Final do ano chegou, e agora? Como fazer o balanço?
Blog

17 de dezembro de 2017

Última atualização: 25 de janeiro de 2023

Final do ano chegou, e agora? Como fazer o balanço?

Como planejar no final do ano?

À medida que desenhamos no final do ano, há algumas coisas que você deseja incluir na sua lista de verificação financeira de fim de ano. Tão tentador quanto possível para tirar o pé do acelerador e simplesmente aproveitar a temporada de férias, existem vários itens nesta lista que precisam de atenção antes do final do ano. Afinal, você não quer perder dinheiro, pagar penalidades ou incorrer em impostos adicionais, a menos que você deva absolutamente.


Felizmente, você tem muito tempo entre agora e no final do ano para tomar qualquer ação que seja necessária.



Sente-se para um relatório de família de 30 minutos


Algo que eu costumo sugerir é fazer um "relatório de família de 30 minutos". Durante esse período, você pode avaliar sua situação financeira atual e rever o ano passado. Você conseguiu alcançar seus objetivos financeiros? Você pagou as dívidas que você esperava? Você se manteve dentro do seu orçamento? Responda essas perguntas com toda a sinceridade com seu cônjuge e sua família. Se houver algumas áreas que precisam ser melhoradas, comprometa-se a fazer essas mudanças agora. Não há tempo melhor que o presente para controlar suas finanças.



Comece a pagar sua dívida hoje


Você provavelmente pensa consigo mesmo: "De jeito nenhum! Não posso me preocupar com a minha dívida no meio da temporada de férias! "Mas agora é o melhor momento para seguir uma dieta de gastos. Toda a dívida do cartão de crédito faz com que sua linha de base pareça ruim e esteja prejudicando sua saúde financeira.


É hora de começar a resolver esse problema hoje. Se você está precisando de um plano para ajudar a iniciar a redução da dívida, siga estas dicas para pôr fim às despesas excessivas e à poupança.



Vender posições para perda de imposto


Existem posições perdedoras de dinheiro e / ou investimentos em sua carteira? Se assim for, você pode considerar vendê-los por uma redução de impostos.


Basta lembrar que existem regras de venda muito específicas. Por exemplo, se você vende uma ação com perda, você não pode comprar ações ou títulos substancialmente idênticos dentro de 30 dias. Para ficar em conformidade, sugiro que consulte seu consultor financeiro. Online, você pode visitar o site da B3 para obter algumas regras específicas sobre este tópico.



Aposentados gastam 5 Horas ou em Planejamento Financeiro


Quando eu examinei os aposentados, “você pode se aposentar mais cedo do que você pensa", descobri que uma característica dos aposentados mais felizes é que eles gastam pelo menos cinco horas por ano (e geralmente mais) planejando a aposentadoria. Eles descobriram a fórmula, que é única para cada indivíduo, quanto dinheiro eles precisam economizar para a aposentadoria. Basta lembrar que descobrir esta fórmula leva o planejamento, então tenha certeza de que você dedica o tempo necessário para que também seja um aposentado feliz.



Contribuir com o montante máximo para sua previdência


Certas empresas oferecem um plano de contribuição de previdência privada. Basicamente, este é dinheiro grátis para você, então, se possível, é melhor contribuir com o valor máximo. O limite para se qualificar para o plano de contribuição de previdência da sua empresa pode diferir seu futuro, por isso é sempre melhor verificar com seu Departamento de Recursos Humanos para ver o quanto você precisa contribuir. Tente poupar pelo menos o montante que seu empregador irá combinar, caso contrário você está deixando dinheiro na mesa.



 Use o dinheiro de sua conta investimento


Uma conta de despesa flexível é uma conta especial isenta de impostos na qual você pode contribuir com dinheiro que pagará por serviços que sua cobertura de saúde não cobre. Certifique-se de verificar com o seu escritório de benefícios do prazo para usar o dinheiro nesta conta para que não seja taxado. Para obter informações adicionais sobre os serviços cobertos, acesse o banco central.



Como planejar o 2018?


Muitas empresas descobriram que podem minimizar as taxas de negócios ano a ano, considerando cuidadosamente quando efetuar pagamentos para aumentar despesas e deduções fiscais e incentivar receitas para criar renda no final do ano fiscal. Em geral, você deseja transferir o lucro para um ano de impostos e despesas mais baixas em um ano de impostos mais altos, mas esta é uma grande simplificação excessiva.


Se você deseja reduzir a sua taxa de imposto de negócios este ano, faça o pré-pagamento de seguros, financiamentos e empréstimos para aumentar suas despesas. O final da despesa do ano fiscal e o tempo de renda aplicam-se em várias áreas financeiras, incluindo impostos sobre salários, presentes e doações e pagamentos com cartão de crédito.


O tempo de renda e despesas é complicado, e um movimento que você faz pode ter consequências não intencionais. Discutir ideias de tempo com o seu profissional de impostos antes de se comprometer com eles.



Quando são recebidos os rendimentos e pagamentos?


