Seis Sigma: história de sucesso, conceito e implantação
Seis Sigma

06 de outubro de 2018

Última atualização: 25 de janeiro de 2023

Seis Sigma: história de sucesso, conceito e implantação

A história do Seis Sigma e da GE

O encontro da GE com o Seis Sigma começou em 1995, quando o CEO Jack Welch estabeleceu como meta corporativa ser uma empresa Seis Sigma em 2000. Ele liderou a frente e garantiu que a GE atingisse suas metas Seis Sigma dentro do período estipulado. Leia para saber mais sobre Seis Sigma e GE.

 

  • O foco da General Electric (GE) na qualidade começou no final dos anos 80, com o lançamento do programa Work-Out, que abriu a cultura da GE a ideias de todos e de todos os lugares.
  • O crédito para a implementação do Seis Sigma na GE vai para o CEO Jack Welch, que fez uma política corporativa para atingir as metas do Seis Sigma em 2000. A GE adotou a maioria de seus conceitos e metodologia Seis Sigma de pioneiros como a Motorola.

Treinamento

A implementação do Seis Sigma na General Electric começou com uma forte ênfase no treinamento da força de trabalho para análise de problemas baseada em dados. A GE exigiu que todos os funcionários isentos realizassem um programa de treinamento de 13 dias e 100 horas em metodologias Seis Sigma e concluíssem um projeto Seis Sigma até o final de 1998. A formação cobriu o procedimento DMAIC:

  • Definição ou identificação do processo.
  • Medição da saída do processo.
  • Analisando entradas de processo para criticalidade.
  • Melhorando o processo modificando entradas.
  • Controlando o processo controlando a entrada apropriada.

Os funcionários que concluíram o curso inicial passaram por um treinamento de acompanhamento para reforçar essas habilidades recém-adquiridas.

 

Mentoria

A história de sucesso do Seis Sigma e da GE não teria sido possível sem o sistema de programas de orientação da GE. Master Black Belt em tempo integral, contratado especificamente para a implementação do Seis Sigma, liderou a mudança do processo. Cada Master Black Belt treinou e orientou os principais funcionários do processo para o nível Black Belt. Os funcionários selecionados para o Black Belt realizaram um treinamento de quatro meses e aplicaram as ferramentas Seis Sigma no trabalho, sob a orientação do mentor master do Black Belt. A GE logo implantou equipes de Black Belt em tempo integral para implementar projetos Seis Sigma em toda a GE. Líderes de projetos em tempo parcial ou funcionários que receberam treinamento Seis Sigma que foram colocados em projetos Seis Sigma só se tornaram Green Belts.

 

Liderança

A experiência da General Electric na implementação do Seis Sigma mostra que os melhores esforços de treinamento e orientação se desintegrariam sem uma liderança eficaz. Jack Welch, CEO da GE, apoiou a iniciativa Seis Sigma não apenas com os recursos financeiros necessários, mas também garantindo um comprometimento vital tanto dos executivos seniores quanto da força de trabalho. Welch vinculou promoção e bônus à melhoria da qualidade. Quarenta por cento de cada bônus da alta administração dependiam da implementação bem-sucedida dos objetivos do Seis Sigma, e o Cinturão Verde tornou-se o requisito mínimo para a promoção de qualquer funcionário. Jack Welch e outros diretores, mais notavelmente Dave Cote, presidente e CEO da GE Appliances, seguiram uma abordagem prática ao Seis Sigma e lideraram a partir da linha de frente pelos seguintes métodos:

  • Gastar tempo em sessões de treinamento Seis Sigma e responder pessoalmente a perguntas para funcionários em treinamento
  • Visitas surpresa às sessões de revisão do Seis Sigma
  • Visitas ao local de trabalho para fazer observações em primeira mão sobre a extensão da implementação do Seis Sigma no local de trabalho
  • Relatórios resumidos semanais e revisões mensais com a equipe Master Black Belt.

 

Implementação Focada

Uma das principais razões para a história de sucesso do Seis Sigma e da GE é a abordagem focada para a implementação. As três abordagens de implementação testadas pelo tempo da GE são "Mostre-me o Dinheiro", "Todos Jogam" e "Técnicas Específicas".

