5 resenhas de livros incríveis que você não pode deixar de ler
Carreira

14 de setembro de 2018

Última atualização: 25 de janeiro de 2023

5 resenhas de livros incríveis que você não pode deixar de ler

Livro 1: Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes

Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes Em 1989, Stephen Covey mudou para sempre o mundo do autoaperfeiçoamento quando publicou seu livro Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes. Este livro rapidamente se tornou um best-seller internacional e um recurso para quem quisesse melhorar a si mesmo. De executivos de primeira linha a estudantes, o livro de Covey era o livro para ler. Mais de 25 anos depois, Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes continuam sendo um dos livros mais referenciados em seu gênero. Ele estabeleceu o tom não apenas para o segundo livro de Covey, mas para um gênero totalmente novo de literatura. Agora, o trabalho de Covey é usado não apenas no trabalho, mas em casa. Se você quer melhorar o relacionamento com colegas, gerentes ou ter relacionamentos sociais mais frutíferos, Covey dá lições sérias aos seus leitores. Essas lições resistiram mais ou menos ao teste do tempo e permanecem relevantes como base sólida na comunicação interpessoal de hoje.

Livro 2: Como fazer amigos e influenciar pessoas

Como fazer amigos e influenciar pessoas Tem sido dito que Dale Carnegie sabia mais sobre a natureza humana do que qualquer um antes ou depois. Depois de ler como ganhar amigos e influenciar pessoas , eu concordo completamente. Com base na ideia central de que as pessoas têm uma necessidade psicológica fundamental de se sentirem importantes, “ Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas ” detalha três técnicas fundamentais para lidar com pessoas, seis maneiras de fazer pessoas como você, doze maneiras de ganhar pessoas e nove maneiras de mudar as pessoas sem despertar ressentimento ”. Cada um dos princípios discutidos por Carnegie é apresentado de forma clara e memorável, acompanhado por exemplos que ilustram o princípio em ação. Você aprenderá sobre a importância de lembrar nomes, fazer perguntas em vez de dar ordens, falar com os outros sobre seus interesses, enfatizar áreas de concordância, dar às pessoas uma reputação e permitir que as pessoas cheguem às suas próprias conclusões. Por baixo de todas as histórias e anedotas, há uma lição simples e valiosa: se você optar por se interessar genuinamente pelas pessoas com quem trabalha e deixar que elas saibam, elas sempre ficarão felizes em trabalhar com você. Muitas das dicas de Carnegie sobre como trabalhar com pessoas parecem ser senso comum, mas elas são frequentemente desafiadoras para serem colocadas em prática quando você está zangado ou aborrecido, por isso a prática consciente consistente desses princípios é muito importante.

Livro 3: Sonho Grande

livros Se você ainda não sabe, os três senhores apresentados neste livro, através de seus veículos de investimento anteriores e atuais (3G Capital), controlam três das marcas mais icônicas dos EUA - Budweiser, Burger King e agora Heinz. Como eles conseguiram chegar tão longe de sua casa no Brasil é uma história completamente fascinante. Lemann fundou um dos bancos de investimento de maior sucesso no Brasil chamado Garantia, inspirado no poderoso Goldman Sachs e depois vendido para o Credit Suisse. Mais tarde, eles adquiriram um dos maiores varejistas da América do Sul e aprenderam a operá-lo com ninguém menos que o rei do varejo, Sam Walton. Ao longo do caminho, eles também criaram o primeiro fundo de private equity no Brasil chamado GP GP. As principais filosofias de Lemann et al são simples, mas poderosas: 1. Aprender com os melhores (ou seja, a Goldman Sachs como modelo para o Garantia) 2. Usar jovens profissionais inteligentes e famintos e dar-lhes muitas oportunidades para aprender, crescer e enriquecer 3 Adote uma visão de longo prazo com investimentos (aumente o negócio, não os inverta) 4. Assumir empresas inchadas e ineficientes e impor disciplina (metas operacionais e controle de despesas) e gerar forte fluxo de caixa (para pagar dívidas ou pagar dividendos); este conceito foi aplicado na compra da Budweiser, Burger King, e provavelmente também será aplicado à Heinz. Também foi mencionado no livro Repeatability, de Chris Zook. 5. Foco e simplicidade. O trio é conhecido por fazer apenas alguns negócios de cada vez e, em vez disso, se concentrar em obter resultados e gerar fluxo de caixa para cada empresa do portfólio.

