Por que todos deveriam fazer protótipos? (não apenas designers)
Melhoria de Processos

02 de dezembro de 2019

Última atualização: 31 de outubro de 2022

Por que todos deveriam fazer protótipos? (não apenas designers)

Por que todos deveriam fazer protótipos? (não apenas designers)

“Na essência, o design de interação como disciplina envolve a compreensão das pessoas e seu comportamento e a capacidade de se comunicar efetivamente dentro desse espaço”, afirma Chris. A tecnologia é um meio para esse fim, mas não é a única maneira de chegar lá. Então, como ele encontra a resposta? Através da criação de protótipos.

Como designer de interação e diretor executivo de design, Chris Nyffeler conhece as ferramentas digitais de alta tecnologia. Ele trabalhou com grandes empresas de tecnologia e agências governamentais e ajudou a lançar empresas bem-sucedidas e centradas no design em São Francisco e no Vale do Silício. Você pode se surpreender ao ouvi-lo dizer que ele não acha que a tecnologia é sempre a resposta ao criar algo novo. Mas faz sentido quando você dá um passo atrás para entender o papel do design de interação.

O que é um protótipo?

Um equívoco comum é que um protótipo deve ser algo de alta tecnologia, complexo ou caro. Chris oferece uma definição mais ampla: "Quando dizemos protótipo, é algo que coloca a ideia em sua cabeça em um artefato em que as pessoas podem experimentar e oferecer feedback".

Pode ser uma renderização digital ou um site de teste, mas também pode ser um esboço em um pedaço de papel, uma apresentação em PowerPoint ou até mesmo uma conversa para representar o que seria o uso de um produto ou serviço. De fato, Chris recomenda começar com ferramentas fáceis e acessíveis. "Não se trata de ferramentas de alta tecnologia", diz ele. "É uma maneira de comunicar suas ideias, tornando-as tangíveis e experimentais, tanto quanto possível."

Por que todos deveriam criar protótipos das suas ideias?

As mesmas qualidades que tornam um designer de interação excelente em seu trabalho - o instinto de protótipo, a empatia pelos usuários e a capacidade de contar histórias sobre seu trabalho - são altamente valiosas para quem busca uma nova ideia, seja uma campanha de marketing, um programa ou aplicativo de RH.

Prototipagem não é apenas algo que os designers fazem. Embora seja uma parte crítica do kit de ferramentas de design thinking, há um benefício universal em testar suas idéias de uma maneira que envolva outras pessoas.

“Quando você pode entrar na sala, seja você um designer ou não, e colocar algo sobre a mesa ou algo na tela ou qualquer forma tangível que ele precise assumir, todos poderão orientar sua conversa sobre isso e não um para o outro ”, diz Chris. "E isso se torna algo sobre o qual podemos realmente falar".

Um protótipo facilita a conversação sobre sua ideia e a obtenção de feedback para que você não entre no dia do lançamento às cegas. Embora pareça que isso atrasa o processo para aumentar o tempo de teste de protótipos, a longo prazo, você economizará tempo e dinheiro ao obter a ideia certa mais rapidamente.

Quais os benefícios da criação de protótipos?

  • Melhor comunicação com as partes interessadas
  • Melhor demonstração de suas ideias
  • Abalar opiniões fortemente defendidas
  • Economia de tempo e dinheiro a longo prazo
  • Geração de novas ideias

Chris diz para mudar a maneira como você pensa sobre prototipagem de uma única ação para mais de uma mentalidade. "Não vejo a prototipagem como um passo no processo", diz ele. “Não é que você pesquise e chegue a ideias e depois projete algo e protótipo. Isso é parte disso, mas é muito mais mental que você deve levar em todas as etapas do processo de design. ”

E não hesite em trazer outras pessoas para o processo também. Ele fornece um conjunto mais amplo de feedback para trabalhar e os ajuda a ver o valor da prototipagem. Se mais pessoas em sua organização começarem a pensar um pouco mais como um designer, defendendo seus usuários finais e pensando estrategicamente sobre como atender às necessidades deles, todos se beneficiarão.

Qual o ponto de partida para a criação de protótipos?

Existem várias maneiras de prototipar uma ideia para um produto ou serviço digital, desde esboçar em papel e caneta até encenar e dar personalidade e caráter ao seu protótipo, antropomorfizando-o. Chris recomenda manter os protótipos iniciais rápidos e desorganizados. Ao começar com ferramentas que lhe são familiares e fáceis de usar, você pode criar rapidamente algo tangível que permitirá coletar feedback e aprender o que está funcionando e o que não está.

Esteja você criando um site ou um produto físico, os protótipos podem ajudá-lo a descobrir em que direção seguir antes de começar a refinar os detalhes da sua ideia.

Isso pode ser observado durante o desenvolvimento de um projeto com o Museu Memorial do Holocausto para projetar a experiência do visitante. Uma hipótese inicial era que um aplicativo incentivasse os visitantes a se envolverem mais profundamente com histórias de sobreviventes. A equipe prototipou o aplicativo e descobriu que os visitantes gostaram, mas também levou a menos conversa entre os visitantes. Então eles exploraram uma segunda hipótese - que artefatos físicos incentivariam o engajamento - com um protótipo separado e descobriram que isso levava a um engajamento e discussão muito mais altos.

Este projeto apresenta outro equívoco: que a prototipagem é uma etapa final antes de você lançar um novo produto ou uma maneira de validar suas ideias. "Não é que você processe sua ideia e depois a comunique através de um protótipo", diz Chris. "Na verdade, você usa a prototipagem para processar as ideias em si e ajudá-lo a pensar melhor na ideia".

Olhando para o futuro do design de interação

Enquanto Chris olha para a frente, fica empolgado em ver o que acontece com as disciplinas sobrepostas no mundo do design de interação. Como a prática não é tão antiga, muitas pessoas no campo são de diferentes origens. “Se eles foram um arquiteto que viu o valor de trabalhar na experiência do usuário e no design de interação ou um designer gráfico como eu, um designer industrial ou até cineastas - todos estamos fornecendo informações, perspectivas e lentes sobre como pensar no design de interação em maneiras novas e diferentes ”, diz ele.

Ao adotar a mentalidade de prototipagem, podemos nos beneficiar das contribuições e ideias desse elenco variado de personagens e trazer as próximas ideias novas e selvagens para o mundo.

Equipe FM2S

Equipe FM2S

A FM2S Educação acelera a carreira profissional de seus alunos