Lean Office

05/06/2017

Última atualização: 25/01/2023

Lean Office: como tornar seu escritório Lean e produtivo?

O que é o Lean Office?


Lean Office é a aplicação da filosofia "Lean" aos processos do escritório. No início dos anos 90, a Toyota Manufacturing desenvolveu o conceito de lean, identificando as sete categorias de desperdícios visuais. De acordo com os pioneiros do conceito, um fabricante pode realmente agregar valor aos produtos, eliminando o desperdício nesses processos. Este avanço permeia a fabricação de hoje e agora está começando a ser encontrado em locais fora do chão da fábrica: a como por exemplo, o lean office.


As empresas de fabricação de ponta começaram a reconhecer muitas semelhanças entre suas linhas de fabricação e seus escritórios. Ambas as configurações têm processos e pessoas que produzem saídas do trabalho. Mais importante ainda, ambos têm processos - os quais, deixados sem refinamento, tornam-se desperdícios.


A ideia de um escritório enxuto (lean office) é relativamente nova, e ainda há perspectivas variadas sobre como isso pode ser alcançado com sucesso. A eliminação dos desperdícios em um escritório também é indiscutivelmente mais difícil do que na linha de fabricação, porque a produtividade em um escritório é muito menos quantificável. No entanto, esses seis princípios fundamentais continuam a ser aplicáveis e verdadeiros.



Como os conceitos Lean se aplicaram ao Lean Office?


Olhando para estes dentro de um contexto de escritório, a superprodução poderia se relacionar com muita papelada e muitas aprovações, e o transporte poderia ser algo tão simples como ter um layout mal definido.


Para diminuir os prazos de entrega, os desperdícios devem ser identificados e, como numa fábrica, realizamos o mapeamento de fluxo de valor.


O mapeamento de fluxo de valor permite que os processos do escritório sejam vistos na sua totalidade, desde o momento em que o cliente coloca a ordem até quando um produto é enviado. O primeiro passo é escolher uma "família de produtos", neste caso, alguma forma de ação administrativa, e se os produtos forem classificados corretamente, isso tornará o processo de mapeamento muito mais simples. Dessa forma, o Lean Office começa a tomar forma.




"Seja qual for o problema, é fundamental ter um acordo com o cliente de dentro da organização sobre o que é esse problema antes do início do mapeamento. Caso contrário, é provável que o mapeamento não atinja os problemas reais", James P Womack.



Ao realizar o mapeamento, é importante que pelo menos uma pessoa, ou idealmente uma pequena equipe, percorra todo o fluxo de valores para obter uma imagem precisa. Os dados sobre os horários e onde ocorrem atrasos também são importantes.


Somente uma vez que isso seja concluído, pode começar o mapa de estado futuro, aplicando os princípios básicos para eliminar processos desperdiçados, como aprovações e documentação desnecessárias.



Quais os benefícios do Lean Office?


Aplicar princípios básicos do Lean para um ambiente de escritório pode ter benefícios significativos na melhoria do processo de fluxo de trabalho, como mostra um estudo de caso da Administração Federal de Aviação (FAA).


Os princípios foram aplicados no Escritório Distrital de Normas de Vôo (FSDO) perto de Boston, que tem 30 membros e é responsável pela segurança de voo em Massachusetts - um setor altamente regulamentado que requer grandes quantidades de papelada e aprovações.


No entanto, após o uso do mapeamento de fluxo de valor, o FSDO conseguiu reduzir o tempo necessário para processar uma série de documentos de certificação em 51%.


"Os mapas de fluxo de valor realmente foram uma chave para ajudar os membros da equipe a analisar em conjunto o processo inteiro para ver onde eles queriam concentrar a atenção", explicou Cher Nicholas, consultor da FAA Quality Assurance Staff que conduziu o projeto de Lean Office.


Anteriormente, o escritório armazenava suas informações essenciais em duas pastas na sua biblioteca, o que significava que os documentos nem sempre eram atualizados em ambas as pastas, causando atrasos e a nova correspondência nem sequer era mantida na mesma área.


Agora, o FSDO usa um único sistema de fichário coordenado de cores facilmente rotulado, o que é muito mais fácil de usar e é verificado anualmente para remover qualquer documento antigo e redundante.



Mas no Brasil também é possível o Lean Office?


Sim, certamente. A exemplo do escritório da FAA, implantamos o Lean Office em um escritório de aeroclube, algo extremamente regulamentado. Em menos de um ano, de aplicações dos princípios Lean, foi possível alcançar grandes resultados. Entre eles, o convênio de bolsas com a ANAC, a redução no preço do combustível, a redução nos custos de manutenção e a redução no capital empregado. Assim, os princípios Lean transformaram a operação no escritório.



Quais os princípios do Lean Office?



E como começar a implantar o Lean Office?


Chame a FM2S. Temos uma equipe especializada em Lean Seis Sigma, focada na formação de Especialistas Lean, Green Belts e Black Belts. A equipe, tem produtos exclusivos para transformar seu escritório em um Lean Office completo. Solicite nosso orçamento.