Livro 4: O poder do hábito

livros O hábito é a causa de muitos sofrimentos em nossas vidas, seja porque desenvolvemos alguns maus, ou porque outra pessoa projetou cuidadosamente os hábitos para nós. Ao mesmo tempo, o hábito pode ser a fonte de tantas alegrias e momentos felizes. Este livro é sem dúvida um dos livros mais importantes que li até hoje. Este livro não é um típico livro de auto-ajuda, se você estiver procurando por um, mas acho que ainda vale a pena ler, mesmo para os leitores de auto-ajuda. Na pior das hipóteses, pode revelar por que alguns dos livros de auto-ajuda que você leu não funcionaram enquanto outros, e na melhor das hipóteses, você encontrará seus próprios métodos de autoajuda sem livros adicionais. Se você é fascinado pelo comportamento humano e, por extensão, pelo seu, e sempre se perguntou sobre os aspectos mais primitivos de nossos cérebros que têm uma influência envolvente em nossas vidas, este livro será, sem dúvida, um ótimo complemento para sua vida. estante de livros.

Livro 5: Elon Musk

livros Uma conta excepcional da personalidade de Musk e história de negócios. O livro consegue transmitir a imagem de Musk como um sádico egocêntrico implacável e um visionário benevolente e atencioso ao mesmo tempo, deixando-o indeciso sobre como admirá-lo ou desprezá-lo como pessoa; talvez ambos. Nas páginas finais, torna-se claro que o autor ficou ao lado de Musk em quase todos os eventos controversos de sua vida, mas detalhes amplos são fornecidos para apoiar as visões contrárias. Parece-me mais uma hagiografia do que uma condenação, mas a essência da ambivalência que Musk traz nas pessoas não se perde no leitor. Musk é claramente retratado como um gênio único na concepção e execução, mas é impressionante como vários de seus sucessos parecem ter ficado na balança de um erro trágico ou uma incrível coincidência. Parece que ele foi focado unicamente em seus objetivos e impressionantemente sortudo nas circunstâncias que solidificaram seu sucesso, o que demonstra que um status de "gênio" não é suficiente no mundo dos negócios. O relatório sobre seus vários empreendimentos comerciais vai muito além de um estudo de caso de negócios padrão; o autor entra em detalhes técnicos detalhados e narra os marcos menores que anunciaram e possibilitaram grandes realizações - coisas como melhorias na eficiência da bateria, detalhes de espaçonaves e foguetes de construção, como a tecnologia de válvulas ou a mecânica de estamparia de chapas de metal ou física de propulsão básica. As explicações técnicas são muitas vezes dadas como citações diretas por engenheiros que inventaram as idéias em primeiro lugar, o que é uma visão maravilhosa das mentes responsáveis ​​pelos incríveis feitos de Musk Co. No geral, achei o livro incrivelmente inspirador e edificante. Deixa você esperançoso para o futuro e convencido a enfrentar o mundo para fazer suas próprias idéias ganharem vida. Menção honrosa, esta previsão pontual feita no epílogo:

Quando este livro chega às suas mãos, [...] Musk poderia ter formalmente declarado guerra às máquinas de inteligência artificial que ganham vida dentro dos centros de dados do Google. Quem sabe?

Leia mais no blog

Virgilio F. M. dos Santos

Virgilio F. M. dos Santos

Sócio-fundador da FM2S, formado em Engenharia Mecânica pela Unicamp (2006), com mestrado e doutorado na Engenharia de Processos de Fabricação na FEM/UNICAMP (2007 a 2013) e Master Black Belt pela UNICAMP (2011). Foi professor dos cursos de Black Belt, Green Belt e especialização em Gestão e Estratégia de Empresas da UNICAMP, assim como de outras universidades e cursos de pós-graduação. Atuou como gerente de processos e melhoria em empresa de bebidas e foi um dos idealizadores do Desafio Unicamp de Inovação Tecnológica.