O princípio do "recibo construtivo" aplica-se aos pagamentos e rendimentos que se cruzam ao final do ano. De acordo com o IRS, o recibo construtivo significa que o rendimento é recebido de forma construtiva quando um valor é creditado na sua conta ou disponibilizado para você sem "restrição ou limitação substancial", mesmo que você não tenha posse dele.


Por exemplo, pode ser detido por um agente ou em sua conta bancária através de depósito direto. Mesmo que você não tenha o dinheiro em sua mão, você pode usá-lo se precisar.



Método de Contabilidade e Renda / Despesa


A primeira coisa que você deve perguntar antes de considerar mover dinheiro entre dois anos é o método de contabilidade que você está usando. O método de contabilidade que você usa para o seu negócio (caixa ou acumulação) faz diferença no tempo de pagamentos e receita e na determinação do recibo construtivo.


Na contabilidade de caixa, você reconhece a receita quando ela é recebida e a despesa quando a conta é paga. Na contabilidade de competência, você reconhece a receita ou despesa quando está estabelecido (quando a conta é enviada ou recebida). Leia mais sobre as diferenças entre caixa e contabilidade de competência antes de tentar efetuar o tempo de receitas e despesas entre os exercícios fiscais.


Digamos que você trabalhe para um cliente em 30 de dezembro no valor de R$ 300. Você conta esse cliente como os R$ 300 em 31 de dezembro. Na contabilidade de caixa, o valor que você faturou não é contado como receita, porque você não recebeu o dinheiro. mas sob a contabilidade de competência, você contabilizaria esse valor como tendo sido recebido.


Na maior parte, não há muito o que você pode fazer para mudar o ano para as transações na contabilidade de caixa, mas existem algumas maneiras de mudar o ano para as transações de acumulação.



Pagamento do Empregado Temporário


Os salários dos empregados no final do ano são por vezes complicados, devido ao recebimento construtivo. Os salários dos empregados devem ser registrados no ano correto, e a data do cheque de pagamento está controlando.


Se um cheque de pagamento é datado em dezembro, esse é o ano em que o empregado é considerado como tendo recebido o salário, mesmo que o salário ainda não tenha sido apanhado.


Às vezes, os cheques de pagamento refletem a renda de dois anos; a última semana de dezembro e a primeira semana de janeiro, por exemplo. Se o salário for datado em janeiro, todos os rendimentos são considerados recebidos no segundo ano, porque o empregado não recebeu o dinheiro no primeiro ano.


Mas, se o empregado tivesse acesso aos salários no primeiro ano "sem limitação ou restrição substancial" (lembre-se do recibo construtivo), mesmo que o cheque tenha sido datado no segundo ano, todo o dinheiro é considerado recebido no primeiro ano. Este pode ser o caso se o dinheiro é depositado usando depósito direto em dezembro, por um período de pagamento que termina em janeiro.


Alguns anos têm mais períodos de pagamento, o que também pode afetar o valor do salário de um empregado entre os anos. Esta questão afeta os montantes nos formulários W-2 dos funcionários. Verifique com seu profissional de impostos se você não tem certeza de como alocar o salário dos funcionários em dois anos.



Termo de outros pagamentos no final do ano


Presentes e doações


Se você deseja obter crédito por fazer uma doação de caridade, certifique-se de que o cheque seja depositado este ano. Use um cheque certificado ou transferência eletrônica de fundos em vez de enviar um cheque regular no correio. Leia mais sobre deduções fiscais de negócios para presentes de caridade, para ter certeza de que o presente ou a doação são dedutíveis.



Pagamentos de despesas.


Use o mesmo princípio descrito para presentes e doações e lembre-se de recebimento construtivo, para garantir que o destinatário receba o pagamento. Por exemplo, se você paga o seu seguro comercial ou empréstimo, envie o pagamento eletronicamente ou marque o cheque no destinatário. Seu extrato bancário de dezembro pode ser usado para comprovar o recebimento do pagamento.



Comprar ativos.


O IRS considera um ativo para ser de propriedade de uma empresa quando é "posto em serviço", ou seja, quando foi comprado e recebido e começa a ser usado. Portanto, mesmo se você comprar o bem este ano, se você não começar a usá-lo até o ano que vem, não poderá realizar uma despesa de depreciação neste ano (depreciação de bônus, por exemplo).



Quer aprender mais?


Virgilio Marques Dos Santos

Virgilio Marques Dos Santos

Sócio-fundador da FM2S, formado em Engenharia Mecânica pela Unicamp (2006), com mestrado e doutorado na Engenharia de Processos de Fabricação na FEM/UNICAMP (2007 a 2013) e Master Black Belt pela UNICAMP (2011). Foi professor dos cursos de Black Belt, Green Belt e especialização em Gestão e Estratégia de Empresas da UNICAMP, assim como de outras universidades e cursos de pós-graduação. Atuou como gerente de processos e melhoria em empresa de bebidas e foi um dos idealizadores do Desafio Unicamp de Inovação Tecnológica.