível uma mudança de foco do já praticado, aprimorando assim, processos, tecnologias, recursos, departamentos e custos. Sempre se pautando em otimização e entrega de valor. Para que o pensamento lean assuma o gerenciamento da transformação da sua organização, é preciso se orientar por:

Você pode continuar aprendendo sobre cada ponto do Lean com nossa apostila exclusiva. Confira!

Apostila FM2S - Lean Manufacturing

O objetivo do Pensamento Lean

Para concluirmos, implementar o Lean na sua organização e processos, o capacitará para responder as demandas e expectativas de seus clientes.

Desta forma, o objetivo final do Pensamento Lean é maximizar o valor ao cliente, reduzindo custos por prevenir desperdícios. Portanto, compreenda as etapas e princípios do Lean, para que seu pensamento lean consiga ser algo dinâmico e aparelhado das demais ferramentas lean.

Restou alguma dúvida? Que tal assistir esse breve vídeo onde o Murilo, um dos sócios da FM2S, te explica a diferença entre optar pela metodologia lean ou a seis sigma.

 

Gostou desse conteúdo que o Murilo trouxe? Você também pode ser tornar um Especialista Lean através do nosso curso na Plataforma EAD FM2S