Nemawashi: o que é e como tomar decisões nos negócios
Nemawashi

18 de outubro de 2018

Última atualização: 25 de janeiro de 2023

Nemawashi: o que é e como tomar decisões nos negócios

Nemawashi é amplamente utilizado no Japão, mas muitas vezes tem uma imagem escura e negativa, uma vez que ocorre nos bastidores. Às vezes é considerado como astucioso e, segundo Naotsuka, muitos não-japoneses pensam nisso como trapaça, lobby e politicagem. No entanto, nemawashi é indispensável ao tomar decisões no Japão e, de fato, pode ser uma força positiva, dependendo da situação. Para trabalhar harmoniosamente na sociedade japonesa, o nemawashi é muito útil para reduzir o atrito desnecessário, e quando as pessoas o fazem efetivamente e conseguem algo de valor, elas desenvolvem boa reputação e logo são promovidas.

O que é Nemawashi?

Nemawashi é um processo informal de trabalhar silenciosamente em segundo plano para reunir apoio para chegar a um consenso. O resultado é que uma decisão é tomada informalmente antes que a mesma decisão seja tomada de maneira formal. 

No Ocidente, as decisões geralmente são tomadas reunindo-se para uma reunião, debatendo abertamente os prós e contras de vários aspectos da decisão, e depois votando ou tomando a decisão tomada por alguém em posição de liderança. Normalmente, há vencedores e perdedores nesse processo, e as diferenças das pessoas podem ser muito públicas em alguns casos.

Nemawashi permite que aqueles que se opõem a um determinado curso de ação sejam ouvidos em particular, e suas preocupações sejam abordadas antes que uma proposta seja discutida abertamente. Se as preocupações não puderem ser abordadas e o consenso não for alcançado, a proposta nunca será formalmente apresentada para aprovação. O resultado é que ninguém é visto como se estivesse perdendo, e ninguém perde “cara”. Também tem a vantagem de que todos estão trabalhando juntos.

Dica: Com essa apostila, você terá noções básicas de gerenciamento de projetos. Os principais conceitos, as ferramentas mais comuns, o que é necessário para fazer um projeto acontecer sem atrasos ou surpresas ruins.

nemawashi

Como o Nemawashi funciona?

Nemawashi começa com alguém que tem uma ideia, um curso de ação ou uma proposta que deseja ver aprovada. Em geral, eles começam identificando os principais tomadores de decisão e apresentam sua proposta informalmente. Isso pode acontecer durante um almoço ou quando encontrar outras pessoas em um corredor. Ou a pessoa que faz a proposta pode visitar intencionalmente o escritório ou a mesa daqueles com quem deseja falar.

Uma reunião mais formal às vezes é programada para dar a duas pessoas a oportunidade de falar sobre a proposta. Em alguns casos, pode haver até uma “pré-reunião” antes de uma reunião maior e mais formal. Em uma reunião prévia, as questões que serão consideradas na reunião formal são discutidas e os desacordos resolvidos para que ninguém fique envergonhado na reunião formal.

O objetivo de todos esses tipos de reuniões é apresentar a ideia ou proposta e obter a reação da pessoa com quem você está falando. Eles são fortemente opostos? Eles têm algumas preocupações? Eles têm sugestões para melhorá-lo? Há outras pessoas com quem recomendam falar?

Com base no feedback das reuniões do nemawashi, a pessoa que faz a proposta a refinará, ou, se houver forte oposição, poderá reformulá-la completamente. Então o processo é repetido.

Na vida real, o nemawashi não é tão claro. Pode ocorrer informalmente e formalmente simultaneamente, com sugestões conflitantes que precisam ser abordadas. Não existem dois processos nemawashi exatamente da mesma maneira. No entanto, os fundamentos são que é um processo interativo que envolve discussões com todos os tomadores de decisão até que um consenso seja alcançado ou a proposta seja abandonada.

Características do Nemawashi

O Nemawashi envolve construção de consenso discreto que usa persuasão e resolução de problemas. Isso é feito por meio de conversas, em pequenos grupos ou de um para um. O objetivo é resolver todas as diferenças nos bastidores, de modo que não haja debate público nem manifestação pública de diferenças de opinião.

A resolução de problemas é uma parte importante do nemawashi. Como uma proposta é compartilhada com outras pessoas, objeções e problemas são identificados. Eles são então discutidos e resolvidos. O resultado é que a proposta final é mais forte e melhor alcançará os resultados desejados. Outra característica é que o nemawashi proporciona tempo para que as pessoas pensem e ajustem suas opiniões, um processo que pode levar vários dias ou semanas. Nemawashi não é algo que é feito rapidamente.

Nemawashi: O poder de tomar decisões de negócios por consenso

Imagine o líder obcecado de uma startup que sabe que sua empresa precisa se orientar ou criar um novo produto para ter sucesso ou mesmo evitar a dissolução. Este líder, talvez o fundador, fura-se no escritório durante semanas fazendo a pesquisa entorpecente para decidir o melhor caminho a seguir.