  • Mostre-Me o Dinheiro - A GE se aproxima do Seis Sigma com foco no resultado final. A necessidade de reduzir custos em um mercado competitivo sensível a preço fez com que a GE aplicasse o Seis Sigma para remover defeitos no local de trabalho e melhorar a produtividade, além de melhorar a qualidade do produto.
  • Todo mundo brinca - Muitas das linhas de produtos da GE são compostas de muitas peças terceirizadas. A GE compreendeu a necessidade de o fornecedor participar da iniciativa Seis Sigma para tornar o produto plenamente compatível com o Seis Sigma e investiu em levar os fornecedores ao Seis Sigma.
  • Técnicas específicas - A GE cultivou a arte de classificar projetos e alinhá-los aos objetivos de negócios por meio de ferramentas Seis Sigma, como o mapa de processos.

Dica: A Biblioteca Seis Sigma te dá acesso a todo o acervo da FM2S sobre a metodologia Lean Six Sigma: Apostilas Six Sigma, Planilhas Six Sigma, E-books Six Sigma e Materiais de Minitab. seis sigma

 

Conceitos Seis Sigma

Seis Sigma é uma metodologia que se concentra principalmente na eliminação de defeitos no processo de negócios. A Motorola foi a primeira empresa a introduzir métodos Seis Sigma em seu processo de fabricação. Esses princípios foram empregados pela empresa para reduzir a taxa de defeitos em sua linha de produção. Depois que foi implementado pela Motorola, esses métodos Seis Sigma foram praticados por várias outras empresas. Os princípios do Seis Sigma chamaram a atenção de várias empresas localizadas em todo o mundo quando a empresa General Electric faturou US $ 300 milhões porque eles implementaram os princípios Seis Sigma em seu processo de fabricação. Bem, esse não é o fim da história, esses princípios também foram empregados pelos setores de saúde, telecomunicações, educação, finanças, militares e serviços. Esses resultados provaram que os métodos Seis Sigma são apropriados para atingir as metas e objetivos de negócios de maneira eficiente. Seis Sigma é uma estrutura organizacional que se concentra na melhoria contínua. O principal objetivo desta metodologia é atingir metas e objetivos estabelecidos pela organização de maneira eficiente, mantendo os custos e a taxa de defeitos em um ponto mínimo.

A visão geral do Lean

Lean Manufacturing concentra-se principalmente na velocidade e no inventário do processo de produção. A manufatura enxuta concentra-se basicamente em fontes de resíduos, como transporte, estoque, movimento, trabalho em andamento e defeitos. O Lean faz uso de cinco métodos que permitem que uma organização reduza o desperdício durante o processo de negócios. Esses métodos são os seguintes:

  • Determinando o valor do cliente.
  • Mapeando o Fluxo de Valor.
  • Criando fluxo.
  • Buscando a perfeição.
  • Puxando com base na demanda.

O Seis Sigma concentra-se basicamente na análise de causa raiz e o Lean foca na eliminação rápida de resíduos e na simplicidade da solução. Combinando Seis Sigma e Lean, obtemos o melhor de duas metodologias. Essas metodologias fornecem resultados desejados.

O que é o Lean Seis Sigma? 

Como discutido nos parágrafos anteriores, o Lean Seis Sigma é uma combinação dos métodos Seis Sigma e Lean. Combinando esses dois processos e implementando essas metodologias dentro de uma estrutura organizacional, resulta em melhorias de processo, redução de desperdício, monitoramento eficaz, o que acabaria por levar ao aumento das margens de lucro. As organizações devem seguir um conjunto de regras e regulamentos para obter o resultado desejado depois de implementar os métodos Lean Seis Sigma.

Listados abaixo estão os fatores de sucesso do Lean Seis Sigma:

Responsabilidade de Liderança

Para o sucesso de qualquer projeto, o líder do projeto desempenha um papel crítico. Os líderes do projeto têm a responsabilidade de priorizar todas as atividades de negócios na sequência correta. Eles precisam garantir que todos os recursos estejam disponíveis para a equipe iniciar o processo de produção.

Alocação de Recursos Corretos

É sempre aconselhável que um gerente de projeto emprega membros da direita na equipe do projeto. Se os membros da equipe já são membros certificados do Seis Sigma, o gerente de projeto pode atribuir-lhes a tarefa de monitorar o processo de desenvolvimento do projeto, pois eles são bem versados ​​em todos os métodos e técnicas do Lean Seis Sigma.

