Quer se recolocar no mercado de trabalho? Veja nossas dicas
Carreira

01 de dezembro de 2018

Última atualização: 25 de janeiro de 2023

Quer se recolocar no mercado de trabalho? Veja nossas dicas

Como se recolocar no mercado de trabalho e dar início a um novo momento na carreira?


Ao afastar-se do mercado de trabalho por algum tempo, pode ser um desafio encontrar um caminho para se recolocar e encontrar oportunidades. Seja qual for o motivo que levou ao afastamento das atividades, a volta ao mercado de trabalho requer cuidado e atenção para ser bem-sucedida.


É preciso uma razão específica para voltar a trabalhar, mais do que apenas precisar do dinheiro, sentir-se desvalorizado ou outro motivo negativo baseado no medo. Os empregadores não irão contratar alguém que precisem sustentar. Eles estão interessados em pessoas capazes de ajudá-los com uma necessidade específica.


Encontre aquilo que você considera interessante para si e combine isso com a necessidade do empregador.


Antes de dar o próximo passo, analise essas dicas para se posicionar da melhor maneira possível para voltar ao mercado de trabalho, independente da área que deseja atuar.



Revise seu currículo


Pense sobre suas experiências profissionais e competências. É importante lembrar delas para conquistar maior autoconfiança e definir quais caminhos seguir para atingir suas metas. Essas vivências te deram ferramentas importantes que serão muito úteis para atingir seus novos objetivos.


Relembre este tempo afastado e busque por atividades que possam ser incluídas em seu currículo, como cursos, trabalhos voluntários, trabalhos eventuais, etc.


Revise o material destacando suas habilidades e sucessos, ao invés das datas de cada trabalho. Não seja desonesto sobre as informações que apresenta, em vez disso, prepare-se para responder às perguntas de forma verdadeira e busque acontecimentos que lhe agregaram valor no tempo que ficou afastado, mesmo que eles não sejam diretamente relacionados ao âmbito profissional.



Busque por novas informações e atualize suas habilidades.


A internet permite o acesso a diversos cursos online nas mais diversas áreas do conhecimento, palestras sobre assuntos variados, e uma infinidade de conteúdos informativos e técnicos. Estes conteúdos podem ser utilizados para que você se atualize e adquira novos conhecimentos. Não deixe de estudar e buscar novas informações, a proatividade também é importante para o seu crescimento pessoal.


Outra possibilidade criada pela internet é a oferta e procura de vagas por meio de redes sociais. O uso de ferramentas de busca por oportunidades como o LinkedIn é importante para não perder boas oportunidades de emprego. Você pode buscar mais informações sobre como usar o LinkedIn neste link.


Não se esqueça de adicionar as novas experiências ao seu currículo!


Preparatório-para-se-dar-bem-em-Processos-Seletivos

Não deixe de se questionar


Após um período afastado das atividades é preciso reavaliar as expectativas e objetivos. É importante perguntar-se que tipo de trabalho você quer fazer, quais habilidades você pode oferecer? O que é mais importa para você – uma posição com plano de carreira claro, horários flexíveis, a possibilidade de trabalhar em casa?


Reflita sobre o que você busca nesse novo emprego quais as motivações que o levaram a iniciar essa procura.



Faça e use conexões


Converse com amigos sobre seus locais de trabalho e o funcionamento da seleção de pessoas para as vagas que as empresas oferecem. Peça para que sejam honestos com você sobre o que você precisa saber caso vá se candidatar para uma vaga e quais das suas experiências eles acreditam ser mais relevantes à empresa.


As pessoas gostam de ajudar umas às outras! Utilize as redes sociais para entrar em contato com membros da família, amigos e antigos colegas de trabalho. Mencione sua pesquisa de emprego usando uma breve descrição do tipo de trabalho que você está procurando.


Participe de grupos relacionados à sua área de interesse e não tenha medo de interagir com futuros colegas. Pergunte sobre seus interesses e compartilhe seus objetivos e sua pesquisa por uma oportunidade.


Ao fazer sua rede, compartilhe informações interessantes sobre o que você está aprendendo ao longo do caminho. Quando as pessoas perguntam como está progredindo sua busca, em vez de lamentar “essa busca é tão longa e difícil”, responda com “Eu conheci essa pessoa, ouvi essa história interessante, aprendi sobre essa oportunidade”, ou algum outro sinal de avanço.


Não deixe de agradecer a todos que lhe derem uma pista ou sugestão e, sempre que possível, retribua o favor!



Comece com otimismo, continue com otimismo


Pense em sua jornada de busca de emprego como uma oportunidade para adquirir mais aprendizado, um caminho de crescimento. Você estará mais próximo de encontrar um emprego se parar de pensar nesta busca como uma batalha a ser vencida. O caminho para encontrar o emprego já faz parte de seu plano de carreira.


No entanto, mesmo que esse ponto de vista negativo seja muitas vezes realista, concentrar-se em ser otimista é mais útil para quem está em busca de um trabalho. Um empregador sempre escolherá o candidato otimista, que está animado para começar a trabalhar, sobre o realista cabisbaixo. Qual candidato a emprego você preferiria ser? E qual candidato você gostaria de ter trabalhando em sua empresa?



Peça e valorize feedbacks


Apresente-se para amigos e familiares e peça para que eles façam perguntas a respeito de seu currículo para que você possa se sentir seguro com as informações contidas ali. Procure por antigos colegas e peça por opiniões francas sobre seu currículo e situação do mercado.


Ao buscar um emprego, você está sujeito a avaliações de outros profissionais que, muitas vezes, já estão empregados na mesma área de seu interesse. Pergunte sobre a avaliação que fizeram de você e quais foram os pontos considerados positivos e negativos.


Você também pode perguntar quais as formas recomendadas para melhorar sua capacitação em sua área de escolha.



Prepare-se para as entrevistas


Para qualquer entrevista, prepare-se adequadamente, inclusive vestindo-se profissionalmente. Esteja preparado para enfatizar seus pontos fortes e habilidades e seja capaz de responder a perguntas sobre seu tempo afastado de maneira confiante.


É importante conhecer a empresa para a qual está se almejando uma vaga, e de que forma você acredita que pode ajudá-los a atingir melhores resultados.


Nos dias atuais, algumas entrevistas acontecem por telefone ou por vídeo chat. Garanta um bom acesso à internet ou ao sinal de telefone para evitar interrupções, o tempo de todos os envolvidos é valioso.



Não desista


É importante seguir persistindo na busca por um emprego. Muitas vezes, por situações fora de nosso controle, o mercado de trabalho pode demorar a nos oferecer uma oportunidade. Porém, faça uso deste tempo para seguir agregando novos conhecimentos e experiências.

Virgilio Marques Dos Santos

Virgilio Marques Dos Santos

Sócio-fundador da FM2S, formado em Engenharia Mecânica pela Unicamp (2006), com mestrado e doutorado na Engenharia de Processos de Fabricação na FEM/UNICAMP (2007 a 2013) e Master Black Belt pela UNICAMP (2011). Foi professor dos cursos de Black Belt, Green Belt e especialização em Gestão e Estratégia de Empresas da UNICAMP, assim como de outras universidades e cursos de pós-graduação. Atuou como gerente de processos e melhoria em empresa de bebidas e foi um dos idealizadores do Desafio Unicamp de Inovação Tecnológica.