Power BI: como surgiu e como está estruturado?
Como surgiu o Power BI?
O Power BI não é um nome novo no mercado de BI, os componentes do Power BI estão no mercado por meio de diferentes períodos de tempo. Alguns componentes, como o Power BI Desktop, são tão novos que foram disponibilizados como disponibilidade geral em 24 de julho de 2015. Por outro lado, o Power Pivot foi lançado em 2010 pela primeira vez.
A equipe da Microsoft trabalhou durante um longo período de tempo para criar um grande guarda-chuva chamado Power BI. Esse grande guarda-chuva não é apenas uma ferramenta de visualização como o Tableau, não é apenas uma ferramenta de análise de dados de autoatendimento como Tabela Dinâmica e Gráfico Dinâmico no Excel. Não é apenas uma ferramenta baseada em nuvem para análise de dados.
O Power BI é uma combinação de todos eles e é muito mais. Com o Power BI, você pode se conectar a muitas fontes de dados (ampla variedade de fontes de dados suportadas e mais fontes de dados são adicionadas à lista todos os meses). Você pode misturar os dados como quiser com um motor de tratamento de dados muito poderoso. Você pode modelar os dados, criar seu esquema ou adicionar medidas e colunas calculadas com um mecanismo super rápido In-Memory.
Você pode visualizar dados com grande variedade de elementos de visualização de dados e personalizá-los para contar a história por trás dos dados. Você pode publicar seu painel e ferramenta de visualização na nuvem e compartilhá-lo com quem você quiser. Você pode trabalhar com fontes de dados locais e baseadas no Azure / na nuvem. Acredite em mim, há muito mais coisas que você pode fazer com o Power BI, que você não pode fazer facilmente com outros produtos.

Então, o que é o Power BI?
Existem muitas definições para essa ferramenta, aqui está minha versão simplificada para que todos entendam;
O Power BI é um software de análise de dados baseado em nuvem, que pode ser usado para relatórios e análise de dados de uma ampla variedade de fontes de dados. O Power BI é simples e amigável o suficiente para que analistas de negócios e usuários avançados possam trabalhar com ele e obter benefícios dele. Por outro lado, o Power BI é poderoso e maduro o suficiente para ser usado em sistemas corporativos por desenvolvedores de BI para cenários complexos e modelagem de dados.
O Power BI é feito de 6 componentes principais, componentes esses lançados no mercado separadamente, e podem ser usados até mesmo individualmente. Componentes do Power BI são:
- Power Query: Ferramenta de transformação de dados;
- Power Pivot: Ferramenta de modelagem de dados tabulares na memória;
- Power View: Ferramenta de visualização de dados;
- Mapa de Potência: Ferramenta de visualização de dados geoespaciais 3D;
- Power Q & A: Pergunta em linguagem natural e mecanismo de resposta;
- Power BI Desktop: Uma poderosa ferramenta de desenvolvimento complementar para o Power BI;
Há muitas outras partes para o Power BI também, como;
- PowerBI.com: site no qual a análise de dados do Power BI pode ser compartilhada e hospedada como serviço de nuvem
- Aplicativos móveis do Power BI: Power BI suportado em telefones Android, Apple e Windows.
Alguns dos componentes acima são fortes e foram testados por muito tempo. Alguns deles, no entanto, são novos e estão sob atualizações regulares frequentes. O Power BI criou interfaces gráficas de usuário fáceis de serem seguidas, de modo que um usuário de negócios poderia simplesmente usar o Power Query ou o Power BI Desktop para mesclar os dados sem escrever uma única linha de código.
Por outro lado, ele é tão poderoso com a linguagem de fórmula de consulta de energia (M) e a expressão de análise de dados (DAX) que todo desenvolvedor pode escrever códigos complexos para malha de dados e calcular medidas para responder a requisitos desafiadores. Portanto, se você já ouviu em algum lugar que o Power BI é uma ferramenta básica de análise de dados de autoatendimento para analistas de negócios e não pode ser usado para sistemas de grandes empresas, devo dizer que isso é totalmente errado! Temos usado a tecnologia Power BI em muitos sistemas e aplicativos de grande porte.
Os componentes do Power BI podem ser usados individualmente ou em uma combinação. O Power Query tem um add-in para o Excel 2010 e o Excel 2013 e está incorporado ao Excel 2016. O suplemento do Power Query está disponível gratuitamente para que todos possam baixá-lo e usá-lo junto com um Excel existente (contanto que seja o Excel 2010 ou versões superiores). Power Pivot foi como um suplemento para o Excel 2010, no Excel 2013 o Power Pivot é incorporado no Excel.
O Power View é um suplemento para o Excel 2013 e está livre para ser usado novamente. O Power Map é um suplemento para o Excel 2013, está incorporado no Excel 2016 como mapas 3D. Power Q & A não requer instalação ou add-in, é apenas um mecanismo para perguntas e respostas que funciona em cima de modelos construídos em Power BI com outros componentes.
Componentes acima podem ser usados em uma combinação. Você pode misturar os dados com o Power Query e carregar o conjunto de resultados no modelo Power Pivot. Você pode usar o modelo que você criou no Power Pivot para visualização de dados no Power View ou Power Map. Felizmente, existe uma ótima ferramenta de desenvolvimento que combina três componentes principais do Power BI. O Power BI Desktop é a ferramenta que oferece a você editor combinado de Power Query, Power Pivot e Power View. O Power BI Desktop está disponível como produto autônomo que pode ser baixado separadamente. Com o Power BI Desktop, você terá todas as partes da solução em uma visão holística.
A FM2S possui o curso de Power BI em sua plataforma EAD.
Tag:analise de dados, dados, power bi