Yellow Belt: Por que você deve fazê-la?
Seis Sigma

04 de setembro de 2018

Última atualização: 25 de janeiro de 2023

Yellow Belt: Por que você deve fazê-la?

Por que você deve obter uma certificação Yellow Belt Six Sigma?

Uma das coisas boas sobre os Belts do Seis Sigma é que você normalmente não precisa progredir nas faixas. Você pode começar em qualquer nível que melhor se adapte às suas metas ou funções, ou seja, pode começar pelo White ou ir direto para o Black. É isso que iremos falar nesse artigo sobre o Yellow Belt.

Certificação Six Sigma Yellow Belt

Isso leva a confusão às vezes, já que muitas pessoas simplesmente decidem pular diretamente para o Black Belt e apenas obter a certificação no nível mais alto. Embora não haja nada de errado com isso, há muitos benefícios em obter a certificação como Yellow Belt.

Vejamos alguns desses benefícios

Compreensão mais profunda do papel do Yellow Belt

Se você pretende ser certificado como Black Belt, precisa ter um forte entendimento dos papéis do Yellow e do Green Belt. Obter sua certificação no nível Yellow Belt garante que você saiba exatamente o que o trabalho envolve. Você precisará passar por um exame de certificação especificamente projetado para o nível Yellow Belt.

Isso garantirá que você entenda o papel que os Yellow Belts exercem como especialistas no assunto para uma tarefa específica dentro do projeto. Eles não têm as habilidades Estatísticas de um Green Belt, dessa forma você não pode esperar que eles realizem essas tarefas. Os Yellow Belts compreendem muitos dos princípios básicos do Seis Sigma, como y = f (x), variação de DMADV, Variações de Processo, Análise das Necessidades do Cliente, ISO e muito mais.

Ótimo destaque no seu currículo

Mesmo se você tem um MBA em negócios, isso não significa que você precisa ser um Black Belt Six Sigma. Ter um Yellow Belt mostra aos empregadores que você tomou o tempo para aprender sobre o processo DMAIC e obteve a certificação em seu próprio tempo. Os empregadores adoram funcionários que entendem como economizar dinheiro e limitar o desperdício. Há uma boa razão para que as pessoas que listam certificações em seu perfil do Linkedin recebam 6 vezes mais visualizações que as pessoas que não as tem. Isso ocorre porque as certificações permitem que os empregadores pesquisem uma habilidade específica como "Six Sigma" ou "Yellow Belt" e encontrem pessoas com os traços exatos de que precisam.

Salário potencial mais alto

Não há garantias de que ter uma certificação levará a um salário mais alto, mas as certificações o tornam mais valioso para um empregador. Com tanta concorrência, os empregadores procuram pessoas com diversas qualificações. Alguém que possa gerenciar mais tarefas sempre será mais valioso. Por esta razão, ter sua certificação Yellow Belt pode ser um fator decisivo se você está se candidatando a um emprego contra alguém com habilidades semelhantes, mas sem a certificação Six Sigma.

Claro que as três razões listadas acima não são a única razão para obter o seu Yellow Belt. O desenvolvimento pessoal de suas habilidades é outro grande motivo. Com apenas 799 reais, o Yellow Belt é uma ótima maneira de aprender algo novo. Seja qual for a sua razão, tendo uma certificação Six Sigma Yellow Belt pode ser um benefício para você e sua carreira.

10 coisas que todo Yellow Belt deve saber

Não há dúvidas que um dos cursos mais valiosos que você pode fazer é a certificação Six Sigma. Para muitos, essa metodologia de melhoria de processos de negócios abre novas portas dentro de suas carreiras e expande sua compreensão do setor. Da mesma forma, a certificação Six Sigma oferece oportunidades para gerenciar projetos exclusivos e realizar análises dinâmicas de dados.

