Seis Sigma

03/09/2017

Última atualização: 25/01/2023

9 Dicas para Não cometer erros no Projeto Six Sigma

Qual é o papel da experiência no Projeto Six Sigma?


Ferramentas e metodologia só impactam a vida do Belt, não diretamente um projeto six sigma. A experiência adquirida com a implementação prática das soluções Six Sigma não tem preço. Uma lista de dicas, ferramentas e sugestões para profissionais de Seis Sigma pode ajudar a evitar muitas armadilhas de gerenciamento de projetos. Portanto, Green Belts e Black Belts: mãos à obra.


Alguns pontos fundamentais para o sucesso do projeto Six Sigma são:




Ponto 1 Projeto Six Sigma


O planejamento do projeto funciona bem: projetos com um período de tempo relativamente curto (por exemplo, três meses) exigem uma abordagem disciplinada para o planejamento. Apenas medir um problema corretamente ou testar uma solução adequadamente pode exigir um tempo considerável, dado que muitos têm picos diários, mensais, trimestrais, anuais e vazões de volumes consideráveis. Ou pode haver outros tipos de variações sazonais.




Ponto 2 Projeto Six Sigma


Determinando o alcance exato do trabalho e os resultados desejados: O escopo de um projeto, sem dúvida, mudará à medida que o líder da equipe ou os membros da equipe desenvolvam uma melhor compreensão do problema. No entanto, é importante que, uma vez que haja uma compreensão básica do problema e tenha sido discutido com o patrocinador do projeto, o escopo deve ser bloqueado. Então, esse escopo só deve ser alterado com o acordo do patrocinador e depois de considerar cuidadosamente os prós e os contras da decisão. Considere estas etapas:




Ponto 3 Projeto Six Sigma


Desenvolver uma compreensão adequada do problema: Obviamente, se os líderes do projeto não entendem os problemas adequadamente, eles não poderão corrigi-los. Os erros mais comuns nesta área são:




Pontos 4 e 5 Projeto Six Sigma


Aproveite ferramentas criativas para desenvolver ideias imaginativas de alta qualidade e alavancar ferramentas de seleção e ferramentas de tomada de decisão para identificar as soluções mais adequadas: uma vez que o problema seja devidamente compreendido, o próximo trabalho é encontrar uma boa solução. Os erros mais comuns cometidos nesta área são:




Evite esses erros para:




Ponto 6 Projeto Six Sigma


Gerenciando as partes interessadas bem, envolvendo-as e planejando seu envolvimento: o grupo de partes interessadas de um projeto desempenhará um papel significativo no sucesso ou no fracasso do projeto. A falta de gerenciamento adequado do grupo de partes interessadas é a causa não técnica do número de falhas no projeto. Os erros comuns incluem:




Evite esses erros para:




Ponto 7 Projeto Six Sigma


Planejando e executando a implementação com grande cuidado: a implementação de mudanças é muitas vezes a fase mais mal gerenciada de qualquer projeto. Esta é claramente a fase mais importante, pois é a fase em que as ideias ganham vida e os benefícios começam a ser realizados. A incapacidade de implementar uma ideia corretamente faz com que todo o trabalho prévio pareça inútil. É irrelevante se uma boa uma ideia não for implementada corretamente.


Os erros comuns aqui são:




Evite esses erros para:




Ponto 8 Projeto Six Sigma


Garantir que os benefícios sejam calculados e extraídos: compreender os benefícios de uma melhoria de projeto é extremamente importante. Além da óbvia importância para o desempenho financeiro da empresa, os benefícios também podem ser uma ferramenta poderosa para usar no gerenciamento de partes interessadas. Compreender os benefícios pode ser difícil, extrair esses benefícios pode ser ainda mais difícil. Se os benefícios de uma melhoria não puderem ser identificados, então só se pode concluir que a alteração que está sendo proposta não é uma melhoria. Portanto, não implemente isso.


Vale lembrar que é impossível ter uma melhoria que não tenha um benefício financeiro.


Os erros comuns nesta área incluem:




Evite esses erros para:




Ponto 9 Projeto Six Sigma


Entregando um produto final completo e sustentável ao negócio: para fechar o projeto, a equipe do projeto precisará ter um produto final que possa ser sustentado pelo negócio sem a intervenção especial do gerente do projeto ou da equipe do projeto.


Os erros comuns aqui incluem:




Evite esses erros para: