Melhor certificação Six Sigma: qual você deve escolher?
Six Sigma Green Belt

04 de agosto de 2021

Última atualização: 31 de outubro de 2022

Melhor certificação Six Sigma: qual você deve escolher?

Ter conhecimento sobre a metodologia Six Sigma é um grande investimento para sua carreira. Isso pois, com a certificação, você se torna mais valorizado pelas empresas, aumenta sua eficiência e, dessa forma, tem mais chances de conseguir cargos mais altos e um maior desenvolvimento profissional.

Quer saber qual é a melhor certificação Seis Sigma para você? Conheça neste artigo todos os cursos para se tornar um expert na metodologia.

O que é Six Sigma?

O Six Sigma é uma metodologia de melhoria de processos e controle de qualidade, que se baseia em fatos e dados para apontar os erros ou defeitos e, a partir disso, delimitar mudanças que vão gerar melhorias. Essa metodologia enfatiza a melhoria do tempo de ciclo e, ao mesmo tempo, reduz os defeitos de fabricação, ou seja,  o sistema é um método para trabalhar mais rápido com menos erros.

Consolidada na década de 1980, essa metodologia vem desde então ajudando empresas nos mais diversos segmentos a melhorar a sua competitividade e produtividade. Tradicionalmente, ela emprega uma série de ferramentas de análise de processos e de dados, e com o tempo, todos os conceitos foram lapidados e se transformaram. Hoje em dia essa metodologia utiliza de ferramentas da qualidade como Diagrama de Pareto, Fluxogramas, Ciclo PDCA, Kaizen, 5S, DMAIC, Scrum. entre outros. Além disso, também incorpora diversas ferramentas do Lean em sua prática cotidiana, junção comumente chamada de Lean Six Sigma.

Como funciona a certificação Six Sigma?

A metodologia e certificação Six Sigmas são divididas em etapas de conhecimento. São os chamados Belts, em que são divididos nos seguintes estágios:

Para entender melhor veja nosso vídeo que se aprofunda um pouco mais sobre este assunto.

 

Qual é a melhor certificação Six Sigma?

É difícil dizer qual é a melhor certificação Six Sigma. No entanto, podemos avaliar qual é mais adequada para cada pessoa, em relação ao que deseja desenvolver em determinado momento.

As diferenças entre os níveis Belt tem relação ao nível de atuação, dessa forma, os White Belts atuam mais no nível operacional, os Yellow no nível de supervisão, já os Green, Black e Master Black no nível mais gerencial.

Cada nível Belt é complementar ao outro. Ou seja, se um aluno está estudando o curso Yellow Belt, vai aprender tudo que o White Belt sabe, junto dos conteúdos do novo nível. Dessa forma, não há uma sequência obrigatória e nem restrições entre as certificações Six Sigma.

Portanto, confira as particularidades de cada nível e qual se encaixa melhor para você:

Certificação White Belt

Este é o primeiro curso na formação Seis Sigma e a introdução a tudo. Com ele, você vai ser capaz de entender perfeitamente o que é a metodologia e saber quais os benefícios que a sua aplicação pode trazer à empresa.

Dessa forma, você terá condições de, no meio de uma reunião importante, entender e falar sobre indicadores, análise de dados, PDSA, método, mudanças, foco e todos os termos que demonstrarão o conhecimento sobre o Lean Six-Sigma. E com isso, novas portas irão se abrir em sua carreira.

A FM2S disponibiliza já há algum tempo a Certificação White Belt de maneira 100% online e gratuita. Confira:

Certificação Six Sigma  White Belt

Certificação Yellow Belt

A certificação Yellow Belt abrange conceitos de análise e melhoria de processos. Essa certificação torna o aluno apto a analisar criticamente os processos, eliminando desperdícios, desconexões e problemas crônicos na empresa.

