Regras de Etiqueta da boa convivência no trabalho
Carreira

09 de fevereiro de 2019

Última atualização: 31 de outubro de 2022

Regras de Etiqueta da boa convivência no trabalho

Seus colegas de trabalho ou seu chefe mostram sinais de que eles o odeiam secretamente?

Se você respondeu "sim", então com certeza, pode ser que eles sejam pessoas geralmente desagradáveis. Ou pode ser você. Ter etiqueta no trabalho é super importante. Você pode não perceber, mas pode estar se envolvendo em hábitos profissionais que fazem você parecer pouco profissional. Embora muitos desses hábitos violem as regras básicas de decência e respeito comuns, às vezes você precisa de um lembrete de como se comportar no trabalho. E já que seus colegas de escritório não estão falando, decidimos entrar em contato com eles. O site Business Insider fez uma pesquisa sobre os hábitos de trabalho que arruínam seu profissionalismo. Aqui está o que você poderia estar fazendo de errado que faz você parecer pouco profissional:

Aparecer tarde para trabalhar

"A pontualidade é fundamental", diz Rosalinda Oropeza Randall, especialista em etiqueta e civilidade e autora de " Don't Burp in the Boardroom ". "O profissional é chegar na hora certa, pronto para fazer o que é esperado. Não é como se eles simplesmente tivessem criado esse trabalho em você", diz ela.

Chegar 10 minutos atrasado para todas as reuniões

Da mesma forma, comparecer atrasado a reuniões mostra que você não respeita seus colegas de trabalho - que, a propósito, não compareceram - nem a organizadora da reunião, Vicky Oliver, autora de " 301 Respostas Inteligentes às Perguntas Difíceis da Entrevista ". "Manter as pessoas esperando pode ser interpretado como imprudente, rude ou arrogante", diz Randall.

Fingir-se doente quando você não está

Lembre-se do ditado que metade da vida está é o que aparece ser. Você não vai provar que merece a promoção se você ficar doente a cada poucas semanas.

Ser negativo o tempo todo

Repetidamente responder a sugestões com uma atitude pessimista ou contrária pode ser interpretado como não cooperativo. Frases como "Isso não funciona", "Parece muito difícil" ou "Não sei como começar" devem ser evitadas. Da mesma forma, reclamar demais coloca você em um aspecto ruim. Enquanto houver momentos em que todos sentem o desejo de reclamar sobre o chefe, um colega de trabalho ou uma tarefa, expressar isso só vai fazer você parecer pouco profissional. É ainda pior se você reclamar todos os dias, desde o momento em que você entra no trabalho. Em pouco tempo, as pessoas vão sair do seu caminho para evitar você. Não há nada tão desgastante quanto ter que lidar com um colega de trabalho pessimista. As coisas dão errado, mas mesmo quando o fazem, concentre sua energia no que aprendeu com uma situação ruim.

Fazer '20 perguntas 'em cada nova tarefa

Pode não haver perguntas estúpidas, mas certamente há perguntas irritantes. Estes são os tipos de perguntas que provam que você realmente não quer fazer a tarefa, você só quer se ouvir falar. Quando você receber uma nova tarefa, reúna suas perguntas e faça-as de maneira organizada. Nunca solte pergunta após pergunta da sua metralhadora. Uma pesquisa recente do CareerBuilder, mostra que a maioria dos empregadores - 62% - diz que é menos provável que eles promovam funcionários que tenham uma atitude negativa ou pessimista.

Ser um pateta

Se você está em sua mesa ou na sala de descanso, ser conhecido como o idiota do escritório nunca é um elogio. Quando você entope a pia da cozinha do escritório e deixa seu lixo por perto, quem exatamente você está esperando para limpar depois de você? Deixando sua bagunça para trás mostra falta de responsabilidade ou consideração, arrogância e imaturidade. Da mesma forma, o seu espaço de trabalho pode ser um reflexo de você. Se você for como eu, que trabalha bem em um ambiente semi-bagunçado, pode não ser necessário para você, livrar-se da bagunça. Mas com cubículos abertos ou espaços de trabalho, a coisa profissional a fazer é fazer algumas concessões. Seria desrespeitoso e imprudente esperar que seus colegas de trabalho lidem com sua bagunça.

Estar distraído durante as reuniões

Há uma razão pela qual as mensagens de texto são ilegais dirigindo: é impossível concentrar-se totalmente em duas coisas simultaneamente. Mensagens de texto, navegação na Web em seu laptop, mensagens instantâneas, envio por e-mail - fazer qualquer uma dessas coisas durante uma reunião mostra a todos os outros participantes da reunião, especialmente seu chefe, que você não está prestando atenção. Eles sabem que, enquanto sua bunda possa estar plantada na cadeira, sua mente está perambulando.

Interromper

É rude interromper. Quando você faz isso, mostra aos outros que você não tem nenhum respeito, julgamento ou paciência. Enquanto a participação pode ganhar alguns pontos, o timing ruim pode acabar com esses pontos.

Saber tudo

Interromper ou pegar carona com um comentário para superar, corrigir ou, pior ainda, reformular o comentário e reivindicá-lo como seu pensamento original, é uma maneira certa de fazer os olhos de seus colegas de trabalho rolarem.

