Ideação: que tal um Brainstorm diferente para gerar múltiplas soluções?
Melhoria de Processos

31 de dezembro de 2018

Última atualização: 25 de janeiro de 2023

Ideação: que tal um Brainstorm diferente para gerar múltiplas soluções?

Por que criar várias soluções?

Ao resolver um problema de projeto, sempre há muitas boas soluções possíveis. Se você se concentrar em apenas um antes de olhar para as alternativas, é quase certo que você está negligenciando uma solução melhor. Bons designers tentam gerar tantas soluções possíveis quanto possível antes de escolher uma que achem melhor. Mesmo nas ideias de design "selvagens e loucas" que você acaba rejeitando, podem ter algumas peças que podem melhorar outros designs.

Como a ideação gera várias soluções?

A ideação, também conhecida como geração de ideias, é o processo criativo de desenvolvimento de ideias. Inicie a ideação depois de ter escolhido qual problema de design que deseja resolver e tenha feito sua pesquisa de plano de fundo, incluindo a análise de soluções existentes. Se você ainda não pesquisou as soluções existentes, faça isso antes de iniciar a ideação. As soluções existentes são um ótimo lugar para começar a fase de ideação do seu processo, porque elas oferecem uma plataforma inicial para as ideias.

Gerar muitas ideias é importante para resolver seu problema de design, portanto, siga estas regras-chave! Uma regra fundamental para uma ideação de sucesso não é um limite. Comece enorme. Não se limite a apenas uma ou duas grandes ideias, e não tenha medo de pensar fora da caixa. Nenhuma solução é impossível durante a fase de ideação, então considere até mesmo as ideias mais loucas. Chegará um tempo mais tarde, quando você pesará suas ideias umas contra as outras, com base em quão fáceis elas são para implementar, mas ainda não. A ideação é o momento perfeito para deixar de lado todo o julgamento e ver quantas soluções de design você pode criar!

# 1 Regra da Ideação: Não se contente com a sua primeira ideia!

Se você acha que tem uma ótima solução para o seu problema desde o início, pode ficar tentado a manter essa ideia original. Mesmo que seja a maneira mais perfeita, sem dúvida, a melhor possível para resolver o seu problema - não pare por aqui! Consertar sua primeira ideia é um erro terrível, porque ela interrompe seu processo criativo antes que ele tenha a chance de continuar. Você nunca sabe quais ideias novas podem se ramificar da sua ideia original ou quais ideias novas podem vir para você ao longo do tempo, então você tem que dar ao processo (e a si mesmo) uma chance.

A lista contém muitas técnicas criativas para ajudá-lo a criar ideias de design.

[caption id="attachment_9110" align="aligncenter" width="828"]Design Thinking Clique para baixar a Apostila Grátis de Design Thinking[/caption]

Como criar ideias para novas soluções?

Soluções Existentes

As soluções existentes para o seu problema (ou problemas semelhantes) são uma das melhores fontes para criar alternativas de projeto. Estudar esses projetos lhe dará ideias criativas.

  • As melhores características das soluções existentes podem ser combinadas de novas maneiras?
  • Duas soluções inteiras podem ser combinadas para formar uma solução melhor?
  • Há peças faltando em projetos existentes que, se adicionados, podem tornar os projetos mais bem-sucedidos?

Faça a si mesmo estas perguntas e veja que novas ideias você pode criar.

Analogias para novas soluções

Ao comparar seu problema de projeto a uma situação completamente diferente, você poderá notar soluções que nunca teriam surgido de outra forma. Tente criar analogias entre seu problema de design e objetos aleatórios e pessoas. Por exemplo, pergunte a si mesmo:

  • Como o meu problema de design é [objeto ou problema aleatório]?
  • Como eu resolveria meu problema usando um [objeto aleatório]?
  • Como [pessoa, empresa ou grupo aleatório] resolveria meu problema?

