Como construir a autoconfiança? Prepare-se para o sucesso!

autoconfiança
07 de julho de 2019
Última modificação: 07 de julho de 2019

Autor: Paula Louzada
Categorias: Blog, Carreira

Como construir a autoconfiança? Prepare-se para o sucesso!

A autoconfiança é extremamente importante em quase todos os aspectos de nossas vidas, mas muitas pessoas lutam para encontrá-lo. Infelizmente, isso pode ser um círculo vicioso: as pessoas que não têm autoconfiança podem achar difícil obter sucesso.

A maioria das pessoas reluta em apoiar um projeto que está sendo lançado por alguém que estava nervoso, desajeitado e excessivamente apologético. Por outro lado, você pode ser persuadido por alguém que fala com clareza, que mantém a cabeça erguida, que responde a perguntas com segurança e que prontamente admite quando não sabe alguma coisa.

Pessoas confiantes inspiram confiança nos outros: seu público, seus colegas, seus chefes, seus clientes e seus amigos. E ganhar a confiança dos outros é uma das principais maneiras pelas quais uma pessoa autoconfiante encontra sucesso.

A boa notícia é que a autoconfiança realmente pode ser aprendida e construída. E, quer você esteja trabalhando em sua própria confiança ou construindo a confiança das pessoas ao seu redor, vale a pena o esforço!

O quão confiante você parece para os outros?

Seu nível de autoconfiança pode se mostrar de várias maneiras: seu comportamento, sua linguagem corporal, como você fala, o que você diz e assim por diante. Observe as seguintes comparações de comportamento confiante comum com comportamento associado à baixa autoconfiança. Quais pensamentos ou ações você reconhece em si mesmo e nas pessoas ao seu redor?

Comportamento Confiante

  • Fazer o que você acredita estar certo, mesmo que os outros zombem ou critiquem você por isso.
  • Estar disposto a assumir riscos e esforçar-se para conseguir coisas melhores.
  • Admitir seus erros e aprender com eles.
  • Esperar que os outros o parabenizem pelas suas realizações.
  • Aceitar elogios graciosamente. “Obrigado, eu realmente trabalhei duro nesse prospecto. Estou feliz que você reconheça meus esforços. ”

Comportamento associado à baixa autoconfiança

  • Governar seu comportamento com base no que outras pessoas pensam.
  • Ficar na sua zona de conforto, temendo o fracasso e, assim, evitar correr riscos.
  • Trabalhar duro para encobrir erros e esperando que você consiga resolver o problema antes que alguém perceba.
  • Exaltar suas próprias virtudes o mais frequentemente possível para o maior número possível de pessoas.
  • Dispensar elogios sem compromisso. “Oh esse prospecto não era nada realmente, alguém poderia ter feito isso.”

Como você pode ver nesses exemplos, a baixa autoconfiança pode ser autodestrutiva e, muitas vezes, se manifesta como negatividade. Pessoas confiantes geralmente são mais positivas – acreditam em si mesmas e em suas habilidades, e também acreditam em viver a vida ao máximo.

O que é autoconfiança?

Duas coisas principais contribuem para a autoconfiança: autoeficácia e autoestima.

Adquirimos uma sensação de autoeficácia quando nos vemos dominando habilidades e alcançando metas que importam nessas áreas de habilidades. Essa é a confiança de que, se aprendermos e trabalharmos duro em uma área específica, teremos sucesso; e é esse tipo de confiança que leva as pessoas a aceitar desafios difíceis e a persistir diante de contratempos.

Isso se sobrepõe à ideia de auto-estima, que é um senso mais geral de que podemos lidar com o que está acontecendo em nossas vidas e que temos o direito de ser felizes. Em parte, isso vem do sentimento de que as pessoas ao nosso redor nos aprovam, o que podemos ou não ser capazes de controlar. No entanto, também vem da sensação de que estamos nos comportando virtuosamente, de que somos competentes no que fazemos e de que podemos competir com sucesso quando colocamos nossa mente nisso.

Como construir a autoconfiança?

Tornar-se mais confiante é prontamente possível contanto que você tenha o foco e a determinação para realizar as coisas. E o que é ainda melhor é que as coisas que você fará para aumentar sua autoconfiança também criarão sucesso – afinal, sua confiança virá de conquistas reais e sólidas.

Então, aqui estão os nossos três passos para a autoconfiança, para os quais usaremos a metáfora de uma jornada: preparando-se para sua jornada; estabelecendo-se; e acelerando para o sucesso.

Passo 1: Preparando-se para a sua jornada

O primeiro passo envolve preparar-se para a sua jornada para a autoconfiança. Você precisa fazer um balanço de onde você está, pensar sobre onde você quer ir, obter a mentalidade certa para a sua jornada e comprometer-se a começar e ficar com ela.

