Como melhorar a autoconfiança e 5 erros que devem ser evitados

melhorar a autoconfiança
21 de outubro de 2019
Última modificação: 21 de outubro de 2019

Autor: Paula Louzada
Categorias: Blog, Carreira

Como melhorar a autoconfiança e 5 erros que devem ser evitados

Você entra em uma entrevista com uma postura tímida e dá um aperto de mão fraco ao seu entrevistador. Você se senta e começa a responder perguntas sobre si mesmo. A pessoa com quem você está falando ouve medo em sua voz. Você fica confuso e esquece uma parte essencial do seu trabalho anterior ao explicar suas responsabilidades. Quando você sai do prédio, percebe que há poucas chances de conseguir esse novo emprego e talvez precise aprender como melhorar a autoconfiança.

Agora imagine o cenário oposto completo. Você entra em uma sala com um grande sorriso no rosto e uma saudação amigável. Depois de dar um forte aperto de mão, começa uma pequena conversa e a discutir seu histórico. Seu entrevistador ouve confiança em sua voz e acredita que você se encaixaria bem na empresa. O melhor de tudo é que você recebe uma oferta no final da entrevista!

Qual a diferença entre o primeiro e o segundo cenário? Na segunda entrevista, você possuía muito mais confiança e capacidade de liderança. Você já se perguntou como melhorar a autoconfiança? Abaixo, você pode aprender mais sobre maneiras de aumentar sua autoconfiança para poder utilizar na próxima entrevista ou obter uma nova promoção.

1. Trabalhe na sua postura e linguagem corporal

Uma estratégia-chave que impressionará seu gerente e colegas de trabalho é a postura correta e a linguagem corporal correta. Você descobrirá que a diferença entre uma pessoa confiante e uma com baixa auto-estima pode ser vista literalmente em sua postura. Alguém que sorri e se ergue parece muito mais autoconfiante, enquanto alguém que se encolhe e faz uma careta no rosto não parece ter nenhuma tenacidade.

Da próxima vez que você entrar em uma sala, tente puxar os ombros para trás e sorrir para seus colegas de trabalho. Isso torna as pessoas ao seu redor mais confortáveis ​​e mais propensas a retribuir seu sorriso e saudação. Não se esqueça de fazer contato visual e conversar de maneira lenta e clara com as pessoas ao seu redor.

2. Realize afirmações

Se você está se perguntando como melhorar a autoconfiança a longo prazo, a melhor maneira é mudar completamente sua própria perspectiva de valor próprio. As afirmações são comentários positivos e benéficos que você diz a si mesmo. A realização de afirmações pode ajudá-lo a obter maior autoconfiança. Se você acha que sua aparência não é satisfatória, diga o que gosta de você mesmo diante de um espelho.

Você também pode fazer perguntas positivas, como “Por que sou tão bom no meu trabalho?”. Depois, você terá que encontrar respostas para essa pergunta. Por exemplo, você pode perceber que está sempre na hora do trabalho e conclui todas as suas tarefas dentro do prazo. Realizar afirmações positivas mudará sua própria perspectiva sobre o tipo de pessoa que você é e ajudará você a aprender como melhorar a autoconfiança a longo prazo.

3. Comemore suas realizações

A melhor maneira de melhorar sua autoconfiança é se concentrar nas pequenas e grandes realizações, em vez de se preocupar com todos os pequenos erros que você pode ter cometido no passado. Não deixe de tomar um drinque com um amigo ou colega de trabalho se você foi promovido ou recebeu um aumento. Compre um cupcake ou até um jantar se você fez um ótimo trabalho em uma tarefa. Reconhecer suas realizações dará a você o impulso de autoconfiança necessário.

4. Participe do autocuidado

Você descobrirá que ter confiança em si mesmo é muito mais fácil se você participar do autocuidado. Ter uma boa saúde física e mental é fundamental para aumentar sua confiança. Dormir o suficiente, comer alimentos saudáveis ​​e nutritivos e exercitar-se regularmente fazem parte de cuidar bem de si mesmo. Isso lhe dará mais energia e você se sentirá mais confiante sobre o seu valor próprio.

5. Ajude outras pessoas na sua comunidade

Às vezes, a melhor maneira de esquecer suas fraquezas é se concentrar em ajudar os outros, oferecer seu tempo como voluntário e retribuir à sua comunidade.

De fato, causar impacto na vida de outra pessoa por meio do voluntariado pode dar a você o impulso de confiança necessário para conseguir um novo emprego ou obter essa promoção. Você pode orientar um adolescente para ajudá-lo a ter um futuro melhor e descobrir que tem mais segurança em si mesmo. Ao pesquisar como melhorar a autoconfiança, você descobrirá que o voluntariado pode ser muito útil.

