Melhoria de Processos

25/11/2018

Última atualização: 22/05/2023

Manutenção corretiva: o que é e como aplicar?

A manutenção corretiva é o processo de consertar as coisas que estão quebradas ou que não estão funcionando bem. Muitas vezes, é comparada à manutenção preventiva, processo de consertar as coisas antes que elas se quebrem.

Embora a manutenção preventiva seja geralmente mais eficiente em termos de custos e tempo de inatividade de equipamentos, é a manutenção corretiva que ainda continua bastante utilizada em muitas indústrias, especialmente em situações em que o equipamento ou sistema não é crítico para a produção ou segurança.

Neste artigo, nós vamos explorar o que é a manutenção corretiva, seus tipos, benefícios e desvantagens, além de fornecer informações sobre outros tipos de manutenção e como minimizar a necessidade de manutenção corretiva.

O mapeamento de processos é uma técnica usada para visualizar e compreender a estrutura e o fluxo de um processo empresarial.

O que é manutenção corretiva?

Manutenção Corretiva é uma atividade realizada para superar as falhas ou danos encontrados durante o período de manutenção preventiva. Nesse caso, a manutenção corretiva não é programada, porque é feita depois que um componente é danificado e visa restaurar a confiabilidade de um componente ou sistema ao seu estado original.

A manutenção corretiva também é conhecida como interrupção ou execução para manutenção de falha. É feita somente depois que o equipamento ou a máquina é danificada. Se essa estratégia for usada como a principal, haverá um alto impacto das atividades de manutenção não planejadas e do estoque de peças de reposição.

Quais são os tipos de manutenção corretiva?

Quais são as vantagens e desvantagens da manutenção corretiva?

Vantagens

Desvantagens

Quais os objetivos da manutenção corretiva?

Qual a diferença entre a manutenção corretiva e preventiva?

A manutenção corretiva é um tipo de manutenção reativa, que é realizada para corrigir um problema que já ocorreu. É geralmente mais dispendiosa do que a manutenção preventiva, já que pode envolver a substituição de peças caras ou a realização de reparos complexos. Além disso, a manutenção corretiva é geralmente mais demorada, pois requer que o equipamento ou sistema seja interrompido até que o problema seja resolvido.

Neste caso, é um tipo de manutenção proativa, que é realizada para prevenir a ocorrência de uma falha potencial. É geralmente mais econômica do que a manutenção corretiva, pois envolve a realização de inspeções regulares, ajustes e reparos menores antes que ocorra uma falha mais grave.

Quando a manutenção corretiva é necessária?

A manutenção corretiva deve acontecer quando um equipamento ou sistema falha por vários motivos, incluindo desgaste natural, uso indevido, defeitos de fabricação, mau funcionamento de componentes, falta de manutenção preventiva adequada ou condições ambientais extremas. 

Quando um equipamento ou sistema falha, pode causar interrupções no processo produtivo ou até mesmo danos ao equipamento, bem como a possibilidade de ferimentos pessoais ou danos ao ambiente.

Portanto, criar um plano de manutenção é uma forma importante de garantir que um equipamento ou sistema seja reparado e colocado em funcionamento rapidamente após uma falha, minimizando os impactos negativos e restaurando a operação normal do equipamento ou sistema o mais rapidamente possível.

Confira alguns exemplos de manutenção corretiva

Como a manutenção corretiva é realizada?

Como posso minimizar a necessidade de manutenção corretiva?

Realize manutenção preventiva regularmente

A manutenção preventiva ajuda a identificar e corrigir problemas antes que se tornem falhas. Certifique-se de realizar inspeções e manutenções preventivas regulares de acordo com o cronograma recomendado pelo fabricante do equipamento ou sistema.

Treine os operadores corretamente

Garanta que os operadores sejam treinados adequadamente para operar o equipamento ou sistema. Isso pode ajudar a prevenir falhas causadas por erros de operação ou manuseio inadequado.

Mantenha o equipamento limpo

Mantenha o equipamento e o ambiente de trabalho limpos e organizados para reduzir a probabilidade de danos causados por sujeira e poeira.

Monitore as condições de operação

Monitore as condições de operação do equipamento ou sistema, como temperatura, pressão, vibração, nível de fluidos, etc., para detectar problemas precocemente.

Como a tecnologia pode ajudar na manutenção corretiva?

Sensores e monitoramento remoto

Os sensores podem ser instalados em equipamentos e sistemas para monitorar sua condição em tempo real, permitindo que as equipes de manutenção identifiquem e corrijam problemas antes que eles causem falhas. O monitoramento remoto também permite que as equipes de manutenção identifiquem problemas sem precisar estar fisicamente presentes na instalação.

Análise de dados

A tecnologia pode ajudar as empresas a coletar e analisar grandes quantidades de dados para identificar padrões e tendências, permitindo que as equipes de manutenção prevejam e previnam falhas antes que ocorram.

Realidade aumentada

A realidade aumentada pode ajudar as equipes de manutenção a visualizar equipamentos e sistemas de maneira mais clara, permitindo que eles identifiquem problemas e reparem com mais eficiência.

Leia Mais: