Qual é o propósito do seu trabalho? Está claro?
Blog

22 de março de 2018

Última atualização: 25 de janeiro de 2023

Qual é o propósito do seu trabalho? Está claro?

Como o propósito traz mais significado para sua vida?

É outra manhã de segunda-feira, e apesar dos seus melhores esforços para estar alegre, você se sente arrastado ao se aproximar do escritório. Você caminha até seu cubículo, suspirando com seus colegas de trabalho, e você larga sua bolsa com um baque que soa como portas de celas de prisões se fechando atrás de você.

Enquanto você se senta, se pergunta como seria realmente amar o que faz?

Você considera a possibilidade de trabalhar com um propósito verdadeiro em vez de apenas mover os documentos em sua mesa?

Outro suspiro. Nos seus sonhos, certo?

Agora isso pode parecer um pouco extremo - e espero que você não esteja neste momento ainda - mas, acredite ou não, é possível amar o que você faz e encontrar um novo propósito em suas tarefas diárias. Não estamos falando em mudar de carreira para nos tornarmos um instrutor de surfe ou stand-up paddle. Claro, seria divertido, mas você tem que pagar suas contas.

Não, estamos falando em encontrar um propósito no que você faz AGORA.

Como você encontra o propósito?

Quando você procura ativamente um propósito em sua vida, quanto mais você tentar, mais difícil será encontrá-lo.

Lembra-se de quando perseguia passarinhos quando criança? Quanto mais você corria, mais eles voavam para escapar de você. Mas às vezes, quando você apenas se sentava na grama e observava, eles descansavam na sua perna - mesmo que apenas por um momento.

Encontrar propósito em seu trabalho pode ser muito parecido com isso. Não corra para frente freneticamente, tentando encontrar significado. Em vez disso, faça uma pesquisa silenciosa e mais ponderada. O significado e o propósito que você procura podem vir até você quando você menos espera.

Dica 1: Mude sua mentalidade

Encontrar um propósito em seu trabalho pode ter muito a ver com sua atitude. Felicidade e significado geralmente resultam quando você se concentra em algo ou em alguém que não seja você mesmo.

Há uma história clássica que ilustra bem esse ponto.

Um homem caminha na praia um dia, e ele vê outro homem à frente agindo de forma estranha. Quando ele se aproxima, ele percebe que o outro homem está pegando estrelas do mar e jogando-as de volta na água. As estrelas do mar ficaram presas na areia com a mudança da maré, e há milhares delas na praia.

"Você não acha que está perdendo seu tempo?" pergunta o primeiro homem. "Você não pode pegar todas essas estrelas do mar. O que você está fazendo não vai fazer nenhuma diferença."

O segundo homem olha para ele e joga outra estrela do mar na água. "Eu apenas fiz a diferença para aquela", ele responde simplesmente.

O que esta história nos mostra? Uma das nossas necessidades humanas mais básicas é fazer a diferença para outra pessoa. Muitas vezes caímos na armadilha de "fazer a diferença", nossas ações têm que ser grandes ou substanciais. Se não podemos salvar o mundo, pensamos que também não podemos fazer nada.

O homem jogando a estrela-do-mar no mar obviamente não podia salvar todas elas, mas ele podia salvar algumas - e para aquelas poucas, isso fazia toda a diferença no mundo. Se queremos encontrar um propósito em nosso trabalho cotidiano, então podemos começar fazendo a diferença para as pessoas com as quais interagimos todos os dias.

Pense nessas situações:

  • Se um de seus colegas estiver lutando com um projeto, ofereça algum conselho ou tente ajudar a pessoa a concluí-lo.
  • Se um de seus colegas de trabalho estiver passando por um dia difícil ou passando por um momento ruim, faça algo pequeno para animar a pessoa. Leve o colega de trabalho para almoçar, ou apenas ofereça uma xícara de café quente, ouvindo seus problemas.

Pratique pequenos atos de bondade todos os dias, mesmo que ninguém saiba que você é quem os faz. Você pode se surpreender com o quanto essas pequenas coisas afetarão sua mentalidade e senso de propósito.

Dica 2: Examine sua situação

É muito fácil nos envolvermos em nossas listas do dia-a-dia ou no próximo grande projeto. Tendemos a nos concentrar no que ainda não fizemos, e raramente paramos para olhar para o que fizemos que fez a diferença.

Mantenha um livro pessoal, seja no seu computador ou em um caderno especial. Use este livro para acompanhar as "boas" coisas que você fez. Marque seu calendário, talvez uma vez por mês, para gastar cinco minutos adicionando o que você alcançou desde a última vez que escreveu nele. Tente expressar o que você fez em termos de resultados, em vez de atividades. Por exemplo, você poderia escrever "Helena com seminários do Project Revisão" em vez de "reservar salas de reuniões e fazer reuniões para a Helena".