6. Visualize seu futuro

Outra grande estratégia para melhorar as habilidades de liderança e confiança é participar das visualizações. Essencialmente, isso significa que você tentará ver uma imagem de si mesmo que o deixará satisfeito e feliz com quem você é como pessoa.

Pessoas com baixa auto-estima, no entanto, veem uma imagem ruim de quem são e essa imagem geralmente está incorreta quando comparada à realidade. Como tal, você deve passar alguns minutos todas as manhãs pensando em si mesmo como um indivíduo bem-sucedido, extrovertido e agradável. Isso irá ajudá-lo a assumir a personalidade que você deseja e obter maior auto-estima.

Seguir essas estratégias-chave pode ajudá-lo a ter maior segurança em si mesmo. No entanto, geralmente existem vários erros que as pessoas cometem que podem levá-los a perder a confiança em si mesmos. Abaixo, descrevemos os erros que você deve evitar para manter a autoconfiança.

Cinco erros a evitar para obter maior sucesso e ter mais autoconfiança

1. Dar muita atenção a rejeições/respostas negativas

Se você recebeu rejeições após entrevistas ou mesmo foi demitido de um emprego, enfatizar isso e se preocupar com cada rejeição reduzirá apenas sua auto-estima. Elle Kaplan, CEO e fundadora da LexionCapital, escreveu para a fonte de notícias Medium que as pessoas confiantes esperam ser rejeitadas várias vezes, mas não investem muito nessas rejeições e podem avançar mais rapidamente.

Se você tem medo de rejeições, verá que corre menos riscos e tem medo de assumir coisas novas que podem levar a mais demissões. Ser rejeitado várias vezes não significa que você não é bem sucedido em sua carreira e pessoas com alta autoconfiança percebem isso.

2. Esquecer de expandir sua base de habilidades

Se estiver faltando uma série de habilidades necessárias para sua carreira, como liderar uma equipe ou habilidades de gerenciamento de projetos, você provavelmente terá uma baixa auto-estima e se preocupará com a falta de conhecimento para ter sucesso em seu trabalho. Para ter maior autoconfiança, é vital construir sua base de conhecimentos e expandir sua base de habilidades.

Você pode começar fazendo uma aula noturna na faculdade comunitária local ou comprando um livro sobre o assunto em que está interessado. Ler e estudar ajudará você a expandir sua base de habilidades e melhorar sua auto-estima.

3. Acreditar que os outros têm mais sucesso

Costumamos pensar que outras pessoas são mais seguras, bem-sucedidas, felizes etc. Você pode pensar que um amigo ou colega de trabalho é quase perfeito e melhor em seu trabalho do que você. No entanto, esse padrão de pensamento geralmente é uma percepção errônea. De fato, outras pessoas podem estar preocupadas com suas próprias falhas e provavelmente não estão prestando atenção a quaisquer falhas que você possa ter.

A melhor coisa que você pode fazer para superar esse medo de que os outros tenham mais sucesso é lembrar-se de que seus colegas de trabalho são seres humanos com falhas como você. Tente se considerar igual às pessoas ao seu redor e ficará menos ansioso e mais confiante no trabalho.

4. Preocupar-se com coisas fora de seu controle

“E se houver muito trânsito e eu acabar trabalhando tarde no meu primeiro dia?”

“E se começar a chover e minha roupa nova ficar completamente molhada?”

Estas são algumas preocupações comuns que podem estar arruinando sua autoconfiança. Muitas pessoas com baixa auto-estima geralmente têm preocupações que estão fora de seu controle. No entanto, se você deseja ter maior autoconfiança, é fundamental parar de se preocupar com o que não pode controlar, de acordo com o artigo da psicoterapeuta Amy Moran no Psychology Today.

5. Diálogo Interno Negativo

Pessoas que não têm autoconfiança costumam ter pensamentos muito malévolos sobre si mesmos. Elas se preocupam com os erros que cometem e têm um diálogo interno muito negativo. Você pode acreditar que ser duro consigo mesmo o leva a se esforçar da próxima vez, mas provavelmente diminui sua auto-estima.

Se você cometer algum erro, tente aprender com ele e seguir em frente. Não fique obcecado com seus defeitos e, em vez disso, pense em seus pontos fortes e tente ter um diálogo interno mais positivo. Isso o ajudará a melhorar suas habilidades gerais de autoconfiança e liderança.

Se você evitar esses cinco erros e seguir as seis dicas acima para melhorar sua autoconfiança, terá uma vida mais feliz e muito mais bem-sucedida. Isso reduzirá sua ansiedade, elevará seu humor e o ajudará a alcançar o que deseja da vida. Sua saúde mental agradecerá.

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