Melhoria de Processos

29/11/2018

Última atualização: 25/01/2023

PPCP: o que é e como implementar na produção?

Planejamento e controle da Produção

O que é o PPCP: Planejamento e Controle da Produção?

Para uma operação eficiente, eficaz e econômica em uma unidade fabril de uma organização, é essencial integrar o PPCP (sistema de planejamento e controle da produção). O planejamento da produção e o controle subsequente da produção seguem a adaptação do design do produto e a finalização de um processo de produção.

O planejamento e controle da produção abordam o problema fundamental da baixa produtividade, gerenciamento de inventário e utilização de recursos.

O planejamento da produção é necessário para agendamento, envio, inspeção, gerenciamento de qualidade, gerenciamento de estoque, gerenciamento de suprimentos e gerenciamento de equipamentos. O controle de produção garante que a equipe de produção possa alcançar a meta de produção exigida, a utilização ideal dos recursos, o gerenciamento da qualidade e a redução de custos.

Planejamento e controle da produção é um ingrediente essencial para o sucesso de uma unidade operacional.

Quais os benefícios do PPCP Planejamento e Controle da Produção?

Os benefícios do planejamento e controle da produção são os seguintes:

O que é o Planejamento da Produção?

O planejamento da produção é uma parte do planejamento e controle da produção que lida com conceitos básicos sobre o que produzir, quando produzir, quanto produzir, etc. Envolve uma visão de longo prazo no planejamento geral da produção. Portanto, os objetivos do planejamento de produção são os seguintes:

Um planejamento de produção bem pensado garante que o processo geral de produção seja simplificado, proporcionando os seguintes benefícios:

O planejamento de produção cuida do planejamento de produtos e do planejamento dos processos por meio de duas estratégias básicas. O planejamento da produção é feito em três diferentes níveis dependentes do tempo, ou seja:

O que é o Controle de produção?

O controle de produção procura utilizar diferentes tipos de técnicas de controle para obter um desempenho ideal fora do sistema de produção, a fim de atingir as metas gerais de planejamento de produção. Portanto, os objetivos do controle de produção são os seguintes:

As vantagens do controle de produção robusto são as seguintes:

O controle de produção não pode ser o mesmo em toda a organização. O controle de produção depende dos seguintes fatores:

O planejamento e o controle da produção são essenciais para o prazer do cliente e o sucesso geral de uma organização.

Quais as características do planejamento de produção?

Você precisa entender que durante o planejamento de produção, você está olhando para a visão de longo prazo desse sistema de produção dentro da empresa e, portanto, é necessário garantir que sua peça de planejamento de produção contenha os objetivos de:

Com isso, seu planejamento de produção está cuidando de:

[caption id="attachment_17170" align="aligncenter" width="700"] Ferramentas da Qualidade[/caption]

Roteirização no Planejamento e Controle da Produção

Esse aspecto do planejamento abrange a rota exata que o produto ou materiais tomará enquanto estiver na linha de produção. Toda a operação é cuidadosamente planejada e projetada, e seu caminho e ordem sequencial são estabelecidos e acordados. É nesse estágio que o uso de máquinas e o recurso certo são levados em consideração. A quantidade envolvida no trabalho da máquina contra a mão de obra é determinada e planejada.

No caso da roteirização, durante o planejamento dessa etapa, é essencial entender que essa etapa incentiva os gerentes de projeto a encontrar a melhor e mais econômica linha de trabalho que as operações precisam passar. A gestão da qualidade é assegurada dentro das tarefas desta etapa.

Agendamento no Planejamento e Controle da Produção

Este estágio serve para determinar o tempo necessário em torno do processo, máquinas e recursos para concluir uma tarefa, atividade ou etapa específica. Esses passos individuais são então amalgamados e o tempo total para uma operação é determinado, dando ao gerente de projeto informações suficientes para traçar um plano eficiente para criar e empacotar produtos na linha.

A priorização é outro fator que é dada a devida importância nesta etapa. O fluxo de trabalho e os padrões baseados no tempo e na prioridade são determinados aqui.

Carregamento no Planejamento e Controle da Produção

Aqui é onde a execução do agendamento e roteirização ocorrem. A carga em cada ponto da rota e o início-fim de uma atividade ou operação é verificada para ajuda e suporte de recursos. A atribuição de pessoal de trabalho individual ocorre neste estágio e a eficiência do processo é colocada em teste. O que já foi feito é comparado a um cenário ideal e as simulações são feitas com base nelas. O teste revelará a natureza do trabalho e quanto mais rápido você pode, como gerente de projeto, pode permitir que o processo vá além de sua capacidade atual.

Controle de produção

Uma vez implementado o plano de produção, manter os processos sob controle e em linha é o papel do controle de produção. Isso garante que haja um certo nível de monitoramento no fluxo de trabalho de produção e nos recursos que estão funcionando de acordo com o fluxo de trabalho. Ajustes em caso de qualquer desvio podem ser feitos durante o controle de produção. Etapas e medidas são previstas e colocadas em ação para que a produção tome sempre o caminho pretendido e estabelecido durante a fase de planejamento da produção.

Quais os Benefícios do Planejamento e Controle da Produção (PPC)?

Quais as limitações do planejamento e controle da produção (PPCP)