Metodologia-Científica
Material de apoio

24/06/2022

Última atualização: 02/12/2022

Metodologia científica: qual sua importância?

Podemos dizer que a metodologia científica trata-se de um conjunto de processos dentro de uma pesquisa ou trabalho acadêmico. Esta metodologia promove autenticidade e valor científico, bem como confiabilidade. 

 

O objetivo de qualquer pesquisa a partir de uma metodologia será de avaliar uma situação e propor uma solução. Pesquisas e trabalhos científicos sempre têm por objetivo trazer algo novo que resolva determinado problema.  Tais métodos irão variar de pesquisa para pesquisa, mas há como generalizar certos termos dentro do assunto. 

 

É muito importante conhecer melhor a respeito disso, principalmente se você estiver desenvolvendo uma pesquisa ou trabalho acadêmico (ou até mesmo se estiver enfrentando problemas complexos no trabalho).

Metodologia científica e sua importância

É importante que a metodologia científica se adéque ao seu projeto em especial. Ao estabelecer métodos adequados e segui-los a risca você estará garantindo maior autenticidade dos resultados, trazendo confiança ao seu trabalho.  

 

A partir do momento que não há uma padronização não há como realizar comparações entre situações, o que faz com que a sua pesquisa perca veracidade.  Por isso, antes de começar a colocar a “mão na massa”, pense a respeito dos métodos que você pretende seguir. 

 

 Como já dito anteriormente, é difícil generalizar determinadas coisas sobre metodologia científica, porém há certos aspectos que as pesquisas têm em comum. 

 

A seguir você entenderá um pouco mais sobre esse universo e, também, como elaborar a sua metodologia científica

Procedimento técnico de pesquisa

As pesquisas podem ser categorizadas de diferentes formas e a depender daquilo que você irá produzir ela se encaixará em alguns dos segmentos. Vamos conhecer um pouco mais sobre essas categorias: 

Pesquisa bibliográfica

Este tipo de pesquisa é realizada a partir de outras pesquisas. Livros, artigos, entrevistas, etc. podem ser usados para compor a pesquisa. É uma compilação e análise de diversos estudos sobre o tema.

Pesquisa documental

A pesquisa documental pode ser confundida com a Pesquisa Bibliográfica e, de fato, ambas são parecidas. Na verdade, o que realmente difere uma da outra é a fonte de informações. No caso da pesquisa documental as referências são a partir de ofícios, diários, cartas e regulamentos.

Estudo de caso

O estudo de caso é um tipo de pesquisa cuja metodologia científica é bem cansativa e complexa na maioria das vezes. O conceito é explorar fatos reais e, a partir deles, formular hipóteses e teorias para explicar a situação.

Estudo de coorte

Neste caso é feito um estudo com um grupo de pessoas que possuem características em comum, sendo o objetivo conseguir construir uma amostra.

Levantamento

É feito um levantamento direto com o público. Após as respostas é feita uma análise quantitativa de todas as informações adquiridas para se chegar ao resultado ou avaliação desejada.  O censo, por exemplo, é uma pesquisa feita através do método de levantamento.

Pesquisa experimental

A Pesquisa Experimental é, como o próprio nome já sugere, um experimento com algum objetivo que sofre com diferentes variáveis.  O objetivo é analisar quais são as mudanças de acordo com a intensidade de cada variável que é aplicada ao objetivo.

Pesquisa Ex-Post Facto

A Pesquisa do tipo ex-post Facto não é das mais conhecidas, mas se refere a uma pesquisa realizada a partir de um fato passado. A pesquisa avalia fatos que ocorrera no passado e seus desdobramentos no futuro.

Pesquisa de campo

A Pesquisa de Campo é, literalmente, no campo! É uma forma de pesquisa que há a necessidade de coletar informações in loco.  Por exemplo, um geólogo está querendo encontrar ouro em determinada região. Para isso ele precisa ir até lá e realizar uma pesquisa de campo.

Pesquisa participante

Este tipo de pesquisa pode ser um pouco mais difícil de entender o conceito. Aqui, o próprio objeto analisado também fará a análise da pesquisa. Por exemplo: pode estar havendo uma pesquisa sobre determinada comunidade e a mesma também irá avaliar o andamento.  É uma metodologia científica que exige boa padronização para que o resultado seja assertivo. 

Método Científico

Depois de pensar no tipo de pesquisa que você irá escolher para realizar os seus estudos é preciso definir o metodologia científica.  Ou seja, precisa escolher o caminho sistemático que será seguido para chegar a determinada conclusão.  Assim como diferentes tipos de pesquisa, também há diferentes tipos de métodos científicos. Veja quais são eles:

Método dedutivo

Neste caso os dados são usados para trazer conclusões a determinados casos específicos. Ou seja, a partir de algo mais generalizado é deduzido um tratamento específico. 

Método indutivo

Já o método indutivo é baseado na experiência individual e específica, passando ela para uma visão mais geral.  Para ficar mais claro, vamos a um exemplo: as pesquisas de intenção de voto não representam todo o Brasil, mas o seleto grupo entrevistado “responde” por todas as intenções de voto.

Método tipológico

Neste caso há a criação de um modelo ou tipo perfeito de estudo para entender os fenômenos sociais mais complexos.  Método histórico Neste caso são avaliados acontecimentos históricos para compreender algo que acontece atualmente. Por exemplo, estudar o que aconteceu na ditadura do Brasil e suas consequências no mundo de hoje.

Método comparativo

A base deste método, como o próprio nome sugere, é a comparação entre dois ou mais pontos para se chegar a uma conclusão. 

Como desenvolver a metodologia científica?

Já pensou qual será a metodologia científica usada para o seu próximo trabalho? Ainda está com dúvidas? Aqui nós vamos te ajudar a direcionar os seus trabalhos:

Defina o tema 

Apesar de parecer uma dica óbvia, é importante salientar que a primeira coisa a ser feita é escolher o tema. 

Bibliografia do tema

Depois você irá fazer uma pesquisa bibliográfica. O que será que já tem sobre este tema? Quais são as pesquisas previamente realizadas que tem sentido para o seu estudo? É importante saber o que já foi produzido e o que há para produzir. Lembrando que é imprescindível a citação da referência. 

Problema de pesquisa

Qual é o problema da sua pesquisa? O que ela irá responder para as pessoas que chegarem a lê-la? É importante compreender qual é o ponto focal da sua pesquisa. 

Justificativa da sua pesquisa

Além de identificar o problema ele também deve ser relevante. Ou seja, o que as pessoas estariam ganhando com esse estudo? A novidade ou solução que será desenvolvida afeta a comunidade de alguma maneira?

Objetivo da pesquisa

A partir do objetivo da pesquisa você saberá qual é o melhor modelo a ser escolhido. O tema irá ditar muito sobre essa escolha também.

Abordagem da pesquisa

Como os dados serão analisados? Haverá uma avaliação quantitativa ou qualitativa? 

 

 Essas pequenas perguntas irão te direcionar para escolher uma metodologia científica adequada. Lembrando que as coisas podem mudar ao decorrer da pesquisa. Caso o método não esteja parecendo funcionar, você pode começar de novo se houver tempo (talvez haja a necessidade de outras informações).  

 

Enfim, este foi um pouco sobre a metodologia científica e suas principais características. Pense bem no seu tema, no que você gostaria de fazer, qual resultado pretende chegar e, a partir daí, definir quais serão os próximos passos. A metodologia científica exige muita disciplina e atenção, caso contrário os resultados poderão ser comprometidos.  

Leia mais:

Equipe FM2S

Equipe FM2S

A FM2S Educação acelera a carreira profissional de seus alunos