Dessa forma, o curso é ideal para quem realiza projetos de baixa complexidade, que não dependem de muitas interações com outros processos, organizações e departamentos. Além disso, estes projetos também possuem a característica de serem de rápida implementação, com prazos em torno de 3 meses. 

Certificação Green Belt

O Green Belt é a certificação mais conhecida do Lean Six-Sigma. Nela, são abordados conceitos fundamentais para melhoria de processos e resultados nas empresas. Dessa forma, o profissional se torna apto a transformar uma grande quantidade de dados em informações valiosas para a tomada de decisão. E, a partir disso, analisar criticamente os processos, eliminando desperdícios, desconexões e problemas crônicos entre eles. 

Portanto, um profissional, ao certificar-se Green Belt, torna-se a referência em solução de problemas na organização em que atua, passando a ser reconhecido pela excelência.

Certificação Black Belt

O Black Belt é um especialista na metodologia Lean Six-Sigma. O profissional após a certificação Black Belt, passa a ter um sólido conhecimento das ferramentas dessa metodologia, além do gerenciamento de pessoas que o capacita para coordenar projetos de melhoria que irão impactar os indicadores da organização.

Não é surpresa que o termo “faixa preta” veio das artes marciais. Isto se deu, pois assim como no karatê ou no judô, para chegar lá você precisará de muita autoconfiança e conhecimento, que é o resultado de muito treinamento e de experiências reais de aplicação. 

Portanto, todo modelo de melhoria e as diversas ferramentas estatísticas serão aplicadas a todo momento, para garantir que o conhecimento seja internalizado e os projetos sejam um sucesso.

Certificação Master Black Belt

Master Black Belt é alguém com uma incrível habilidade de liderar, inovar e demonstrar seu profundo comprometimento com a prática e com o avanço da melhoria. Além de tudo que o Black Belt sabe, o Master deverá ser capaz de planejar e desdobrar os objetivos da organização em projetos, ter competências funcionais, gerir programas e projetos e ser um ótimo professor e mentor.

Dentre as habilidades desenvolvidas, estão a seleção e priorização de projetos por meio das ferramentas de planejamento estratégico, avaliando os objetivos de curto, médio e longo prazo e os riscos de cada um. Além disso, deverá realizar apresentações formais da seleção dos projetos, identificando o progresso e seu status até sua conclusão.

Também será capaz de coletar feedbacks e dados de várias fontes para identificar e desenvolver projetos Six Sigma que irão de encontro às necessidades dos clientes, eliminando as barreiras dos processos ou trabalho em equipe. Além disso, também é fundamental saber comunicar-se para os diferentes públicos, explicando os projetos e soluções, estimulando a participação ou resolvendo divergências entre a equipe.

Por trabalharem grande parte do tempo com melhoria, é delegada a estes profissionais a tarefa de treinar e mentorar os participantes de projetos Six Sigma. Portanto, é deles a função de desenvolver, revisar e entregar as informações, treinamentos ou ajuda necessária para os projetos, baseado nas necessidades de análises.

Como acelerar sua carreira com o Six Sigma?

Ter conhecimento sobre a metodologia Six Sigma e saber como aplicá-la terá um impacto muito positivo em sua carreira. Pois, a capacidade de colocar a certificação em seu perfil mostra sua competência em habilidades analíticas e de entendimento de negócios. Dessa forma, a certificação Six Sigma faz com que o profissional se destaque no mercado de trabalho.

Além disso, você será capaz de operar com diversas ferramentas para análise de dados, identificando a causa-raiz dos problemas de uma empresa e, a partir disso, desenvolver e implementar resoluções que trarão as devidas melhorias. 

Dessa forma, com a certificação você poderá concorrer a vagas que exijam os conhecimento sobre Lean Six-Sigma e, após empregado poderá se destacar, disseminando a cultura da melhoria no ambiente de trabalho e trazendo soluções reais para o desenvolvimento da empresa.

 

Equipe FM2S .

Equipe FM2S .

Esse blog foi escrito por um membro da equipe FM2S