Dentro de alguns meses, você deve criar uma lista impressionante que o ajudará a perceber quanta diferença você fez.

Dica 3: Redescubra o que é realmente importante

Quando você tenta redescobrir o propósito em sua carreira, precisa entender o que é realmente importante para você. Recue um pouco. É possível ver que, não importa o que você esteja fazendo, você pode incorporar significado a ele.

Faça a si mesmo estas perguntas:

  • Quais são os seus valores?
  • Que tarefa você faz que realmente "ilumina você?"
  • O que faz você se sentir vivo e envolvido?

Por exemplo, digamos que você trabalhe em vendas e realmente valorize a honestidade e o ajudar os outros. À primeira vista, trabalhar em vendas pode não parecer se encaixar nesses valores. Mas se você cavar mais profundamente, você pode achar que isso realmente acontece.

Não importa o que você está vendendo, as chances são altas de que seu produto de alguma forma ajude as pessoas. Se não, provavelmente não existiria. A maioria dos produtos serve algum desejo ou necessidade. Descubra o que seu produto ajuda as pessoas a fazer.

Se você vende roupas, essas roupas ajudam as pessoas a se manterem aquecidas ou bonitas, ou "fazer uma declaração" sobre si mesmas. Se você vende móveis de escritório, esses produtos ajudam as pessoas a terem um melhor desempenho, dando-lhes um lugar prático e confortável para trabalhar.

Seu próximo passo é ajudar os outros a ver os benefícios do que você oferece e, honestamente, informá-los por que seu produto pode ajudá-los. Em vez de ser "vendas-y" e entrar em seu "campo", apenas seja você mesmo. Não se concentre em como essa venda vai ajudá-lo (por exemplo, com uma comissão ou reconhecimento do seu chefe). Concentre-se em como essa venda realmente ajudará seu cliente.

Você deixou de ser "apenas um vendedor" para ser uma pessoa honesta e direta que ajuda os clientes a comprar produtos que beneficiarão seus negócios ou o dia-a-dia.

Essa mudança sutil, simplesmente aplicando seus valores ao que você faz todos os dias, pode fazer uma grande diferença em como você se sente em relação ao seu trabalho.

Dica 4: Aplique os "5 Porquês" ao seu trabalho

Pergunte a si mesmo "Por quê?" pelo menos cinco vezes para descobrir o verdadeiro significado por trás de sua carreira. Se você quiser mais informações sobre este exercício, leia nosso artigo sobre 5 Porquês.

Aqui está um exemplo. Thais é gerente de uma estação de TV. Ele começa questionando por que ele tem um emprego em primeiro lugar:

Por que eu tenho um emprego?

  • Resposta: Para garantir que meus colegas trabalhem corretamente e bem.
  • Por que meus colegas de trabalho devem fazer o seu trabalho?
  • Resposta: Para que a empresa de TV continue oferecendo excelentes serviços aos clientes de nossa área.
  • Por que os clientes querem assistir a uma excelente televisão?
  • Resposta: Para se divertir e aprender coisas novas.
  • Por que os clientes querem aprender coisas novas e se divertir?
  • Resposta: Para relaxar após um longo dia e se tornarem seres humanos melhores.
  • Por que isso importa?
  • Resposta: Por aprender e se divertir, os clientes podem levar uma vida mais completa e agradável.

Por meio deste processo de questionamento, Thais começa a ver o que ele faz de uma maneira totalmente nova. Sim, ela é gerente de uma emissora de TV - mas no final, ele ajuda as pessoas a viverem melhor.

A maioria das carreiras pode ser dividida dessa maneira. Apenas continue questionando o que você faz e por que você faz.

Quais os Pontos chave?

Encontrar um propósito em sua carreira atual é uma jornada, não um destino. Não é algo que vai acontecer durante a noite. Se você questionar seus valores e se estiver disposto a olhar para o que você faz de uma nova maneira, poderá encontrar significado em seu trabalho. Às vezes, mesmo pequenos atos podem fazer a diferença para seus colegas de trabalho, e muitas vezes essas ações trarão ainda mais alegria e satisfação para você do que para a pessoa que você está ajudando.

Virgilio Marques Dos Santos

Virgilio Marques Dos Santos

Sócio-fundador da FM2S, formado em Engenharia Mecânica pela Unicamp (2006), com mestrado e doutorado na Engenharia de Processos de Fabricação na FEM/UNICAMP (2007 a 2013) e Master Black Belt pela UNICAMP (2011). Foi professor dos cursos de Black Belt, Green Belt e especialização em Gestão e Estratégia de Empresas da UNICAMP, assim como de outras universidades e cursos de pós-graduação. Atuou como gerente de processos e melhoria em empresa de bebidas e foi um dos idealizadores do Desafio Unicamp de Inovação Tecnológica.