Se gabar

Quando estamos orgulhosos de uma conquista ou de algo bom que nos acontece, é natural querer compartilhar as novidades com os outros. Mas compartilhar pode facilmente significar se gabar, e existem alguns indicadores-chave que isso está acontecendo:

  • Se você continuar contando a todos que passarem.
  • Se você falar em voz alta, para que até mesmo a máquina de lavar possa ouvi-lo através do vidro grosso da janela.
  • Se você usar um tom de superioridade.
  • Se você sentir a necessidade de humilhar os outros e apontar os seus fracassos.
  • Se você não conseguir dizer "obrigado" quando estiver de parabéns.
  • Se você começar a embelezar a história.

Em caso de dúvida, tente um pouco de humildade.

Fazer sua maquiagem na mesa

Na maioria dos campos, o cuidado casual em público é desaprovado. Se você precisar de um retoque, vá ao banheiro.

Praticar a falta de higiene

Você quer parecer que leva o seu trabalho a sério quando você entra no trabalho, e sua higiene e aparência desempenham um papel nisso. Má higiene e roupas desleixadas gritam: 'Eu não ligo!' e é uma maneira infalível de afastar as pessoas ao seu redor. Seu chefe pode se perguntar se sua atitude sobre como você se apresenta se estende ao seu trabalho, e você pode ser preterido para uma promoção, esquecido quando é hora de se encontrar com um cliente ou representar a empresa em uma conferência e não ser convidado para reuniões sociais. Arrotar, palitar seus dentes, ajustar suas partes do corpo e raramente tomar banho não são apenas comportamentos pouco profissionais para o local de trabalho, mas também são muito grosseiros.

Discutir seu divórcio (ou outros problemas pessoais)

Há dois problemas que vêm de discutir abertamente o seu divórcio no trabalho: "Primeiro, você simplesmente não parece que está ativamente empregado quando passa horas por dia conversando sobre o seu ex. Segundo, você está discutindo um problema pessoal" no escritório quando você deveria estar focado na resolução de problemas ". O lugar para divulgar confidências é fora do escritório.

Bisbilhotar

Há uma linha entre curiosidade e intromissão, que você não quer atravessar. A curiosidade é quando você pergunta quem é o novo contratado. Bisbilhotar, por outro lado, é quando você revira os arquivos do seu chefe para ver o quanto o novo contratado ganha.

Conversa imprópria do banheiro

Há duas conversas em particular que você nunca deve iniciar em um banheiro de trabalho: O primeiro é uma conversa com alguém que está usando o banheiro. Encurralar alguém no banheiro para manter uma conversa, especialmente quando eles estão em sua banca privada, é estranho e intrusivo. Eles têm o direito de não responder enquanto conduzem seus negócios. Se você precisa conversar, pelo menos espere até lavar as mãos. E o segundo é uma conversa com alguém no telefone. Você pode não se importar se a pessoa do outro lado ouve o seu negócio, mas não assuma que os outros não o façam. Além disso, não consigo pensar em ninguém que ache os sons dos banheiros mais agradáveis. É simplesmente grosseiro.

Vender coisas

Parece que quase todo escritório tem uma ou duas pessoas que vendem biscoitos para seus filhos. Mas algumas empresas proíbem a solicitação no trabalho porque ocupa o tempo de trabalho e coloca as pessoas em uma posição desconfortável. Quebrar as regras pode ser motivo para problemas.

Solicitar assinaturas, voluntários ou doações

Antes de você ir a uma baia para esclarecer seus colegas de trabalho sobre a sua causa, leia o manual de políticas e procedimentos da empresa. A maioria das empresas desestimula ou proíbe promover causas pessoais, especialmente no horário da empresa, porque é considerado perturbador.

Ficar bêbado no trabalho

Alguns empregadores vendem cerveja na geladeira e realizam happy hours semanais. Outros não fazem. Mas, independentemente de se beber socialmente faz parte da cultura de trabalho da sua empresa ou não, ainda não é uma boa ideia beber no trabalho com tanta frequência e intensidade que você seja rotulado de bêbado do escritório. Esta regra também se estende para fora do escritório em reuniões da empresa e happy hours.

Comentar sobre a aparência de alguém

Mesmo que você o veja como um complemento, seu colega de trabalho pode ver seus comentários sobre sua aparência como assediantes ou discriminatórios. É melhor se ater a elogios válidos relativos ao trabalho, em vez de como você acha que alguém parece.

Ser muito barulhento

Se você toca música alta enquanto outros estão tentando trabalhar ou começa a conversar com todo o escritório, seus colegas de trabalho provavelmente consideram uma das distrações mais irritantes do mundo. Ser barulhento, especialmente em um escritório aberto, tem um efeito significativo no foco e na produtividade de seus colegas de trabalho, e o ruído pode prejudicar os negócios se ele fizer um importante telefonema. Tente mostrar aos seus colegas de trabalho que você os respeita, mantendo a música baixa, e esperamos que eles retornem o favor.  

Virgilio Marques Dos Santos

Virgilio Marques Dos Santos

Sócio-fundador da FM2S, formado em Engenharia Mecânica pela Unicamp (2006), com mestrado e doutorado na Engenharia de Processos de Fabricação na FEM/UNICAMP (2007 a 2013) e Master Black Belt pela UNICAMP (2011). Foi professor dos cursos de Black Belt, Green Belt e especialização em Gestão e Estratégia de Empresas da UNICAMP, assim como de outras universidades e cursos de pós-graduação. Atuou como gerente de processos e melhoria em empresa de bebidas e foi um dos idealizadores do Desafio Unicamp de Inovação Tecnológica.