Gestão de Projetos

10/07/2020

Última atualização: 25/05/2023

Como fazer um projeto? Aprenda com 8 dicas simples

Para início de conversa: O que é um projeto, mesmo?

Antes de aprender como fazer um projeto, é uma boa entender com clareza o que ele é. De acordo com a 3ª edição do PMBOK, um projeto é definido como um “esforço temporário com um começo e um fim e deve ser usado para criar um produto, serviço ou resultado único”. Além disso, ele é progressivamente elaborado. O que essa definição significa é que projetos são aquelas atividades que não podem continuar indefinidamente, mas ter um propósito definido.

Um projeto é também uma atividade que atende à criação de um produto ou serviço exclusivo, portanto, as atividades de rotina não podem ser consideradas projetos. Por exemplo, se o seu projeto tiver menos de três meses e menos de 20 pessoas empenhadas nele, talvez você não esteja trabalhando no que é chamado de projeto, de acordo com a definição acima. Em outras palavras, se trata de uma atividade para criar algo único.

As fases de um projeto compõem o ciclo de vida do projeto. Aliás, é bastante indicado e conveniente que os gerentes de projeto dividam-no em fases, de forma que tenham maior controle e rastreamento. Neste post, vamos focar na fase inicial, que é a da sua elaboração. Como se trata de um momento bastante delicado, é preciso ter muita atenção na tomada de decisão. Seu tempo é limitado, portanto escolha seus projetos com sabedoria.

Ser inteligente sobre onde você dedica seus recursos - seu tempo pessoal, energia e finanças, bem como os da sua organização - significa ser inteligente sobre não apenas o gerenciamento de tempo, mas também sobre o gerenciamento de escolhas. Parar para refletir antes colocar um projeto para rodar significa ser proativo e disciplinado.

Mãos na massa: Como fazer um projeto?

Para início de conversa, você precisa saber os elementos essenciais de um projeto para garantir que nada importante fique de fora. Confira-os abaixo:

Como escrever um plano de projeto em 8 etapas simples

Etapa 1: Explique o projeto para as principais partes interessadas, defina metas e obtenha adesão inicial

O primeiro passo em qualquer projeto é definir o "quê" e o "porquê". E vale lembrar que as principais partes interessadas têm influência e autoridade para determinar se um projeto é bem-sucedido e seus objetivos devem ser satisfeitos. Portanto, mesmo se o projeto vier do próprio CEO, ainda é necessária a adesão das partes interessadas.

Então use essa conversa inicial para se alinhar, definir objetivos e determinar o custo do projeto. Nesta parte do processo de planejamento do projeto, discuta as necessidades, expectativas e estabeleça linhas de base para o escopo, orçamento e cronograma do projeto. Isso cria uma base sólida para o seu plano de trabalho do projeto. Além disso, considere também usar um modelo de plano de projeto para começar.

Perguntas que você deve considerar analisar com as partes interessadas:

Etapa 2: Listar metas e descrever o projeto

Sem metas claras, você descobrirá que os requisitos, tarefas e prazos definidos para o seu plano de trabalho do projeto não têm nenhuma base. No entanto, agora que você tem uma lista das principais necessidades dos stakeholders e sua adesão, comece a atribuí-las a metas.

Tente escrever as metas e conectá-las aos requisitos das partes interessadas que eles atendem. A partir daí, desenvolva a estrutura, os marcos e as tarefas necessárias para atingir esses objetivos.

Etapa 3: Criar um documento de escopo do projeto

Agora que você tem o projeto descrito, suas tarefas alinhadas com as metas e a adesão da equipe, é hora de criar um documento de escopo do projeto detalhando os elementos do projeto listados na etapa acima.

Observe cada entrega e defina a série de tarefas que devem ser concluídas para realizar cada uma. Para cada tarefa, determine o tempo que levará, os recursos necessários e quem será responsável pela execução. Finalize e registre os detalhes do projeto para que todos tenham uma única fonte como parâmetro. Deixe esse documento compartilhável para reduzir a chance de falhas de comunicação.

Etapa 4. Elabore um cronograma detalhado

Com suas metas, tarefas e marcos já descritos, é hora de começar a conectar seu projeto a um cronograma. Um gráfico de Gantt é uma ferramenta útil que ajuda você a visualizar facilmente o desenrolar do seu projeto no decorrer do tempo. É uma linha do tempo interativa que fornece uma visão completa do progresso, do escopo do trabalho e das dependências do projeto.

Dependências são tarefas que precisam ser concluídas antes que outras tarefas possam começar. Ao planejar tarefas, use subtarefas para ajudá-lo a dividir as maiores em outras menores, segundo a lógica de bons checklists. Isso pode facilitar a geração de relatórios e o gerenciamento de recursos. Veja abaixo como você pode dividir essas tarefas:

Uma dica preciosa é sempre garantir que haja lacunas de tempo entre as tarefas. Isso te prepara para eventuais problemas e imprevistos (o que é próximo de certo que vai acontecer).

Etapa 5: Definir funções, responsabilidades e recursos

Para começar, vamos definir o que são recursos: são pessoas, equipamentos ou dinheiro necessário para concluir um projeto. É essencial considerar, nesse momento, a carga de trabalho dos colaboradores e os níveis de estresse a que podem estar submetidos: garanta que eles façam seu trabalho de forma confortável, para evitar esse tipo de problema. Mas como você pode fazer isso?

Ao começar a atribuir tarefas, esclareça as responsabilidades e expectativas de cada pessoa e considere como filtrará as solicitações recebidas que afetam a linha do tempo ou o orçamento. É fundamental saber calcular o valor agregado para monitorar o nível de trabalho concluído em um projeto em relação ao plano.

Etapa 6: Definir o processo de comunicação

Não é de espantar que comunicação e colaboração ineficientes são duas das principais causas de estresse no local de trabalho. Afinal, quando as partes interessadas precisam vasculhar as páginas de e-mails ou solicitar constantemente atualizações, ficam frustradas e a motivação diminui.

Reduza a frustração reunindo todas as partes envolvidas - como, por exemplo, ativos, conversas, tarefas, datas de vencimento, atualizações e relatórios - em um único local, como uma ferramenta de colaboração. Dessa forma, ficam mais fáceis o rastreamento do progresso, o compartilhamento e realização de atualizações e a boa comunicação no geral.

Etapa 7: Planeje-se para caso as coisas ocorram fora do planejado

Mesmo se você é um especialista e já sabe como escrever um plano de projeto, a verdade é que todos os projetos têm reviravoltas. Mas vamos combinar que é isso que os torna divertidos. Você reservou espaço para respirar durante o processo de agendamento, garantiu que todos saibam o seu papel e estabeleceu a comunicação.

Mas, antes de iniciar, sente-se e identifique problemas em potencial, como férias futuras para membros da equipe, feriados ou equipes externas que possam estar envolvidas. Comunique antecipadamente os riscos para que toda a equipe esteja preparada para enfrentá-los.

Etapa 8: Faça um lançamento à altura!

Todo projeto de sucesso precisa de um pontapé inicial. Marque uma reunião rápida com as principais partes interessadas e tenha uma agenda clara. Por fim, seu objetivo deve ser colocar todos na mesma página com objetivos, funções, processos e linha do tempo.

Resumindo:

Agora que você sabe como fazer um projeto, sentiu vontade de ir além com os seus conhecimentos de Gestão de Projetos? Então este curso foi feito pra você!