Dicas para uma apresentação Green Belt Seis Sigma
Seis Sigma

11 de agosto de 2017

Última atualização: 25 de janeiro de 2023

Dicas para uma apresentação Green Belt Seis Sigma

O que você precisa saber para sua apresentação Green Belt?


A pessoa comum classifica o medo do discurso público mais alto do que o medo da morte. Você se sente nervoso, suas palmas suam e seu estômago se amarra em nós. Você não quer fazê-lo. Você prefere fazer qualquer coisa do que falar com uma multidão. E para uma apresentação Green Belt não é diferente.


Se você oferecer uma apresentação vencedora Six Sigma Green Belt ou Black Belt, isso aumentará alavancará sua carreira. Se você dá uma má apresentação, sua reputação como praticante Seis Sigma pode ser irreparável.


Se você tem um bom projeto e conhece bem seu tema, eu lhe darei algumas técnicas para ajudá-lo a superar seu medo e dar uma apresentação vencedora Six Sigma Green Belt.



Qual é o tempo ideal?


A apresentação deve ser de 40 minutos ou menos com uma sessão de perguntas e respostas de 20 minutos


Um limite de tempo na sua apresentação Six Sigma Green Belt é uma boa ferramenta de controle para evitar que você aborreça seu público. Se você não pode convencer a audiência o "quão grande o seu projeto Seis Sigma é" em 40 minutos ou menos, então provavelmente não irá convencê-los. Eles vão "verificar".


Uma boa regra é um limite de uma hora em sua apresentação completa. Permita 40 minutos para a apresentação e 20 minutos para dúvidas e passeios pelo Processo Melhorado.



Quantos slides colocar na apresentação Green Belt?


A Apresentação do Green Belt Seis Sigma Vencedora não deve exceder 20 Slides. Por quê? Sua apresentação não deve durar mais de 40 minutos. Quanto mais slides você tiver, mais sua apresentação durará.


Todos nós já fizemos apresentações em que o apresentador apresentava 50 (ou mais) slides que demoravam duas horas para apresentar. Se você ainda está apresentando na Fase Define do seu projeto Six Sigma Green Belt após os primeiros 20 minutos, a multidão "ficará preocupada" e começará a verificar seu e-mail em seus iPhones.


Em média, cada slide demorará dois minutos. O limite de tempo de 40 minutos lhe dará espaço para 20 slides.



Qual é o perfil do texto na apresentação Green Belt?


Seja muito conservador com palavras. Qual é o objetivo da sua apresentação Six Sigma? O objetivo principal é transferir informações ou conhecimento. As palavras em uma tela podem fazer essas coisas, mas não tão bem como um apresentador inspirado que usa gráficos e imagens para reforçar os pontos importantes.


Apenas diga o que precisa ser dito na apresentação! Não "Invente moda". Vá ao seu ponto rapidamente. Eu uso a regra: "Seu público tem que entender a mensagem que você está tentando transmitir com o slide em 60 segundos ou menos, sem você dizer uma palavra". Para fazer isso, você precisa de uma redação simples e concisa, além de usar imagens visuais efetivas.



Como contar uma história na apresentação Green Belt?


Conte a história com imagens e dados! Histórias contadas com imagens e dados podem trazer os fatos à vida. Eles podem ajudá-lo a ter sentido e ordem em uma coleção de fatos diferentes.


Histórias contadas com imagens e dados (como gráficos, gráficos de controle, etc.) tornam mais fácil lembrar os pontos chave e podem pintar uma imagem vívida do que o futuro pode parecer.


O melhor de tudo, as histórias contadas com fotos e dados tiram o foco de você e o foco será na apresentação e na mensagem do Projeto Six Sigma.



Como se preparar para a apresentação Green Belt?


Pratique, pratique e depois pratique mais!


Nada toma o lugar de praticar e se preparar para o seu discurso. Pratique seu discurso pelo menos três vezes. Pratique na frente de um espelho, se possível, para preparar a postura, gestos de mão, expressões faciais, e como você dá boas vindas.


Depois de praticar a apresentação completamente, apresente para um dos seus colegas e deixei-os livres para criticar e dar possíveis questões que as partes interessadas possam perguntar.



Você precisa dominar o assunto para a apresentação Green Belt?


Conheça o seu tópico tão bem que você possa responder a qualquer possível pergunta. Certifique-se de que todo o equipamento necessário para a apresentação é operacional!


Não posso dizer-lhe quantas apresentações potencialmente vencedoras foram frustradas pela falha do equipamento.


O Green Belt que se prepara para a apresentação cinco minutos antes do início e confia que o projetor trabalha com seu laptop ou, o ponteiro de apresentação para ter baterias, provavelmente encontrará alguns problemas.


Eu faço uma regra para configurar uma apresentação 30 minutos antes da apresentação começar. Verifique se o quarto está configurado. Verifique se o seu equipamento funciona. Dê uma rápida "corrida nos slides" da apresentação para se certificar de que as imagens, os filmes e o áudio funcionam.



Como dar uma cara profissional na sua apresentação Green Belt?