Finalmente, um plano está pronto para apresentar às tropas. O fundador apresenta animadamente as ideias e aguarda com expectativa a sua rápida implementação nas próximas semanas. Mas uma coisa engraçada acontece no caminho para a salvação financeira - o resto da equipe não está tão animado e o plano não é implementado quase tão rápido quanto o necessário.

É um cenário típico entre as empresas dos EUA e é jogado de várias maneiras. Poderia ser como o meu exemplo de startup, ou poderia ser uma empresa estabelecida fazendo uma correção no meio do caminho, ou até mesmo um chefe de departamento tentando fazer mudanças para melhorar a eficiência.

O que acontece é isto: uma pessoa assume o trabalho de encontrar uma solução para um problema. Vamos dizer que a solução leva três semanas para descobrir. O próximo passo - implementar as mudanças - é enfrentado com resistência, então leva um ano para ser concluído ... se ele for totalmente aceito.

Tome uma abordagem diferente

No Japão, muitas empresas - a famosa Toyota - empregam o conceito de nemawashi dentro do maior princípio de gerenciamento do kaizenO nemawashi geralmente significa preparar as raízes ou obter consenso em toda a força de trabalho. Para os gerentes americanos que gostam de pegar o “touro pela cauda” e “fazer as coisas acontecerem”, pode parecer que isso atrasa a mudança, mas na verdade, isso faz com que as mudanças, ou novos empreendimentos, aconteçam mais rapidamente.

Por exemplo, na foto que pintei acima, se o nosso líder tivesse reunido a equipe para investigar o problema e encontrar uma solução, essas pessoas teriam sido “pré-vendidas” na ideia quando o tempo de implementação chegasse. Tentar convencê-los a seguir a ideia, depois de já estarem gravados em pedra, pode ser como pastorear gatos.

A abordagem da construção de consenso pode render grandes dividendos em praticamente todas as fases de gestão e liderança. Além de tornar a mudança mais fácil de realizar, com uma ênfase tão grande em conceitos como "evangelismo de marca" e "lealdade à empresa" hoje, estabelecer o nemawashi como um valor central faz muito sentido. Quando sua equipe sabe que você valoriza seus pensamentos e que suas ideias realmente ajudam a orientar a empresa, sua lealdade aumenta exponencialmente.

Além disso, embora tenhamos chegado a associar esses tipos de atitudes, filosofias e abordagens à administração de grandes empresas de manufatura como a Toyota, elas funcionam tão bem em ambientes menores e indústrias que produzem produtos “mais suaves” ou até mesmo serviços.

Desenvolvimento de jogos para celular

Recentemente me deparei com um interessante estudo de caso sobre como uma empresa de software lidou com o desenvolvimento de um novo jogo. Ao revisá-lo, percebi que eles adotaram essa abordagem de construção de consenso desde o início do projeto.

A equipe da 888 Ladies começou a planejar um novo jogo para iOS / Android, que veio a ser chamado de “Treasure Fair”. Veja como eles descrevem seus primeiros passos no processo criativo:

“Um empreendimento como a criação da Treasure Fair envolve dezenas de pessoas em inúmeras equipes em uma organização multidisciplinar como a 888: equipes criativas, gerenciamento de produtos, desenvolvimento, controle de qualidade, marketing e muito mais. Então, o primeiro passo na evolução da Treasure Fair foi a convocação de um amplo fórum para chegar a uma ideia. ”  (Minha ênfase)

E mantiveram essa abordagem à medida que avançavam, envolvendo um grupo de nada menos que 10 pessoas que trabalharam juntas por meio de uma série de três reuniões. Eles apresentaram pesquisas e uma série de votos que classificaram cerca de 20 conceitos diferentes que foram apresentados.

Começo forte supera o começo rápido

Para alguns, pode parecer que uma abordagem como essa retarda as coisas, e acho que nossa psicologia humana tem algo a ver com isso. Nós gostamos de sair para "começos rápidos". Parece que estamos realmente realizando algo quando podemos começar a nos mover rapidamente.

No entanto, a experiência nos diz que são os milhares de pequenos detalhes e problemas que aparecem mais tarde no processo e que realmente nos custam tempo. (Qualquer um que tenha vivido através de um projeto de renovação da casa irá testemunhar esta verdade - pode parecer uma grande explosão na fase de demolição, mas o trabalho real ainda está para ser feito!)

Você vê, não é com que rapidez você começa a contar - é com que eficiência você conclui todo o projeto e como você usa o processo para construir sua equipe, para que você esteja em uma posição mais forte para enfrentar os desafios ainda maiores que estão por vir.

 

 

 

Virgilio F. M. dos Santos

Virgilio F. M. dos Santos

Sócio-fundador da FM2S, formado em Engenharia Mecânica pela Unicamp (2006), com mestrado e doutorado na Engenharia de Processos de Fabricação na FEM/UNICAMP (2007 a 2013) e Master Black Belt pela UNICAMP (2011). Foi professor dos cursos de Black Belt, Green Belt e especialização em Gestão e Estratégia de Empresas da UNICAMP, assim como de outras universidades e cursos de pós-graduação. Atuou como gerente de processos e melhoria em empresa de bebidas e foi um dos idealizadores do Desafio Unicamp de Inovação Tecnológica.