Treinamento para os funcionários

Sessões de treinamento adequadas devem ser conduzidas para os funcionários da organização para que eles tenham um conhecimento completo sobre o projeto e também as ferramentas necessárias para concluir o projeto com êxito.

Abordagem do projeto

O status do projeto deve ser revisado em intervalos de tempo regulares, isso pode ser feito através da realização de reuniões de equipe, partes interessadas e equipe de gerenciamento sênior. O feedback e as sugestões devem ser compartilhados com todos os membros associados ao projeto.

Relatório

É importante que todos os procedimentos sejam documentados corretamente, o que dará à organização uma informação completa sobre o impacto financeiro que foi criado após a implementação das metodologias Lean Seis Sigma. Em outras palavras, o impacto financeiro de cada projeto Seis Sigma deve ser medido e reportado adequadamente pelo gerente do projeto.

Benefícios do Lean Seis Sigma 

Há muitos benefícios do Lean Seis Sigma. Listados abaixo são poucos:

Benefícios para o cliente

Os benefícios do Lean Seis Sigma não se limitam apenas à organização, mas também são benéficos para os clientes. Com a ajuda dos métodos Lean Seis Sigma, os clientes recebem o produto final de acordo com sua especificação e qualidade, o que levará à retenção de clientes, o que é benéfico para a organização.

Benefícios das partes interessadas

As partes interessadas também são beneficiadas pelos métodos Lean Seis Sigma, pois esses procedimentos reduzem o desperdício durante o negócio, resultando em margens de lucro mais altas.

Benefícios do empregado

Como parte da metodologia Lean Seis Sigma, todos os funcionários serão totalmente treinados. Todos eles obterão as informações necessárias para concluir com êxito o projeto e também um bom conhecimento sobre as ferramentas com as quais eles têm que trabalhar.

Dica: O material jóia rara da FM2S, com mais de 5.000 downloads e conteúdo para você aplicar a vontade. Mais de 10.000 Green Belts formados, já passaram pelo Modelo de Melhoria que está contido dentro desse Manual.

seis sigma

10 dicas para ativar a implementação Lean Seis Sigma em sua organização

Na década de 1980, a Motorola fez ondas no mundo dos negócios com o desenvolvimento de sua estratégia de melhoria de processos Seis Sigma. Hoje, o Lean Seis Sigma é uma metodologia e ferramenta amplamente utilizadas para reduzir a variação em um processo de negócios usando um controle de processo estatístico para medir a variação e o desvio padrão.

 

Mais e mais organizações estão adotando as metodologias Lean Seis Sigma para ajudar a reduzir custos e melhorar os serviços. Cada empresa pode adotar uma abordagem um pouco diferente, mas alguns fundamentos são necessários para que um processo ganhe força, e Manoj Patel, fundador e CEO da Beyondlean, destaca suas dez principais dicas para permitir a implantação lean de seis sigma.

 

1. Mantenha os canais de comunicação abertos

  • Fale e informe frequentemente.
  • Educar e capacitar, conhecimento, habilidade, prática e competência, domínio contínuo e ensinar os outros.
  • Confiança, honestidade e informação = transparência.
  • Dê a todos uma vantagem inicial, uma linguagem comum, meta e propósito e liberte o poder do Lean Seis Sigma na sua organização.

2. Dar oportunidade para todos para input e feedback

  • Envolva todos, empolgados e participativos, envolvidos e a bordo de sua iniciativa e planos Lean Seis Sigma.
  • Introduzir feedback e coaching, estabelecendo canais de comunicação onde antes poderia não haver nenhum.

3. Crie e cultive o contexto e o meio ambiente de trabalho corretos, onde a honestidade é sempre a melhor política!

  • Definir comunicação e compartilhamento de informações, aprendizado e abertura (transparência) como uma prioridade organizacional
  • Menos pessoas se sentirão ameaçadas e inseguras quanto a se manifestar, ocultando erros por medo de vergonha ou consequências (como ser responsabilizado ou perder seus empregos ou enfrentar os outros)
  • Tratar uns aos outros com respeito e compartilhar idéias, questões abertamente, sempre tendo em mente o benefício geral (ou prejuízo) para todos, se for dada maior atenção a certas questões ou desafios em mãos.

