Melhoria de Processos

09/07/2019

Última atualização: 31/10/2022

Matriz TOWS: estratégias a partir de uma análise interna-externa

O que é a Matriz TOWS?

O Matriz TOWS é uma variante da ferramenta de negócios clássica, Análise SWOT. TOWS e SWOT são siglas para diferentes arranjos das palavras Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças.

Ao analisar o ambiente externo (ameaças e oportunidades) e seu ambiente interno (pontos fracos e fortes), você pode usar essas técnicas para pensar sobre a estratégia de toda a sua organização, um departamento ou uma equipe. Você também pode usá-los para pensar em um processo, uma campanha de marketing ou até mesmo com suas próprias habilidades e experiências.

Nosso artigo sobre análise SWOT ajuda você a executar uma análise SWOT / TOWS completa. Em um nível prático, a única diferença entre o TOWS e o SWOT é que o TOWS enfatiza o ambiente externo, enquanto o SWOT enfatiza o ambiente interno. Em ambos os casos, esta análise resulta em uma Matriz SWOT (ou TOWS) como a mostrada abaixo:

Neste artigo, veremos como você pode estender seu uso de SWOT e TOWS para pensar em detalhes sobre as opções estratégicas abertas a você. Embora essa abordagem possa ser usada tão bem com o SWOT quanto o TOWS, ela é mais frequentemente associada ao TOWS.

TOWS: identificando opções estratégicas

A análise SWOT ou TOWS ajuda você a entender melhor as escolhas estratégicas que você enfrenta. (Lembre-se de que "estratégia" é a arte de determinar como você "ganhará" nos negócios e na vida.) Isso ajuda a fazer e a responder as perguntas sobre como você irá:

Um próximo passo da análise, geralmente associado à Matriz TOWS focado externamente, ajuda a pensar nas opções que você poderia seguir. Para fazer isso, você combina oportunidades externas e ameaças com seus pontos fortes e fracos internos, conforme ilustrado na matriz abaixo:

Matriz de alternativas estratégicas TOWS

Matriz TOWS 1982 Heinz Weihrich, Ph.D.

Isso ajuda você a identificar alternativas estratégicas que abordam as seguintes perguntas adicionais:

Como usar a ferramenta Matriz TOWS?

Etapa 1: elabore uma Planilha SWOT e faça uma análise TOWS / SWOT, registrando suas descobertas no espaço fornecido. Isso ajuda você a entender quais são seus pontos fortes e fracos, além de identificar as oportunidades e ameaças que você deve observar.

Etapa 2: elabore uma Planilha de Opções Estratégicas do TOWS e copie as principais conclusões da Planilha SWOT.

Etapa 3: para cada combinação de fatores ambientais internos e externos, considere como você pode usá-los para criar boas opções estratégicas:

Nota: o quadrante do WT - fraquezas e ameaças - está preocupado com estratégias defensivas. Coloque-os no lugar para se proteger da perda, mas não confie neles para criar sucesso. As opções que você identifica são suas alternativas estratégicas, e estas podem ser listadas no quadrante apropriado da planilha do TOWS.

 

Dica: quando você tem muitos fatores a considerar, pode ser útil construir uma matriz que combine forças e fraquezas individuais com as oportunidades e ameaças individuais que você identificou. Para fazer isso, você pode construir uma matriz para cada quadrante (SO, ST, WO e WT).

Isso ajuda você a analisar com mais profundidade as opções mais promissoras. Observe as novas alternativas que você identificar na planilha Alternativas Estratégicas do TOWS.

 

Etapa 4: avalie as opções que você gerou e identifique as que oferecem o maior benefício e que melhor alcancem a missão e a visão de sua organização. Adicione-as às outras opções estratégicas que você está considerando.

Dica: veja o curso de Criatividade para obter outras técnicas úteis para entender seu ambiente e analisar suas opções estratégicas. E veja nosso curso Black Belt para obter técnicas para entender essas opções com mais detalhes e decidir entre elas.

 

Pontos chave

A Matriz TOWS é uma ferramenta relativamente simples para gerar opções estratégicas. Ao usá-lo, você pode analisar de maneira inteligente como você pode aproveitar melhor as oportunidades que lhe são oferecidas, ao mesmo tempo em que minimiza o impacto das fraquezas e se protege contra as ameaças.

Usado após análise detalhada de suas ameaças, oportunidades, pontos fortes e fracos, ele ajuda você a considerar como usar o ambiente externo para sua vantagem estratégica e, assim, identificar algumas das opções estratégicas disponíveis para você.