Gestão de Projetos

07/12/2015

Última atualização: 25/01/2023

Controlando e Medindo o Sucesso de um Projeto

Como medir o sucesso de um projeto?


Dando sequência aos posts sobre o Ciclo de Vida do Gerenciamento de um Projeto, vamos falar sobre os Processos de Monitoramento e Controle. Contudo, gostaria de falar mais o porquê controlar. Acredito que seja mais importante tratar da razão do controle do que de como controlar. Entendo que uma vez definido o que se pretende monitorar, a execução passa a ser mais "fácil".  Porém, fique atento aos aspectos internos de cada empresa, sugerir controles geralmente esbarra em questões como padrões e formatos de documentos, datas de fechamento, consolidação e disponibilização de informações, frequência de envio de documentos, alçadas de aprovação, entre outros aspectos muito particulares em cada empresa.



Quais as métricas de Sucesso de um Projeto?


Isto posto, vou procurar falar um pouco a respeito da direção que, na minha opinião, o processo deva ser orientado. Em Gerenciamento de Projetos, a avaliação do sucesso de um projeto deve considerar 3 diferentes vertentes, ou dimensões, a saber:




  1. A eficiência do projeto, medida pela tríplice restrição (custo, prazo e requisitos);



  1. A opinião dos stakeholders, ou Partes Interessadas, aqui caracterizadas por quatro diferentes papéis, o Patrocinador (quem está pagando pelo projeto), o cliente (mais alta posição hierárquica envolvida diretamente), os usuários chave (procure consolidar a opinião por grande área) e o time do projeto (GP e sua equipe mais próxima e envolvida);



  1. O impacto sobre o negócio, ou sucesso geral do projeto. Uma forma bastante interessante de lidar com a questão é eleger não mais do que dois aspectos relevantes dados os seguintes critérios:



O sucesso de um projeto precisa ser SMART?


Procure estabelecer indicadores segundo a regra SMART (do inglês: esperto, inteligente), que nada mais é que um acrônimo para cinco recomendações que ajudarão muito no projeto. São eles:


S: Específico


M: Mensurável


A: Atingível


R: Realista


T: Temporal


Isso evita subjetividade ou indicadores que sejam difíceis de coletar, processar e explicar. No início, opte pela simplicidade. Tenho comigo que se o indicador levar mais do que alguns instantes, ou uma frase para ser explicado, é porque não está simples o suficiente. É a garantia do sucesso de um projeto.



Quais são as formas para medir o sucesso de um projeto?



Quer saber mais sobre projetos?



Por último, como sabemos, toda mudança demanda alguns cuidados. Portanto, minha sugestão é que estes critérios sejam discutidos internamente, e chegado a um consenso, que se inicie a medição a partir de um (ou mais) projetos considerados "pilotos". O ideal é que a discussão se inicie junto com o surgimento do projeto, de modo que todos os envolvidos estejam alinhados e na "mesma página", logo no início, o que facilitará muito o avanço sobre o tema.  Abordados no White BeltGreen Belt e Black Belt, além do Lean do PMP.