Você é tão bom quanto sua equipe. É o seu trabalho como líder inspirar e motivar o seu time a alcançar a grandeza.
Sentar-se e concentrar-se apenas em seus objetivos pessoais não irá beneficiar sua equipe ou ajudar seu negócio a crescer. Aqui estão 25 maneiras de orientar sua equipe para atingir o sucesso.
Recomendamos isso para nosso Green Belt, Black Belt, Leans e até White Belts que se formam conosco…
A única maneira de saber o que sua equipe precisa de você para ser mais bem-sucedida é escutá-los. Às vezes, apenas de ouvir, você pode ajudá-los e identificar maneiras de fornecer o que é necessário.
Os prêmios e o reconhecimento interno extravagantes são ótimos, e alguns funcionários se alimentam disso, mas sua equipe vai se dedicar melhor quando souberem que tem seu respeito. Mostre respeito pelo trabalho árduo e dedicação deles – isto criará uma equipe muito mais produtiva.
Um verdadeiro líder vai dar um passo para trás e deixar sua equipe fazer o trabalho sem ficar de pé sobre seus ombros. Se você fez a decisão de contratação correta, então você precisa confiar nos membros da equipe para executar. Não há necessidade de microgestão – se você fez a escolha errada, precisa assumir a responsabilidade e corrigi-la.
Seus hábitos e liderança irá se espelhar em sua equipe. Você nunca deve estar abaixo do limite que você definir e esperar que sua equipe execute acima.
Se o seu time sabe que pode chegar a você em qualquer momento com um problema, preocupação ou sugestão e você vai ouvi-los, então isso ajudará muito no todo.
Definir metas e esmagá-las com números recordes sempre é ótimo, mas você também pode inspirar sua equipe reforçando qual o objetivo inicial da empresa. Todo produto ou serviço bem-sucedido resolve um problema – lembre a sua equipe de que todo seu trabalho duro realmente faz a diferença – além de apenas a questão financeira. Começamos a FM2S com o intuito de ajudar a educação dos nossos alunos e nosso propósito nunca irá mudar.
Se você não planeja fazer alguma coisa, então não diga nada. Quando você faz o que você diz que fará, você ganhará o respeito de sua equipe. Desenvolva uma reputação seguindo o que você estabelece como um líder.
Quando chegar a hora de tomar uma decisão, você deve seguir o que vemos na Nike e simplesmente fazer (just do it). Seu crescimento e sucesso dependem da ação. A procrastinação irá diminuí-lo. Se você demonstrar ações decisivas, sua equipe desenvolverá as mesmas habilidades de tomada de decisão.
Ninguém quer ser liderado por um robô sem emoção. Deixe suas emoções brilhar – sorria, ria e se divirta-se com sua equipe. Mesmo a tarefa mais rotineira pode ser vista com mais valor quando estamos de bom humor. As emoções positivas também incentivam a resolução de problemas fora da caixa.
Se você nunca empurrar sua equipe, eles permanecerão estagnados. Claro, o trabalho será feito, mas não espere experimentar emoção e crescimento sem encorajá-los a operar fora de sua zona de conforto tradicional. Você quer alcançar a excelência e não a mediocridade, certo?
Você não terá a resposta para tudo, e está perfeitamente bem. Em vez de fingir ter a resposta, use isso como uma oportunidade para demonstrar a resolução efetiva de problemas para sua equipe.
Sua equipe não será inspirada se usar o medo como motivador. Grandes líderes treinam e ensinaram a equipe deles – eles estão bem ali com eles – não ao lado, gritando e colocando medo.
À medida que seu negócio crescer, você precisará de líderes adicionais para intensificar. Dê a todos os membros da sua equipe a capacidade de se mudar para esses papéis, capacitando-os para tomar decisões, tanto de maneira correta quanto errada. Este treinamento de tomada de decisão prepara-os para estarem no local exato quando forem necessários.
Líderes bem-sucedidos incentivam o crescimento pessoal e orientam sua equipe. Dê a sua equipe livros de sucesso pessoal para lerem e encorajá-los a participar de eventos de networking. Faça sugestões que irão enriquecer seu próprio desenvolvimento pessoal fora de sua organização.
Se um membro da equipe fizer algo errado, não simplesmente aponte e não ofereça uma solução para evitar cometer o erro no futuro. Explique o que eles fizeram de errado e o que eles podem fazer para melhorar e não cometer o mesmo erro novamente.
A responsabilização faz com que sua equipe sinta que eles são investidos para o sucesso da empresa – quando eles virem o que precisa ser realizado, eles farão o que é necessário para alcançar metas específicas, mesmo que isso signifique navegar em torno de um obstáculo potencial.
Como você saberá se sua equipe está feliz se você não perguntar a eles? Como você saberá se sua equipe tem sugestões que beneficiarão a empresa se você não perguntar? Fazer isso lhe dá informações valiosas e também dá a sua equipe a confiança para seguir sua liderança e fazer perguntas também.
Você poderia ser a pessoa mais inspiradora do mundo, mas se você não tem conhecimento, você não tem credibilidade – e sua equipe nunca irá levá-lo a sério como líder se você não for credível.
Nem todas as pessoas da sua equipe terão a mesma personalidade. Você precisa ser flexível em como você conduz cada indivíduo. Alguns exigirão um pouco mais de mão-de-obra do que outros, enquanto alguns vão se destacar quando receberem mais independência.
Como líder você tem um grande peso em seus ombros – sua empresa e sua equipe dependem de você. Quando você entende completamente seu propósito e seu papel, isso criará confiança, o que é muito contagioso e cria uma equipe incrivelmente confiante.
Sua equipe quer se envolver com o crescimento e a inovação de sua empresa. Recepcione e incentive-os a enrolar as mangas e se envolver. Quando eles sentem que são parte do futuro, isto os inspira a serem mais produtivos. Isso não só ajuda a empresa, mas também os prepara para um papel mais significativo no futuro.
Quando estiver com o seu time, certifique-se de passar algum tempo a conhecê-los. Você terá uma equipe muito mais produtiva se eles sabem que você realmente se preocupa com eles e tem seus melhores interesses em mente.
Um bom líder permite que sua equipe veja quem eles realmente são. Não há fumaça e espelhos – o que você vê é o que você obtém. A transparência também leva a que os problemas sejam resolvidos mais rapidamente e um maior nível de confiança estabelecido entre o líder e sua equipe.
Mantenha a sua mente, bem como as mentes de toda a sua equipe, novas, realizando frequentes sessões de brainstorming. Isso inspira e motiva seu time a pensar constantemente em ideias novas e inovadoras.
Parte de ser um líder envolve estar lá para sua equipe. Se eles tiverem uma pergunta ou precisam de seu conselho, certifique-se de facilitar a sua acessibilidade. Com o e-mail móvel e os telefones celulares, não há motivo para que sua equipe não possa entrar em contato com você quando precisar.
Sócio-fundador da FM2S, formado em Engenharia Mecânica pela Unicamp (2006), com mestrado e doutorado na Engenharia de Processos de Fabricação na FEM/UNICAMP (2007 a 2013) e Master Black Belt pela UNICAMP (2011). Foi professor dos cursos de Black Belt, Green Belt e especialização em Gestão e Estratégia de Empresas da UNICAMP, assim como de outras universidades e cursos de pós-graduação. Atuou como gerente de processos e melhoria em empresa de bebidas e foi um dos idealizadores do Desafio Unicamp de Inovação Tecnológica.
Deixe um comentário