Tipos de letra e tamanhos


Tente não usar mais de duas ou três fontes diferentes em qualquer apresentação e fique com fontes simples e básicas, como Arial. Um tamanho de tipo de 16 pontos geralmente é o tamanho de fonte mais pequeno para garantir a legibilidade com uma grande audiência.


Se uma apresentação deve ser visualizada em outro computador, fique com as fontes comuns da Microsoft (TrueType) encontradas na maioria dos computadores. Se o computador host não tiver as fontes usadas na apresentação, ele irá substituí-lo por uma fonte padrão, e os slides da apresentação formatarão de forma diferente.


O texto que está definido "alinhado à esquerda" geralmente é mais fácil de ler. Tenha em mente também que as pessoas geralmente leem da esquerda para a direita. Deixe espaço em branco suficiente para que a página seja facilmente legível.



Gráficos


Gráficos: use gráficos sempre que possível para separar o texto e criar interesse visual. Certifique-se de que eles não dominam a página ou dominam a mensagem, mas sim ajudam na comunicação da mensagem.


Cor: tente usar mais de quatro a seis cores que se complementam. Faça o tipo colorido em negrito e escuro para que ele contraste com o fundo. Se uma cor de fundo tende para o escuro, considere usar o tipo branco para contraste.



Como aplicar a regra 90/20/8 na apresentação Green Belt?


À medida que se desenvolve uma apresentação, devemos ter em mente a regra de ensino do guru Bob Hubert 90/20/8. Os adultos podem ouvir e ter compreensão por 90 minutos, mas apenas por 20 minutos se quiserem reter informações. Consequentemente, é importante envolver uma audiência de maneira significativa aproximadamente a cada oito minutos. Curiosamente, isso geralmente é o mais longo que a televisão comercial funciona sem fazer uma pausa.


Muitas vezes, as apresentações são desenvolvidas de forma linear. O cérebro, no entanto, não processa a informação de forma linear, mas sim a reduz a segmentos significativos. A aprendizagem consiste em incluir informações em categorias existentes ou, às vezes, criar novas categorias. Este processo determina como as pessoas adquirem conceitos, recuperam informações da memória e fazem inferências.


Como resultado, os exemplos tornam-se particularmente poderosos, uma vez que trazem um nível de concretude que auxilia no desenho de conexões entre o que uma pessoa conhece em suas categorias existentes e as novas informações que estão ouvindo.


Que implicações significativas podem ser extraídas da regra 90/20/8? Primeiro, na estruturação de apresentações, é melhor considerar colocar as informações mais importantes na vanguarda, ou seja, carregar de frente o material mais significativo e "pesado". Em segundo lugar, os apresentadores precisam ter uma variedade de meios para capturar a atenção do público e precisam fazer check-in regularmente para avaliar a compreensão e o interesse. Ter uma qualidade interativa também é uma marca registrada das apresentações efetivas.



Quais as últimas dicas para sua apresentação Green Belt?


Dependendo da situação, um apresentador pode considerar usar um "temporizador de contagem regressiva" para ajudar a manter o controle. Uma alternativa seria pedir a alguém que dê um sinal em um horário acordado para que eles saibam exatamente quanto tempo eles já gastaram, e podem ajustar seu foco de conteúdo ou ritmo.


Linguagem corporal: minimize a tendência natural de olhar para a tela do projetor. Se existirem informações específicas na tela, tente usar um ponteiro laser. O apresentador deve manter seu corpo focado na audiência e manter o contato com os olhos para que eles possam ficar atentos às pistas, como franzir a testa ou olhar com curiosidades. Se alguém tiver a oportunidade de caminhar, faça isso.


Fale com convicção: as apresentações verbais devem ser praticadas com entonação e ritmo variados. Se uma pessoa tende a falar suavemente, eles devem considerar pedir feedback a alguém para ter certeza de que estão falando com força suficiente. Incorporar uma história adequada pode ser uma boa maneira de ilustrar um ponto. Os melhores apresentadores quase sempre contam histórias. Se uma história é usada, deve haver detalhes e cores suficientes para fazê-la ganhar vida.


Fechamento: feche o "círculo" da apresentação para dar uma sensação de unidade, ou seja, volte à abertura e conecte os pontos para o público. Outra maneira de pensar nisso é: "Diga-lhes o que você disse". O fechamento pode ser um resumo, um objetivo, uma anedota, um apelo à ação, etc. É melhor preparar o público para ouvir o fechamento, ou seja, "então concluímos que". O fechamento é um momento poderoso quando o público está preparado. Um fechamento forte é muitas vezes o veículo para o que provavelmente será lembrado mais tarde

Virgilio Marques Dos Santos

Virgilio Marques Dos Santos

Sócio-fundador da FM2S, formado em Engenharia Mecânica pela Unicamp (2006), com mestrado e doutorado na Engenharia de Processos de Fabricação na FEM/UNICAMP (2007 a 2013) e Master Black Belt pela UNICAMP (2011). Foi professor dos cursos de Black Belt, Green Belt e especialização em Gestão e Estratégia de Empresas da UNICAMP, assim como de outras universidades e cursos de pós-graduação. Atuou como gerente de processos e melhoria em empresa de bebidas e foi um dos idealizadores do Desafio Unicamp de Inovação Tecnológica.