No entanto, nem toda certificação é semelhante. O Six Sigma tem uma estrutura multinível com vários tipos de “Belts”. Se você está apenas começando sua jornada Six Sigma, a primeira certificação que recomendamos é o Yellow Belt. Como base para todas as certificações posteriores, o Yellow Belt é o lugar perfeito para começar. Se você está interessado em se tornar um profissional Six Sigma, aqui estão 10 coisas que todo Yellow Belt deveria saber!

Introdução ao Yellow Belt

Você deve saber por que você está procurando a certificação Six Sigma. Como Yellow Belt, você investirá tempo e dinheiro em um curso de certificação. Este curso apresentará o básico da metodologia e explicará quando usá-lo. Antes de iniciar seu treinamento, certifique-se de que você sabe o porquê deseja obter a certificação e como ela irá contribuir em sua carreira.

Yellow Belts possuem o conhecimento e a prática básica das ferramentas Six Sigma comumente usadas. Como um membro valioso da equipe, você deve reconhecer e saber como usar ferramentas básicas, como a Análise de Causa Raiz e o Mapeamento do Fluxo de Valor. Da mesma forma, os Yellow Belts devem ter a disciplina para se concentrar em uma tarefa e seguir ordens de gerentes de projeto. Isso pode incluir mineração de dados, tarefas de organização ou outras funções de análise de dados.

Além disso, como Yellow Belt, você deve ser capaz de treinar outros funcionários na metodologia Six Sigma. Como um membro valioso da equipe, você será responsável por garantir que outras pessoas que não possuem certificação entendam os processos e sua importância para o projeto como um todo.

Todo Yellow Belt Six Sigma deve reconhecer e aceitar feedback construtivo dos gerentes. Os profissionais Yellow Belt dependem do treinamento que recebem fora das empresas em que trabalham, bem como da orientação fornecida pelos Belts mais experientes. Normalmente, os Green Belts, Black Belts e Master Black Belts gerenciarão os papéis principais de um projeto. Os Yellow Belts, por outro lado, seguirão suas instruções e ordens de perto.

Qual a importância do Six Sigma Yellow Belt?

Um aspecto importante do currículo do Six Sigma Yellow Belt é a metodologia PDSA. Este acrônimo significa Plan, Do, Study e Act. Você deve entender este método, quando usá-lo e como usá-lo corretamente.

Outra área que deve ser dominada pelos Yellow Belts é a coleta de dados. Como membro da equipe de projeto, sua função é reunir dados de fontes variadas, organizá-los e entregá-los para o gerenciamento ou outras funções. Este é um aspecto crítico do papel dos Yellow Belts. Em seguida, todo Yellow Belt deve saber monitorar adequadamente os diferentes processos. Da mesma forma, se ocorrer um erro, eles também devem saber quem entrar em contato primeiro e quais outras etapas são necessárias para controlar o problema.

Além disso, um Yellow Belt deve saber como criar gráficos básicos baseados em dados. Esses gráficos incluem histogramas, regressões lineares, mapas de calor e muito mais. Por último, como Yellow Belt, você deve ter uma motivação para constantemente buscar melhorias em seus processos de negócios. Seja fabricação, produção ou logística, todo processo tem espaço para melhorias. Como profissional de Seis Sigma, você deve garantir que irá manter, manter e melhorar os processos quando necessário.

Dica: Se você deseja ser um agente de melhoria em suas organizações ou quer se preparar para o mercado de trabalho tendo um certificado de peso em seus currículos, este curso é para você! yellow belt

Virgilio Marques Dos Santos

Virgilio Marques Dos Santos

Sócio-fundador da FM2S, formado em Engenharia Mecânica pela Unicamp (2006), com mestrado e doutorado na Engenharia de Processos de Fabricação na FEM/UNICAMP (2007 a 2013) e Master Black Belt pela UNICAMP (2011). Foi professor dos cursos de Black Belt, Green Belt e especialização em Gestão e Estratégia de Empresas da UNICAMP, assim como de outras universidades e cursos de pós-graduação. Atuou como gerente de processos e melhoria em empresa de bebidas e foi um dos idealizadores do Desafio Unicamp de Inovação Tecnológica.