Ser gestor requer qualificação e desenvolvimento de habilidades comportamentais 
Carreira

02 de fevereiro de 2022

Última atualização: 31 de outubro de 2022

Ser gestor requer qualificação e desenvolvimento de habilidades comportamentais 

O gestor ou líder é responsável por interpretar os objetivos da empresa, agir com base em planejamento, organização, liderança e controle. Essa é uma definição simples e direta. Mas, convenhamos, ser gestor envolve questões que vão além dessas. No passado, bastava ter competência técnica para assumir o cargo. Hoje em dia, são necessárias qualidades comportamentais diversas, além de visão estratégica, poder de análise, resiliência e mais.  As qualidades de um líder que se destaca são bastante complexas. Segundo o filósofo, professor e palestrante Mario Sergio Cortella, “a liderança é uma autoridade que se constrói pelo exemplo, pela admiração, pelo respeito”. Neste texto, vamos falar do conceito de gestor. Assim como os desafios que envolvem a função e o que se espera de alguém que deseja seguir essa carreira. 

O que é ser um gestor?

Ainda é possível encontrar pessoas que assumem esse papel com foco apenas em dar ordens. Afinal, o ato de “mandar” está ligado ao poder. No entanto, ser um gestor vai muito além de dar ordens, tem a ver com guiar, delegar, orientar, gerar motivação e trabalho em equipe. Ou seja, quem está à frente da gestão precisa criar um elo entre os funcionários e a organização na qual estão inseridos. Desse modo, uma integração que é fundamental para atingir o sucesso. No século 20, Jules Henri Fayol definiu o gestor como alguém apto a interpretar os objetivos apontados pela empresa a fim de alcançar resultados para se manter no mercado. Fayol foi um engenheiro de minas, em suas pesquisas, defendeu que a função administrativa deve ser feita por toda a hierarquia de uma instituição. Não apenas por aqueles que ocupam cargos de alto escalão.  As áreas possíveis da gestão se aplicam ao RH, Contábil, Jurídico, Executivo, Operacional, Marketing e outras. Mas, diferente de um gerente, que tem a função de coordenar um setor específico, agir de maneira mais racional e determinar os processos; o gestor, deve planejar como isso vai funcionar. Além disso, vai alinhar a equipe para garantir que a atividade proposta aconteça, seja como estrategista ou agente de mudanças.

Características de um bom gestor

Cortella defende que a liderança não é dom, mas virtude. Isso quer dizer que não é um traço com que as pessoas nascem, mas habilidades que podem ser adquiridas. Indicamos algumas delas: 

1 Empatia para poder lidar melhor

Esse é um sentimento que faz parte da construção de um bom líder, além de fortalecer a autoridade diante da equipe. É importante partilhar das necessidades dos envolvidos no trabalho, compreender seus sonhos e projetos. Quando se é capaz de inspirar as pessoas ao redor, fica mais fácil gerar resultados positivos.

  2 Humildade para reconhecer erros

Por mais que nenhum colaborador deseje cometer falhas no ambiente corporativo, é inevitável que elas aconteçam. Para os gestores vale o mesmo raciocínio. Ser humilde a ponto de reconhecer os próprios erros demonstra a vulnerabilidade necessária para lidar com pessoas. 

3 Percepção apurada

Essa qualidade não diz respeito apenas à intuição. Mas, a um gestor que está sempre se atualizando, sabe interpretar fatos, dados, e observa o que está dando certo é muito mais. É alguém “rápido no gatilho”, que detecta ameaças e está pronto para combatê-las. 

4 Saber delegar tarefas

Muitos empreendedores – seja de que área forem – sentem dificuldades de delegar tarefas, sobretudo quando deixam de ser uma pequena empresa e crescem com seus negócios. É algo compreensível, afinal, eles estavam acostumados a fazer tudo sozinhos. Mas aqui vai a dica: não é possível participar de todas as atividades operacionais, nem microgerenciá-las. Delegue, oriente, supervisione, mas, deixe que as pessoas cumpram com suas demandas. 

5 Capacidade de gerenciar conflitos

Saber como separar questões pessoais e profissionais são o ponto-chave dessa característica. O gestor precisa ser um bom moderador, capaz de ouvir o que os envolvidos no conflito têm a dizer. Entretanto, jamais deve tomar partido ou se envolver de forma emocional. Por isso, o foco deve estar no problema a ser resolvido e não nas afinidades. 

6 Confiança na tomada das decisões

Nem sempre os planos saem como esperado, mas um bom gestor precisa ser ágil e assertivo. É necessário confiar em suas decisões, mas, às vezes, consultar os colaboradores que podem contribuir com opiniões qualificadas é um caminho. Isso fortalece a figura da liderança. 

7 Monitorar resultados

O gestor precisa acompanhar se metas estão sendo alcançadas, se existes gargalos de tempo, se o clima organizacional é favorável e mais. Ou seja, com base em indicadores pré-definidos junto à empresa é possível analisar se o planejamento e sua execução foram eficientes. 

Quais os desafios dos gestores?

Além das habilidades que esse profissional precisa ter, ele também enfrenta alguns desafios em sua jornada.  Ter conversas difíceis, como apontar um comportamento equivocado que determinado colaborador tem no ambiente de trabalho, é um exemplo. Lidar com desempenho não satisfatório também não é fácil. Ao identificar o problema, quanto mais rápido for oferecido um feedback, melhor será o solucionado o problema.  O mesmo vale para a necessidade de dispensar alguém de sua função. É comum, que esse seja o papel do RH, mas pode ser que o gestor precise participar da conversa contribuindo com a avaliação desse funcionário. É imprescindível que isso seja feito com clareza, de maneira respeitosa e dentro da lei. Diante desses desafios, permanecer motivado também não é das tarefas mais fáceis. A principal sugestão é não gastar tempo pensando sobre o que não está funcionando a menos que seja seu papel consertar. 

Como se tornar um gestor?

Esse é um cargo cuja concorrência é alta. Os colaboradores olham para o posto como se fosse uma premiação. Por outro lado, o indivíduo que a recebe necessita reunir competências para desempenhar as tarefas exigidas e estar disposto a enfrentar os desafios aqui citados. Por mais que seja um clichê, dizer que ninguém nasce pronto é a mais pura verdade. Ao longo da vida, as pessoas desenvolvem sua personalidade e se capacitam das mais diversas formas. Neste caso, estudar e buscar o aperfeiçoamento constante são atitudes que precisam fazer parte da rotina de quem deseja ser um gestor.  Mostrar-se comprometido com o local de trabalho, confiável e comunicativo é o primeiro passo. Com uma visão global da empresa, que permita entender os seus processos de organização, também é possível sair na frente. 

Em busca de qualificação

Quantas vezes você já parou para fazer uma autocrítica sobre a sua carreira? Consegue separar algum tempo para participar de capacitações, cursos, consumir conteúdos que ajudem na sua qualificação? Se isso ainda não faz parte do seu dia a dia – ou pelo menos dos seus planos futuros – talvez seja o momento de começar.  Na FM2S, valorizamos muito qualquer iniciativa cujo foco seja o desenvolvimento pessoal e profissional. Por isso, oferecemos e-books, cursos gratuitos e outros pagos, que visam ampliar oportunidades a partir do conhecimento. O curso “Formação Para a Primeira Liderança” é exemplo: nele, abordamos a transição de liderado para líder, impactos das atitudes negativas dessa posição, instruções sobre comunicação e feedback e mais.

Leia mais:

Equipe FM2S

Equipe FM2S

A FM2S Educação acelera a carreira profissional de seus alunos