Lean Kaizen: Melhoria contínua da estratégia japonesa
Lean

01 de agosto de 2018

Última atualização: 25 de janeiro de 2023

Lean Kaizen: Melhoria contínua da estratégia japonesa

Lean Kaizen é um termo para uma filosofia de melhoria contínua no Lean. O nome comum é referido como um Kaizen e é uma palavra japonesa que literalmente significa Change (Kai) para melhor (Zen). Baseia-se em uma filosofia de melhoria contínua nos processos em empresas de todos os setores e setores e envolve todos os funcionários, desde o CEO até as operadoras, no chão de fábrica.

 

O termo Lean Kaizen ou Kaizen, geralmente é referido quando grupos dedicados se reúnem para fazer uma melhoria focada juntos. Na realidade, embora pequenos projetos de melhoria sejam normalmente chamados de Kaizens, o termo denota qualquer pequena melhoria incremental nos negócios. No verdadeiro sentido de uma cultura Lean, todos os funcionários são encarregados de fazer melhorias em toda a empresa. Na verdade, é seu trabalho encontrar ideias de melhoria em busca de Kaizen - Mudar para melhor.

O método Lean Kaizen consiste nos seguintes princípios:

  •  
    • Trabalho em equipe
    • Disciplina pessoal
    • Moral melhorada
    • Círculos de qualidade

Sugestões para melhorar o Lean Kaizen

O interessante do Kaizen é que é contínuo. Enraizada na cultura dos japoneses e em algumas empresas já estabelecidas como a Toyota e a Canon, por exemplo, existem cerca de 60 sugestões por funcionário a cada ano, que são implementadas, compartilhadas e solucionadas. Essa postura é baseada na concepção de que é melhor fazer pequenas mudanças regularmente e, portanto, “dez pequenas melhorias são melhores que uma grande melhoria”.

As sugestões não estão limitadas a uma área específica, como produção ou marketing. O Kaizen é baseado em fazer mudanças em qualquer lugar que melhorias possam ser feitas. A filosofia ocidental pode ser resumida como “se não está quebrada, não conserte”. A filosofia do Kaizen é “fazer melhor, melhorá-lo e melhorá-lo mesmo se não estiver quebrado, porque se não, nós não podemos competir com aqueles que fazem.

A busca pela perfeição e vantagem competitiva no Lean Kaizen

É a busca incessante pela perfeição. Aqueles que estão ativamente e verdadeiramente usando os princípios de Lean Kaizen, sabem que esse estado perfeito nunca existirá, mas também sabem que a maneira atual de trabalhar é a oportunidade de melhoria de amanhã. Envolve a definição de padrões e a melhoria contínua desses padrões, através do uso de treinamento e capacitação.

O poder desse conceito é evidente no fato de que, em 1999, em uma fábrica da Toyota nos EUA, 7.000 funcionários da Toyota apresentaram mais de 75.000 sugestões, das quais 99% foram implementadas!

Não é preciso dizer que, apesar de suas recentes dificuldades na imprensa nos últimos 18 meses, a Toyota é a fabricante automotiva número 1 do mundo - e pensar - há cerca de 70 anos, enquanto a GM e a Ford dominavam o mercado, a Toyota não até produzindo carros!

O que é Lean Kaizen?

O Kaizen (Melhoria Contínua) é uma estratégia em que funcionários de todos os níveis de uma empresa trabalham juntos de maneira proativa para obter melhorias regulares e incrementais no processo de fabricação. Em certo sentido, combina os talentos coletivos dentro de uma empresa para criar um poderoso mecanismo de melhoria.

A dupla natureza do Lean Kaizen

Kaizen é parte do plano de ação e parte da filosofia.

  • Como um plano de ação, Kaizen é sobre a organização de eventos focados na melhoria de áreas específicas dentro da empresa. Esses eventos envolvem equipes de funcionários em todos os níveis, com uma ênfase especialmente forte em envolver os funcionários do chão de fábrica.
  • Como filosofia, o Kaizen trata da construção de uma cultura em que todos os funcionários estejam ativamente envolvidos na sugestão e implementação de melhorias para a empresa. Em empresas realmente enxutas, ela se torna um modo natural de pensar tanto para os gerentes quanto para os funcionários do chão de fábrica.

 

Kaizen trabalha de mãos dadas com o trabalho padronizado . O trabalho padronizado captura as melhores práticas atuais para um processo, e o Kaizen visa encontrar melhorias para esses processos. Observe a ênfase na corrente ; Trabalho Padronizado é documentação viva (evolui continuamente através do Kaizen).

Eventos Kaizen

Um evento típico de Kaizen é algo assim:

  1. Estabeleça metas e forneça o histórico necessário.
  2. Revise o estado atual e desenvolva um plano para melhorias.
  3. Implementar melhorias.
  4. Revise e corrija o que não funciona.
  5. Relate os resultados e determine quaisquer itens de acompanhamento.

Esse tipo de ciclo é freqüentemente chamado de PDCA (Planejar, Executar, Verificar e Agir). O PDCA traz uma abordagem científica para fazer melhorias:

  • Planeje (desenvolva uma hipótese)
  • Do (executar experimento)
  • Verificar (avaliar resultados)
  • Aja (refine seu experimento; depois inicie um novo ciclo)

Filosofia Kaizen

Curiosamente, o Kaizen como plano de ação é exatamente o que desenvolve o Kaizen como filosofia. Quando o Kaizen é aplicado como um plano de ação por meio de um programa consistente e contínuo de eventos Kaizen de sucesso, ele ensina os funcionários a pensar de maneira diferente sobre o trabalho deles. Em outras palavras, a aplicação consistente do Kaizen como um plano de ação cria um tremendo valor a longo prazo, desenvolvendo a cultura necessária para uma melhoria contínua verdadeiramente eficaz.