Na preparação para a sua jornada, faça estas cinco coisas:

Veja o que você já conquistou

Pense em sua vida até agora e liste as dez melhores coisas que você alcançou em um “Registro de Conquistas”. Talvez você tenha chegado ao topo em um teste ou exame importante, tenha desempenhado um papel importante em uma equipe importante, produzido os melhores números de vendas em um período, feito algo que fez a diferença na vida de outra pessoa ou entregue um projeto que significou muito seu negócio.

Coloque-os em um documento formatado de maneira inteligente, que você pode ver com frequência. E depois passe alguns minutos por semana aproveitando o sucesso que você já teve!

Pense nos seus pontos fortes

Em seguida, use uma técnica como a Análise SWOT para dar uma olhada em quem e onde você está. Analisando seu Registro de conquistas e refletindo sobre sua vida recente, pense no que seus amigos considerariam ser seus pontos fortes e fracos. Destes, pense nas oportunidades e ameaças que você enfrenta.

Pense no que é importante para você e aonde você quer ir

Pense sobre as coisas que são realmente importantes para você e o que você quer alcançar com sua vida.

Definir e atingir metas é uma parte fundamental disso, e a confiança real vem disso. A definição de metas é o processo que você usa para definir metas e avaliar o sucesso dessas metas.

Informe sua configuração de metas com sua análise SWOT. Estabeleça metas que explorem seus pontos fortes, minimize suas fraquezas, perceba suas oportunidades e controle as ameaças que você enfrenta.

E tendo definido os principais objetivos em sua vida, identifique o primeiro passo em cada um deles. Certifique-se de que é um passo muito pequeno, talvez levando mais de uma hora para ser concluído.

Comece a gerenciar sua mente

Neste estágio, você precisa começar a gerenciar sua mente. Aprenda a pegar e derrotar a conversa interna negativa que pode destruir sua confiança.

Comprometa-se com o sucesso!

A parte final da preparação para a jornada é fazer uma promessa clara e inequívoca a si mesmo de que você está absolutamente comprometido com sua jornada, e que fará tudo ao seu alcance para alcançá-la.

Se você estiver fazendo isso, você encontra dúvidas que começam a aparecer, escrevê-las e desafiá-las com calma e racionalidade. Se eles se dissolverem sob escrutínio, isso é ótimo. No entanto, se eles forem baseados em riscos reais, certifique-se de definir metas adicionais para gerenciá-los adequadamente.

Passo 2: Estabelecendo a autoconfiança

Construa o conhecimento que você precisa para ter sucesso

Analisando suas metas, identifique as habilidades necessárias para alcançá-las. E veja como você pode adquirir essas habilidades com confiança e bem. Não aceite apenas uma solução simples, boa o suficiente – procure uma solução, um programa ou um curso que o prepare totalmente para alcançar o que você deseja alcançar e, idealmente, lhe dê um certificado ou qualificação que você possa se orgulhar do.

Concentre-se no básico

Quando você está começando, não tente fazer nada inteligente ou elaborado. E não alcance a perfeição – apenas aprecie fazer coisas simples com sucesso e bem.

Defina pequenas metas e alcance-as

Começando com os objetivos muito pequenos que você identificou na etapa 1, adquira o hábito de defini-los, alcançá-los e celebrar essa conquista. Não faça metas particularmente desafiadoras nesta fase, apenas adquira o hábito de conquistá-las e celebrá-las.

Continue a gerenciar sua mente

Fique em cima desse pensamento positivo, continue celebrando e aproveitando o sucesso e mantenha essas imagens mentais fortes.

Por outro lado, aprenda a lidar com o fracasso. Aceite que erros acontecem quando você está tentando algo novo. De fato, se você adquire o hábito de tratar os erros como experiências de aprendizado, pode (quase) começar a vê-los de uma forma positiva.

Passo 3: Acelerando para o sucesso

Esta é a hora de começar a se alongar. Faça os objetivos um pouco maiores e os desafios um pouco mais difíceis. Aumentar o tamanho do seu compromisso. E estenda as habilidades que você comprovou em arenas novas, mas estreitamente relacionadas.

Contanto que você continue se alongando o suficiente, mas não muito, você encontrará sua autoconfiança crescendo rapidamente. Além do mais, você terá conquistado sua autoconfiança – porque você terá colocado o enxerto duro necessário para ter sucesso!

A definição de metas é, sem dúvida, a habilidade mais importante que você pode aprender para melhorar sua autoconfiança. Se você ainda não leu e aplicou nosso artigo de definição de metas, pode lê-lo aqui.

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