4 tipos de Relações no Método de Diagrama de Precedência
No terceiro processo do Gerenciamento de Tempo, que é o processo Atividades de Sequência, a saída principal é o Diagrama de Rede. Durante o processo de Sequence Activities, as atividades definidas no processo de definição de atividades são sequenciadas. Porque algumas atividades dependerão de outra. O diagrama de rede ilustra as atividades do projeto com caixas e exibe a inter-relação das atividades. O Método de Diagrama de Precedência (PDM) é o método mais comum para desenhar diagramas de rede. Então, naturalmente, haverá alguns relacionamentos e dependências entre as atividades no Método de Diagrama de Precedência .
Neste artigo, vamos explorar os tipos de relações e dependências no método de diagramação de precedência, dando exemplos da vida real.
Os 4 Tipos de Relações no Método de Diagrama de Precedência
Para completar o diagrama de rede de um projeto com o método de diagrama de precedência, são usados 4 tipos de relações entre as atividades. Essas relações no método de diagramação de precedência são:
- Concluir-para-Iniciar,
- Começar-para-começar,
- Concluir até finalizar,
- De início a fim.
Vamos examinar cada tipo de dependência no Método de Diagrama de Precedência , um por um.
- O 1 r tipo de dependência em precedência Método do diagrama de dependência é Término para Iniciar e abreviado como FS. Esse é o tipo de dependência mais comum usado entre atividades. Se uma atividade não puder ser iniciada antes que uma atividade predecessora seja concluída, uma dependência de conclusão a início deverá estar entre essas atividades. Por exemplo, em um projeto de construção, você não pode pintar o prédio antes de concluir a construção. Em um projeto de software, você não pode iniciar o teste de uma tela antes de ela ser desenvolvida. Estes são exemplos de dependências de término para início das atividades no Método de Diagrama de Precedência.
- O 2 nd tipo de dependência em Precedência Método de diagramação é a dependência Começar-para-começar e abreviada como SS. Esse tipo de dependência mostra que duas atividades serão iniciadas juntas. Por exemplo, em um projeto de construção, a construção do mainframe da construção começará com a aquisição de materiais. Nesse caso, essas atividades serão mostradas como dependentes do início ao início no diagrama de rede.
- O terceiro tipo de dependência no Método de Diagrama de Precedência é a dependência Concluir até finalizar e abreviada como FF. Esse tipo de dependência mostra que duas atividades em um projeto serão concluídas juntas. Por exemplo, em um projeto de software, durante os testes, serão encontrados erros em relação ao software desenvolvido. E esses bugs serão corrigidos pelos desenvolvedores de software. Mas depois disso, a equipe de testes deve verificar novamente se o bug está realmente corrigido. Portanto, as atividades de teste e correção de erros são um exemplo para o tipo de dependência de conclusão a final no Método de Diagrama de Precedência.
- O 4º tipo de dependência no Método de Diagrama de Precedência é a dependência do início ao fim e abreviado como SF. A dependência do início ao fim é um tipo muito raro de dependência em projetos. Nesse tipo de dependência, a Atividade B pode ser concluída somente após o início da Atividade A. Esses tipos de relacionamentos podem ser usados em materiais de cadeia de fornecimento just-in-time, por exemplo. Vamos supor que você está trabalhando em uma empresa de fabricação de automóveis e em sua linha de montagem, você está usando um componente elétrico para os carros que é fornecido por um fornecedor. E digamos que existem 100 componentes no seu armazém. Mas, você tem um limite que, se esse número de componentes ficar abaixo de 20, um novo pedido deve ser feito para o fornecedor do componente eletrônico. Nesse caso, há uma dependência de início ao fim entre o número restante de componentes eletrônicos no warehouse e a colocação de um novo pedido.
O que é o GERT?
É melhor descrever o GERT aqui. GERT é uma modificação para o método de desenho de diagrama de rede permite loops entre atividades . essa figura mostra um exemplo para o GERT. A atividade B tem uma dependência de conclusão para início da atividade A. A atividade B pode ser iniciada somente após a conclusão da atividade A. No entanto, após a conclusão da atividade B, a atividade A é reiniciada.
Podemos dar o desenvolvimento de software e testes como um exemplo para este cenário. Depois que o desenvolvimento de software termina em um projeto, o teste deve começar. E durante os testes, os bugs serão encontrados. E esses erros devem ser corrigidos pelos desenvolvedores de software. A correção de erros e o novo teste continuarão até que todos os erros do software sejam finalizados. Este é um exemplo para o GERT.
Os 4 tipos de dependências no método de diagrama de precedência
Vimos o tipo de relacionamento no Método de Diagrama de Precedência. Agora vamos ver as dependências no Método de Diagrama de Precedência. Quais são os 4 tipos de dependências entre as atividades do projeto?
Vamos examinar cada uma das dependências do Método de Diagrama de Precedência, uma a uma.
- O primeiro tipo de dependência no Método de Diagrama de Precedência é Dependência Obrigatória, que também é conhecida como lógica rígida. Dependência obrigatória é inerente à natureza do trabalho. Vamos considerar um projeto de software, e há uma tela que será desenvolvida no escopo do projeto. Você pode testá-lo antes que o desenvolvimento termine? Claro que não! Portanto, há uma dependência obrigatória entre o desenvolvimento da tela e o teste da tela nesse caso.
- O segundo tipo de dependência no Método de Diagrama de Precedência é Dependência Discricionária, que é conhecido como lógica preferencial, preferencial ou soft também. A dependência discricionária é determinada pela equipe do projeto e pode ser alterada para encurtar o projeto. Vamos considerar que John é um membro da equipe no projeto e ele tem várias atividades. Para concluir o projeto anteriormente, você pode alterar a ordem das atividades de John. As atividades permanecem iguais, mas a ordem muda. Este é um exemplo da dependência discricionária no Método de Diagrama de Precedência.
- O terceiro tipo de dependência no Método de Diagrama de Precedência é a dependência externa. Dependências externas vêm de fora do projeto. Por exemplo, para iniciar seu projeto, há outro projeto que deve ser concluído primeiro, este é um exemplo de dependência externa. Ou, se houver uma regulamentação governamental que deve ser concluída para continuar o restante das atividades do projeto, esse também é um exemplo de dependência externa no Método de Diagrama de Precedência.
- O quarto tipo de dependência no Método de Diagrama de Precedência é a dependência interna. Dependência interna no método de diagramação de precedência envolve um relacionamento de precedência entre as atividades do projeto. Vamos considerar que você está trabalhando em um projeto de construção. Atividades devem ser realizadas para concluir o projeto. Por exemplo, antes que a equipe de arquitetura conclua o projeto do prédio, o trabalho de construção não pode ser iniciado. Este é um exemplo de dependência interna. Ou, se houver várias atividades atribuídas a um membro da equipe do projeto, ele não poderá iniciar um novo antes de concluir o anterior, embora não haja uma dependência obrigatória.