Melhoria de Processos

17/03/2019

Última atualização: 31/10/2022

Matriz Ansoff: por que você precisa utilizar essa ferramenta?

O que é a Matriz Ansoff?

A Matriz Ansoff foi desenvolvida por H. Igor Ansoff e publicada pela Harvard Business Review em 1957, em um artigo intitulado "Estratégias para Diversificação". Isso deu a gerações de profissionais de marketing e líderes empresariais uma maneira rápida e simples de pensar sobre os riscos do crescimento.

Às vezes chamada de Product / Market Expansion Grid, a Matriz mostra quatro estratégias que você pode usar para crescer. Também ajuda a analisar os riscos associados a cada um deles. A ideia é que, cada vez que você entrar em um novo quadrante (horizontal ou vertical), o risco aumenta.

[caption id="attachment_19303" align="aligncenter" width="459"] Matriz Ansoff[/caption]

A matriz corporativa de Ansoff

Vamos examinar cada quadrante da Matriz Ansoff em mais detalhes.

A penetração no mercado, no quadrante inferior esquerdo, é a mais segura das quatro opções. Aqui, você se concentra em expandir as vendas de seu produto existente em seu mercado atual: você sabe que o produto funciona e o mercado oferece algumas surpresas para você.

O desenvolvimento de produtos, no quadrante inferior direito, é um pouco mais arriscado, porque você está introduzindo um novo produto no mercado existente. Com o desenvolvimento do mercado, no quadrante superior esquerdo, você está colocando um produto existente em um mercado totalmente novo. Você pode fazer isso encontrando um novo uso para o produto ou adicionando novos recursos ou benefícios a ele.

A diversificação, no quadrante superior direito, é a mais arriscada das quatro opções, porque você está introduzindo um produto novo e não testado em um mercado totalmente novo que talvez não seja totalmente compreendido.

Como usar a ferramenta?

É bastante simples usar a Matriz Ansoff para avaliar os riscos associados a várias opções estratégicas.

Etapa 1: analise suas opções

Em seguida, trace as abordagens que você está considerando no Matriz. A tabela abaixo ajuda você a pensar em como você pode classificar diferentes abordagens.

Etapa 2: gerenciar riscos

Realizar uma análise de risco para obter uma melhor compreensão dos perigos associados a cada opção. (Se houver muitos deles, dê prioridade a eles usando um gráfico de impacto / probabilidade de risco.) Em seguida, crie um plano de contingência que aborda os que você está mais propenso a enfrentar.

Etapa 3: escolha a melhor opção

Até agora, você pode ter uma noção de qual opção é a certa para você e sua organização. Você pode ter certeza de que é realmente o melhor com uma última etapa: usar uma Matriz de Decisão para ponderar os diferentes fatores em cada opção e fazer a melhor escolha.

Usando uma matriz Ansoff de nove caixas

Alguns profissionais de marketing usam uma grade de nove caixas para uma análise mais sofisticada. Isso coloca produtos "modificados" entre os existentes e os novos (por exemplo, um sabor diferente do molho de macarrão existente em vez de lançar uma sopa) e "expande" os mercados entre os existentes e os novos (por exemplo, abrir outra loja em uma cidade vizinha, em vez de expandir internacionalmente).

Isso é útil, pois mostra a diferença entre a extensão do produto e o desenvolvimento real do produto, e também entre a expansão do mercado e a entrada em mercados genuinamente novos.

No entanto, tenha cuidado com as três "opções" em vinho, pois elas envolvem a tentativa de fazer duas coisas ao mesmo tempo sem o único benefício de uma verdadeira estratégia de diversificação: escapar completamente de uma recessão em um mercado de produto único.

Figura 2: A grade de nove caixas

[caption id="attachment_19304" align="aligncenter" width="500"] Ansoff Nove Blocos[/caption]

Quais os pontos chave da Matriz Ansoff?

H. Igor Ansoff desenvolveu a Matriz Ansoff em 1957. Ela oferece uma maneira simples e útil de pensar sobre o crescimento. A Matriz descreve quatro possíveis caminhos para o crescimento, que variam em risco:

Para usar a Matriz, plote suas opções no quadrante apropriado. Em seguida, examine os riscos associados a cada um deles e desenvolva um plano de contingência para abordar os riscos mais prováveis. Isso ajudará você a fazer a melhor escolha para sua organização.