Excel: que problemas eu posso resolver com ele?
Análise de dados

07 de setembro de 2016

Última atualização: 25 de janeiro de 2023

Excel: que problemas eu posso resolver com ele?

Como o Excel me ajuda nos problemas?


Se você leu a última postagem da FM2S, talvez esteja pensando: "tudo bem, aprendendo estas ferramentas do Excel eu terei um diferencial, e não sentirei mais a pressão no ambiente de trabalho, mas cá entre nós, o que afinal eu faço com isso? Não seria melhor aprender algo que de fato me acrescente, que resolva meus problemas do dia a dia?"


Com certeza, é uma questão pertinente, afinal o brasileiro está apertado em suas contas... As notícias dizem que as perspectivas melhoraram, mas se você gosta de analisar os dados, viu que a melhora é uma retração de "apenas 3,1%", se acompanha as notícias, viu que a Fiat acaba de encerrar sua operação em Minas Gerais e que a JBS fechou um frigorífico no estado de São Paulo, colocando mais 500 pessoas - juntamente com suas 500 famílias - no desespero do desemprego. Fora isso, se você reside em uma grande cidade, todo mês precisa gastar mais de 1000 reais com aluguel de um apartamento apertado, e se vive longe, precisa pagar uma fortuna com a gasolina, mais cara que a média internacional, e já deve estar pensando no próximo IPVA...



Vale a pena um curso de Excel?


Primeiro ponto, tenha em mente que seu esforço será recompensado. Aproveitar para se tornar o mais capacitado possível fará com que você esteja preparado tanto para a calmaria quanto a tempestade que vier no futuro. Fora que sua posição, adquirida com tanta dedicação, será muito mais sólida agora.


Em segundo lugar, você começou a ver onde o Excel pode ser útil, e nem percebeu: o Excel pode ser uma excelente ferramenta para você fazer seu planejamento financeiro. Liste as despesas que você sabe que terá, como os impostos, coloque em uma célula o dinheiro que você tem que pode ser gasto - claro, tente manter uma reserva de segurança e contingência. Agora, o Excel já removeu do seu total o que você tem que guardar para pagar os impostos e as contas e, a cada novo gasto que você tiver, ele irá subtrair do seu total. O Excel já resolveu o seu primeiro problema, e talvez o mais fundamental: seu planejamento financeiro em um momento difícil.



Como pensar em melhoria e Excel?


Suponha que você não irá realizar nenhum projeto de melhoria em uma organização. Por que não realizá-lo na sua própria casa? Utilize nossa planilha de projetos de melhoria  para guiá-lo e parta para seu próprio projeto! Comece vendo o que está consumindo mais energia elétrica. O Excel vai te ajudá-lo com a ferramenta do gráfico de Pareto, que você encontra já pronta em nossa planilha de análise de defeitos: o "defeito" será cada um dos equipamentos , e o resultado te mostrará exatamente quais estão pesando em sua conta.


Faça a mesma análise para cada coisa que consome energia na sua casa. Pegue suas contas de água dos últimos meses. Faça a análise de normalidade, e caso sejam normais, construa o gráfico de controle, com nossa planilha: o Excel acaba de te ajudar mais uma vez, e vai permitir que você verifique se existe uma causa especial na sua conta, se ela está variando normalmente, ou se você se encontra numa tendência de crescimento da conta de água. E você pode fazer ainda mais: use o Excel para controlar quais alimentos estão na sua dispensa, e quais precisam ser comprados. Temos pronta para você uma planilha de gestão de estoques, baseada na metodologia de Kanbans do Lean, que permitirá um controle melhor também dessas contas.



Mas funciona para todo projeto?


Claro que este mesmo projeto pode ser aplicado a qualquer setor em que um profissional autônomo trabalhe, e em muitos da indústria: contenção de gastos é sempre importante, e pode ser a diferença para poupar empregos de vários profissionais importantes. Além disso, o Excel pode ser a ferramenta que você precisa para construir gráficos e analisar dados, visando impressionar sua chefia de uma forma elegante e convincente.


Automatizar cálculos, monitoramento de indicadores, entender os principais problemas e criar gráficos de forma rápida são questões comuns às mais diversas profissões. Até mesmo aqueles que conhecem linguagens de programação podem utilizar o suporte do software para criar códigos compartilhando toda a interface gráfica do Excel, com as chamadas macros.


São tantos os recursos quanto quão longe vai sua criatividade para resolver seus problemas. Sendo assim, mais que um diferencial em sua carreira, aprender Excel te poupará tempo e te protegerá de falhas. Além disso, são tantos os usuários e de tantos perfis diferentes que praticamente quase todo o "Como fazer esta coisa no Excel" encontra resposta no Google, inclusive na página oficial da Microsoft, que apresenta um enorme banco de dados de perguntas respondidas.



Mas como eu faço?


Para ajudá-lo nesta caminhada, a FM2S está preparando para os próximos dias um novo treinamento para seu portfólio, um curso de Excel totalmente voltado ao Seis Sigma e às ferramentas da Qualidade e de Gestão de Projetos, no qual as principais ferramentas do Excel são ensinadas não de uma maneira puramente teórica, mas a partir de cases e exemplos comuns aos mais diversos setores e profissões, mostrando como são vastas as aplicações tanto do Excel quanto do Seis Sigma.


E claro, a qualidade de sempre da FM2S em fornecer o maior embasamento possível. Sabemos que no momento atual, seus recursos, principalmente seu tempo, estão escassos... Sendo assim, por que não adquirir, de uma vez só, uma certificação Seis Sigma e uma certificação em Excel? Como diz o ditado... "é matar dois coelhos com uma cajadada só".


Virgilio F. M. dos Santos

Virgilio F. M. dos Santos

Sócio-fundador da FM2S, formado em Engenharia Mecânica pela Unicamp (2006), com mestrado e doutorado na Engenharia de Processos de Fabricação na FEM/UNICAMP (2007 a 2013) e Master Black Belt pela UNICAMP (2011). Foi professor dos cursos de Black Belt, Green Belt e especialização em Gestão e Estratégia de Empresas da UNICAMP, assim como de outras universidades e cursos de pós-graduação. Atuou como gerente de processos e melhoria em empresa de bebidas e foi um dos idealizadores do Desafio Unicamp de Inovação Tecnológica.