Cursos On-line: 5 Dicas para Aprender Mais
Carreira

21 de outubro de 2016

Última atualização: 25 de janeiro de 2023

Cursos On-line: 5 Dicas para Aprender Mais

Cursos on-line valem a pena?


Cursos on-line: os alunos que estão entusiasmados com a aprendizagem on-line citam inúmeras razões para preferir o formato virtual. No entanto, é a flexibilidade o fator mais exaltado na maioria das vezes - a capacidade de estudar e aprender no "meu tempo". Ironicamente, é este fator de conveniência que acaba levando alguns alunos dos cursos on-line a procrastinar, ou pior, deixar de se envolver no processo de aprendizagem, o que muitas vezes leva os estudantes ao abandono ou um mau desempenho.


Como discutido em posts anteriores, um fator chave para o sucesso do aluno no ambiente on-line é auto-direção, a capacidade e a vontade de ser responsável pelo seu próprio aprendizado. Alunos on-line, mais do que os estudantes tradicionais, precisam ser independentes e assumir a responsabilidade por sua aprendizagem. A auto-aprendizagem envolve um conjunto específico de habilidades: organização, motivação e um sentimento de confiança.


Diante deste cenário, surge uma questão: podem os alunos EAD a aprenderem a se auto-dirigirem ou isso é uma habilidade inata? A maioria dos educadores concorda que as duas abordagens são possíveis. A motivação intrínseca é necessária para alunos de qualquer idade em qualquer situação, embora para a maioria, porém grande parte das competências necessárias à auto-direção podem ser aprendidas, ou seja, comportamentos específicos podem ser praticados e implementados. Este post eu escrevo para os alunos on-line. Eu incluí uma estratégia de cinco etapas cruciais para o seu sucesso na conclusão de cursos on-line.



Quer 5 Dicas para dominar os Cursos on-line?


Leia o programa da disciplina.


O programa é um recurso crítico para qualquer curso. Será seu roteiro ou "plano de jogo" para obter o máximo que o curso oferece. Para isto, você deve imprimir uma cópia no primeiro dia de aula, lê-lo duas vezes. Ao mesmo tempo, registre as datas em que você quer realizar cada um dos módulos do curso e a prova, em seu calendário pessoal. Se você precisa de lembretes, adicione-os em seu smartphone.


Uma vez que o curso começa a andar, reveja a aula passada na apostila antes de assistir a próxima. Você vai se surpreender com a quantidade de coisas que irá reter das aulas e como conseguirá aplica-las no seu dia a dia. Dica: não coloque prazos impossíveis. Se você tem 2 horas por semana para assistir ao curso, o faça naquelas duas. Coloque na sua agenda que fará o Green Belt em 5 semanas. Não há problema. Um dos diferenciais da FM2S é o tempo para fazer o curso. Aqui você pode fazê-lo em até um ano.



Planeje horas semanais de estudo.


Estudar, participar de fóruns e completar tarefas em uma aula on-line pode ser um desafio, ainda mais quando isto concorre com inúmeras responsabilidades, como trabalho, inglês, compras, família, etc. A gestão do tempo é vital para os alunos on-line. Planejar um tempo de estudo regular e bloquear estas horas de estudo na agenda toda semana, é o que os alunos on-line de sucesso fazem. De acordo com Roper (2007), 79% dos estudantes identificaram este método de gerir o seu tempo como fundamental para seu sucesso. Planejar um calendário e cumpri-lo.



Acesse a plataforma EAD um mínimo de três vezes por semana.


Conectar-se à página principal do curso de forma consistente toda semana está associada com um aproveitamento mais elevado por parte dos alunos. Adquira o hábito de se conectar de forma consistente, até mesmo diariamente, para ler as mensagens de discussão. Verifique se há novidades no fórum, no blog, no material de apoio ou se há mensagens do instrutor para você.


Enquanto você estiver conectado, participe ativamente do fórum e coloque suas dúvidas em nosso assistente on-line. Embora as discussões encadeadas possam parecer assustadoras quando você começa, todos alunos têm algo de valor para contribuir. Ao entrar na plataforma, procure ler e responder as dúvidas dos colegas. Isto fará você sentir-se parte de uma comunidade e melhorará sua experiência de aprendizagem, ao mesmo tempo que a interação com os demais membros pode trazer boas oportunidades. Contratações já foram feitas em nossa plataforma, quando o gerente de uma área gostou de um aluno que respondia as dúvidas dos colegas. Numa comunidade de Green Belts e Black Belts, muitas oportunidades vão surgir.



Faça perguntas.


Os instrutores querem que os alunos aprendam o máximo possível e para isto, esperam que eles façam perguntas. E, por que os alunos não perguntam? Esta é uma das maiores fontes de reclamação dos instrutores EAD. Então, se você tem alguma dúvida sobre o conteúdo ou a aplicação do curso, pergunte. E, quando fizer sua pergunta, estruture-a bem e a faça valer a pena. Seja conciso em sua comunicação e brilhe em nossa plataforma. Como disse, alunos que fazem perguntas inteligentes, tendem a se destacar muito no ambiente EAD.



Conecte-se com outros estudantes.


Conectar-se com colegas on-line e construir uma comunidade de aprendizagem é mais fácil do que você imagina, dado todas as ferramentas sociais e aplicativos disponíveis hoje. Para conectar-se com um colega, faça uma pergunta no fórum, crie um grupo no Facebook ou Whatsapp junto com seus colegas de curso. Além disto, pode aproveitar nossos vídeos, grupos e posts para comentar o que vocês aprenderam e, complementá-los com seus próprios materiais, como resumos, slides e outros arquivos que achar interessante.



Vale a pena?


Apesar dos desafios, os cursos on-line possuem grandes vantagens. Com uma estratégia sólida para a aprendizagem, uma estratégia para a educação específica para o ambiente on-line, os alunos têm a oportunidade de serem estudantes bem-sucedidos por toda a vida. Se você consegue ter êxito nos cursos EAD, mostrará a todos que tem capacidade de liderança, organização e motivação. Digo isto, pois só quem tem estas competências fará parte dos poucos que se certificam na plataforma.

Virgilio F. M. dos Santos

Virgilio F. M. dos Santos

Sócio-fundador da FM2S, formado em Engenharia Mecânica pela Unicamp (2006), com mestrado e doutorado na Engenharia de Processos de Fabricação na FEM/UNICAMP (2007 a 2013) e Master Black Belt pela UNICAMP (2011). Foi professor dos cursos de Black Belt, Green Belt e especialização em Gestão e Estratégia de Empresas da UNICAMP, assim como de outras universidades e cursos de pós-graduação. Atuou como gerente de processos e melhoria em empresa de bebidas e foi um dos idealizadores do Desafio Unicamp de Inovação Tecnológica.