4. Tome nota, recompense, encoraje e comemore!

  • Selecione exemplos de grandes realizações dentro do Lean Seis Sigma, amostras, estudos de projetos, específicos, gerais, compartilhe e celebre todos eles. Dar crédito e reconhecimento à equipe onde ela é devida, mesmo para realizações que fizeram uma grande diferença para a empresa, uma área ou problema específico que foi resolvido. É altamente motivador e um grande incentivo para muitos continuarem tentando e até fazerem mais!

5. Implementar um sistema e métricas e monitorar o processo, mas também o progresso!

  • Registro e acompanhamento formalizados são essenciais para esses processos e iniciativas Lean Seis Sigma no WORK and LAST! Assegure-se de que eles sejam dinâmicos e propositais, organizados e que ocorram regularmente.

6. Foque somente no básico e mantenha-o simples 

  • Parece fácil, mas, acredite, nos desviamos tão facilmente dos meandros dos cálculos, métricas e planilhas, que muitas vezes esquecemos as amenidades e a clareza que a simplicidade nos traz.
  • Tornar as coisas fáceis de seguir e manter, ajudará a fazer exatamente isso!

7. Mantenha-se positivo!

8. Alcançar e tornar em seus recursos

  • Estar sempre focado nas necessidades, desejos, desejos e motivações, mobilizar e sustentar a mudança.
  • Torne a estaca e a recompensa pessoais para participar e aplicar os princípios do Lean Seis Sigma.
  • Faça do jeito que você faz negócios - SEM COMPROMISSO!
  • Defina a barra e os padrões altos, mantendo o alcance mais alto.

9. Prática disciplinada

Consistente, persistente, determinado, dedicado a fazer as coisas funcionarem melhor e por último! Baixo custo, sem desperdício, eficaz e eficiente!

 

10. Uma viagem continuada (não apenas um destino)

  • A aprendizagem contínua é essencial e aprender com os nossos erros, omissões, desafios e conquistas é importante.
  • Sempre pergunte o que aprendemos, o que correu bem, o que não funcionou e como podemos melhorar tudo na próxima vez, deve ser parte da rotina e da conversa normais.

Você descobrirá mais segredos e revelações, descobrirá mais verdades sobre o Lean Seis Sigma ao longo do caminho. Certifique-se de passar a sabedoria para os outros. Lembre-se sempre, apesar do que você lê ou ouve de consultores, não há um tamanho único para a implantação do Lean Seis Sigma que funcione e se adapte a todos. Depende da organização, liderança, processo etc.

 

Conclusão

A aplicação do Seis Sigma na General Electric trouxe uma mudança cultural marcante na atitude de funcionários individuais em relação à qualidade, traduzindo-se em taxas de atendimento de serviço consideravelmente menores e maior confiabilidade do produto. O esforço Seis Sigma na GE contribuiu com US $ 700 milhões em benefícios corporativos em 1997, apenas dois anos no programa.

De um pequeno começo a melhorar a qualidade do produto reduzindo defeitos no local de trabalho, o escopo do Seis Sigma na GE expandiu-se ao longo dos anos e hoje a filosofia orientada por dados focada no cliente do Seis Sigma define como a GE funciona.

Os conceitos de Lean Seis Sigma se concentram completamente nos processos de melhoria de negócios e se concentram em trazer o desperdício para um nível mínimo. Mesmo empresas iniciantes podem implementar métodos Seis Sigma para atingir seus objetivos e metas com sucesso.

Virgilio F. M. dos Santos

Virgilio F. M. dos Santos

Sócio-fundador da FM2S, formado em Engenharia Mecânica pela Unicamp (2006), com mestrado e doutorado na Engenharia de Processos de Fabricação na FEM/UNICAMP (2007 a 2013) e Master Black Belt pela UNICAMP (2011). Foi professor dos cursos de Black Belt, Green Belt e especialização em Gestão e Estratégia de Empresas da UNICAMP, assim como de outras universidades e cursos de pós-graduação. Atuou como gerente de processos e melhoria em empresa de bebidas e foi um dos idealizadores do Desafio Unicamp de Inovação Tecnológica.