A exigência e relevância da certificação em Six Sigma e Lean Six Sigma, tem crescido cada vez mais, e em todos os setores do mercado. Portanto, escolher uma instituição e treinamento de qualidade e com acreditação internacional no The Council for Six Sigma Certification é fundamental. Pois lhe assegura que o conteúdo e a metodologia, de fato, irão contribuir para seu desenvolvimento profissional.
Neste post nos aprofundaremos nos padrões de qualidade e conformidade exigidos para expedição de certificados e capacitação de profissionais no Six Sigma. Confira:
The Council for Six Sigma Certification: O que é?
The Council for Six Sigma Certification, ou Conselho para Certificação Seis Sigma, é uma instituição que oferece serviços de acreditação em mais de 165 países para certificação Six Sigma.
Fundada em 2005, a instituição atua como revisora de treinamentos e certificações nos cursos de: Yellow Belt, Green Belt, Black Belt, Master Black Belt, além de cursos Lean Six Sigma Green Belt, Lean Six Sigma Black Belt e Lean Six Sigma Master Black Belt. Sua revisão e conformidade com seus padrões se estende a treinamentos, programas universitários, agências governamentais, programas de treinamentos corporativos, consultores independentes e firmas de consultoria.
Sua proposta de negócios inicial surgiu da necessidade de assegurar aos estudantes da metodologia, que o conteúdo ofertado a ele, bem como seus instrutores, estivessem alinhados às premissas fundamentais do conceito. Possibilitando assim, que o indivíduo fosse considerado um profissional certificado em Lean Seis Sigma.
Além disso, sua existência garante também que empresas e indivíduos que oferecem treinamentos Seis Sigma, com foco único em lucro e marketing - ignorando a proposta real de permear conhecimento e capacidade analítica a seus alunos - sejam incapazes de atuar legalmente.
O que é Lean Six Sigma?
O Six Sigma é um sistema abrangente e flexível para alcançar, sustentar e maximizar o sucesso do negócio. Além disso, é dirigido unicamente por um entendimento das necessidades do cliente.
Através, por exemplo, do uso disciplinado de fatos, dados e análise estatística, além de atenção diligente para gerenciar, reinventar e promover a melhoria contínua dos processos de negócios.
Já o Lean, é uma metodologia que consiste em cortar custos e ainda entregar mais valor ao seu cliente, otimizando seus processos e minimizando desperdícios.
Ao fazer essas melhorias, é possível economizar tempo e dinheiro em seus negócios, aumentando assim a eficiência, eficácia, lucratividade e a satisfação do cliente.
Cada vez mais popular, o Lean Six Sigma primeiro enfatiza o uso de metodologias e ferramentas Lean para identificar e remover desperdícios e aumentar a velocidade do processo.
Isso, por sua vez, ocorre com o uso de metodologias e ferramentas Six Sigma para identificar e reduzir ou remover variações, promovendo uma melhoria contínua.
A maioria das organizações que executam iniciativas de qualidade, agora optam por usar o Lean Six Sigma em vez de apenas uma ou outra metodologia.
Os níveis de certificação Six Sigma e suas aplicações
Os níveis do Six Sigma são projetados para atender às necessidades específicas de profissionais em diferentes etapas de suas carreiras e com diferentes papéis dentro das organizações.
Conheça os principais níveis de certificação Six Sigma e suas aplicações práticas:
1. White Belt
- Descrição: É o nível introdutório do Six Sigma, ideal para profissionais que estão começando a se familiarizar com a metodologia de melhoria contínua. Ele oferece uma visão geral dos conceitos básicos, como a importância de processos, variabilidade e melhoria contínua.
- Aplicações práticas:
- Identificar problemas e oportunidades de melhoria dentro de sua área de trabalho.
- Contribuir com equipes de melhoria contínua, mesmo sem liderar projetos.
- Compreender a importância de dados na tomada de decisão.
2. Yellow Belt
- Descrição: Este nível aprofunda os conceitos aprendidos no White Belt, capacitando os profissionais a atuar como membros de equipes de projeto e entender melhor as ferramentas básicas do Six Sigma.