 

Lean Kaizen: Melhoria contínua de manufatura enxuta

Dica: Baixe gratuitamente nossa Apostila de Green Belt.

Apostila

Uma das palavras mais populares nos negócios hoje é a palavra "kaizen". É uma palavra japonesa que significa “melhoria incremental”. O Kaizen foi formalizado pelo Sistema Toyota de Produção, que agora é utilizado nos Estados Unidos como manufatura enxuta.

O termo kaizen é frequentemente associado a outra palavra para criar a frase “eventos kaizen”. O evento kaizen é o termo dado a um evento de melhoria contínua altamente concentrado que consiste em uma equipe trabalhando em conjunto por um breve período de tempo para resolver um problema de negócios.

O evento kaizen poderia se concentrar em qualquer oportunidade de negócio. Pode ser uma reformulação de linha, evento de redução de configuração SMED (troca de um minuto de matriz), melhoria de velocidade, redução de tempo de ciclo, redução de desperdício ou qualquer outro problema. Os eventos Kaizen também são realizados em indústrias de serviços, como hospitais, bancos e outras empresas não manufatureiras. Um evento kaizen é semelhante a um exercício de brainstorming, pelo menos nos estágios iniciais.

Equipes Kaizen normalmente consistem em quatro a sete pessoas. A equipe normalmente gasta 100% de seu tempo por alguns dias até que o problema ou problema de negócios seja resolvido ou melhorado. A equipe geralmente consiste em um grupo multifuncional de indivíduos com conhecimento na área de foco ou trabalhando em um departamento que é afetado pelo problema. Por exemplo, um evento kaizen para aumentar o lead time em 50% pode incluir indivíduos de vendas, fabricação, programação e remessa. A ideia é que a equipe considere todas as visões do problema. Uma equipe interfuncional será capaz de entender o impacto de todas as decisões em todas as outras áreas.

Os eventos Kaizen são normalmente conduzidos para melhorias significativas. A declaração de missão declara claramente os resultados esperados. Por exemplo, a declaração de missão pode ser “reduzir o desperdício na Linha 4 de 8% para 4%”.

A equipe kaizen geralmente atende primeiro as instruções, o brainstorming de ideias e o desenvolvimento de planos de ação. Os kaizens geralmente seguem a metodologia PDCA (Plan-Do-Check-Act). Como o modelo PDCA sugere, uma vez que as ações são planejadas, elas são realizadas, verificadas e ações são tomadas com base nos resultados. O ciclo PDCA é continuado até que o problema esteja suficientemente resolvido. Leia mais sobre isso em Gemba Kaizen: Uma abordagem de senso comum para uma estratégia de melhoria contínua, segunda edição .

As equipes de Kaizen devem reunir seus próprios fatos, observando os problemas ou problemas por si mesmos. As observações mostram muitos problemas que não podem ser detectados visualizando relatórios e dados. Uma vez que a equipe kaizen tenha obtido melhorias, a maioria dos grupos fará uma apresentação para a gerência.

Kaizens frequentemente resultam em novas maneiras de realizar tarefas ou conduzir negócios. Procedimentos, tarefas, deveres e sequências podem ser alterados. Geralmente, é necessário que a equipe trabalhe com as posições afetadas até que todos os trabalhos se tornem padronizados (outro termo enxuto). Se o novo processo não for padronizado, é comum que as pessoas voltem aos antigos procedimentos confortáveis. Geralmente, leva algum tempo para obter o máximo de melhoria através da prática dos novos procedimentos.

Alguns eventos kaizen resultam em mais trabalho sendo feito com menos pessoas. É importante em qualquer implementação de manufatura enxuta não colocar as pessoas fora do trabalho. As implementações de manufatura enxuta mais bem-sucedidas levam as pessoas ao “5-S” ou a outra equipe de trabalho até que a empresa cresça e precise delas em outras áreas. À medida que esse processo continua, uma empresa acabará produzindo muito mais produtos com a mesma quantidade de funcionários.

Se uma empresa reduzir seu número de funcionários como resultado de eventos de fabricação enxuta e kaizen, o processo de melhoria não será sustentado. As pessoas simplesmente não trabalham sozinhas e certamente não ajudarão uma empresa a eliminar seu trabalho.É importante celebrar e compartilhar o sucesso dos eventos kaizen. Não se esqueça de envolver as pessoas cujos empregos mudaram. Eles ajudaram a tornar a empresa melhor e merecem compartilhar a comemoração.

Virgilio F. M. dos Santos

Virgilio F. M. dos Santos

Sócio-fundador da FM2S, formado em Engenharia Mecânica pela Unicamp (2006), com mestrado e doutorado na Engenharia de Processos de Fabricação na FEM/UNICAMP (2007 a 2013) e Master Black Belt pela UNICAMP (2011). Foi professor dos cursos de Black Belt, Green Belt e especialização em Gestão e Estratégia de Empresas da UNICAMP, assim como de outras universidades e cursos de pós-graduação. Atuou como gerente de processos e melhoria em empresa de bebidas e foi um dos idealizadores do Desafio Unicamp de Inovação Tecnológica.