Escolha objetos aleatórios e pessoas para criar essas analogias. Mesmo que elas pareçam não estar relacionadas, a analogia forçará a sua mente a ter ideias para se adequar aos casos específicos dos objetos aleatórios e das pessoas.

Exemplo: imagine que você está criando uma lancheira melhor para os alunos. Experimente estas analogias para desencadear novas e interessantes ideias de design ...

Analogia: Como projetar uma lancheira utilizando a mesma regra de projetar um hotel?

Resposta: Ao projetar um hotel, você precisa projetar para as pessoas que ficarão nele. Pense nos móveis, nas decorações, no tamanho dos quartos, etc. Tente aplicá-los à sua lancheira. E quanto ao tamanho da lancheira? Há algum componente que você possa adicionar à sua lancheira para servir como recursos semelhantes a móveis? A comida na lancheira precisa de mobília para se sentar? Você pode nunca ter considerado essas ideias sem comparar uma lancheira a um hotel.

Analogia: Como eu projetaria uma lancheira usando um skate?

Resposta: Você pode criar uma lancheira com rodas, uma lancheira que possa ser anexada a um skate ou um skate que tenha um compartimento para guardar comida ou uma lancheira que possa amarrar no fundo dos pés de alguém. Todos estes são projetos de lancheira que você pode nunca ter considerado!

Analogia: Como o Facebook criaria uma lancheira?

Resposta: O Facebook pode criar uma lancheira com a qual você possa tirar fotos ou uma lancheira que tenha uma tela de computador no interior. Todos estes são projetos de lancheira que você pode nunca ter pensado!

Debate para soluções

O brainstorm em grupo é uma ótima maneira de gerar muitas e muitas ideias. Pergunte aos seus amigos, pais e parentes se eles estariam dispostos a ajudá-lo a debater ideias para o seu problema de design. Reunir algumas dessas pessoas em conjunto por 30 minutos a uma hora e informá-los sobre o seu problema de design. Então, deixe o resto para discussão! Tenha em mente:

  • Menos de cinco ou seis pessoas por sessão de brainstorm são as melhores.
  • Nenhum julgamento! Nenhuma ideia é má ideia durante a ideação.
  • As notas post-it são uma ótima maneira de as pessoas mostrarem suas ideias ao grupo.
  • Você deve anotar todas as ideias mencionadas em seu caderno de projetos.

Esboçar e Rabiscar para levantar soluções

Você pode criar ótimas ideias usando todas as técnicas listadas, mas a ideação não está completa sem esboçar e rabiscar. O desenho é uma maneira ideal de expressar suas ideias e conectar visualmente várias ideias umas às outras. Desenhe tudo em sua mente! Mesmo que a ideia não esteja totalmente desenvolvida, tente desenhá-la e ver como ela se parece. Esboce todas as ideias que você já criou usando outras técnicas de ideação. Ao esboçar, você verá novos aspectos dessas ideias e poderá criar ainda mais.

"Durma com isso!"

A ideação não é uma atividade de um dia. Na verdade, deve ser a fase mais longa de todo o seu processo de design. Portanto, não sinta que precisa encontrar sua solução perfeita de uma só vez. Gere ideias até você sentir como você ficou sem ideias. Depois, durma e volte para a ideação no dia seguinte ou alguns dias depois. Você ficará surpreso com quantas ideias a mais você conseguir criar!

Virgilio Marques Dos Santos

Virgilio Marques Dos Santos

Sócio-fundador da FM2S, formado em Engenharia Mecânica pela Unicamp (2006), com mestrado e doutorado na Engenharia de Processos de Fabricação na FEM/UNICAMP (2007 a 2013) e Master Black Belt pela UNICAMP (2011). Foi professor dos cursos de Black Belt, Green Belt e especialização em Gestão e Estratégia de Empresas da UNICAMP, assim como de outras universidades e cursos de pós-graduação. Atuou como gerente de processos e melhoria em empresa de bebidas e foi um dos idealizadores do Desafio Unicamp de Inovação Tecnológica.