- Aplicações práticas:
- Apoiar projetos liderados por Green Belts e Black Belts.
- Coletar e organizar dados para análise.
- Implementar pequenas melhorias em processos locais.
3. Green Belt
- Descrição: Os profissionais com certificação Green Belt têm um conhecimento mais avançado sobre as ferramentas e metodologias do Six Sigma e podem liderar times e projetos de melhoria com uso da metodologia DMAIC.
- Aplicações práticas:
- Liderar projetos que visem reduzir defeitos, custos ou tempos de ciclo.
- Usar ferramentas como análise de causa raiz, gráficos estatísticos e controle de qualidade.
- Promover mudanças dentro de suas áreas funcionais.
4. Black Belt
- Descrição: O Black Belt é o nível avançado da certificação. Profissionais certificados neste nível têm um domínio completo das ferramentas estatísticas e de melhoria contínua, sendo capazes de liderar projetos complexos e estratégicos.
- Aplicações práticas:
- Gerenciar equipes multifuncionais em projetos de grande impacto.
- Reduzir significativamente desperdícios e variações em processos críticos.
- Desenvolver estratégias baseadas em dados para melhorar a competitividade da organização.
5. Master Black Belt
- Descrição: Este é o nível mais alto de certificação Six Sigma. Master Black Belts são líderes organizacionais, responsáveis por treinar e orientar Green Belts e Black Belts, além de definir as estratégias gerais de melhoria contínua.
- Aplicações práticas:
- Definir e alinhar iniciativas de melhoria com os objetivos estratégicos da empresa.
- Treinar e certificar profissionais em diferentes níveis do Six Sigma.
- Atuar como consultores internos para a alta gestão.
Como a FM2S pode te ajudar?
Ficou interessado em estruturar seu desenvolvimento profissional em torno dessa importante certificação? Então nós, da FM2S, convidamos você a conhecer nossa Plataforma EaD e explorar toda nossa gama de cursos certificada The Council for Six Sigma Certification.
Como dica, sugerimos que inicie seu aprendizado através do Yellow Belt Gratuito.
A partir do aprendizado disposto neste curso, você será capaz de dominar as ferramentas e práticas dispostas nos demais níveis do Seis Sigma.
Como a FM2S obteve a The Council for Six Sigma Certification?
Para que uma instituição de ensino ou treinamentos obtenha a acreditação do The Council for Six Sigma Certification, é preciso cumprir critérios específicos em aspectos, como, por exemplo: Programa do curso, Provedores do treinamento, Confiabilidade, etc.
Nós, da FM2S, cumprimos todos os critérios, rigorosamente avaliados, para te ofertar os melhores cursos com total confiabilidade e credibilidade no mercado. Em nossas certificações: White Belt, Yellow Belt, Green Belt, Black Belt e Master Black Belt, os alunos têm acesso ao parecer do conselho e, também, a presença do selo em seu certificado recebido ao fim de nossos cursos.
Nossa proposta é, por meio da certificação, assegurar aos alunos que o conteúdo oferecido é relevante, embasado e alinhado às exigências do mercado, atendendo tanto às expectativas nacionais quanto às demandas internacionais.
Os benefícios de um curso com certificação e acreditação internacional
Uma vez que você ingressa e conclui um curso Seis Sigma em uma instituição que encoraja e segue os Padrões de Credenciamento, Corpo de Conhecimento e Transparência Ética característicos do Conselho, você está garantido ao mercado - e a si mesmo - que seus esforços para obtenção do certificado possuem a qualidade necessária para o mercado competitivo internacional.
Em suma, a garantia que seu curso foi revisado e aprovado pelo The Council for Six Sigma Certification torna seu currículo diferenciado frente aos demais candidatos. Além, claro, de você estar seguro de que a instituição acreditadora perdurará por um bom tempo. Evitando, assim, a descrença ou desqualificação do seu investimento e esforços.
Leia mais: