Blog

09/06/2018

Última atualização: 25/01/2023

O que é folha de verificação e como usá-la?

O que é uma Folha de Verificação?

Também chamado: diagrama de concentração de defeitos

Uma folha de verificação é uma forma estruturada e preparada para coletar e analisar dados. Esta é uma ferramenta genérica que pode ser adaptada para uma ampla variedade de propósitos.

A coleta de dados muitas vezes pode ser um exercício desestruturado e confuso. Uma folha de verificação é um simples formulário que você pode usar para coletar dados de uma maneira organizada e convertê-los facilmente em informação útil. A coleta de dados é importante porque é o ponto de partida para a análise estatística. A função de uma folha de verificação é apresentar informações de forma eficiente em formato gráfico.

Vantagens de usar uma folha de verificação:

Quando usar uma folha de verificação

Verifique o procedimento da folha

  1. Identifique os objetivos finais da medição, como quais perguntas devem ser respondidas e quais decisões devem ser tomadas. Consequentemente, identifique quais dados precisam ser coletados e em que formato. Usos comuns para folhas de verificação incluem:
  1. Identifique os dados que precisam ser coletados sobre o processo. Isso deve incluir todas as variáveis ​​que podem ser causas do problema ou podem contribuir para a variação nos resultados, como data, hora, operador, número do lote, referência da máquina etc.
  2. Identifique o período e as circunstâncias da coleta de dados e, consequentemente, estime o número máximo de medições por Folha de Verificação.

Se as amostras estiverem sendo tomadas (em vez de medir tudo), certifique-se de que elas sejam planejadas com cuidado, por exemplo, tomando medidas suficientes nos pontos apropriados do processo.

  1. Projetar a folha de cheque, visando facilitar os processos de coleta, transcrição e interpretação. Uma forma típica inclui:
  1. Assegure-se de que a Folha de Verificação funcione conforme pretendido, testando-a, de preferência em uma situação ao vivo.
  2. Assegure-se de que os usuários possam usar as folhas de verificação adequadamente. Isso pode incluir treinamento, ajuste de instruções de trabalho, etc. Em qualquer caso, a gravação de dados não deve ser muito intrusiva.
  3. Colete os dados, garantindo que todos os dados necessários sejam inseridos no formulário e possam ser claramente lidos. Certifique-se de que amostras representativas estão sendo tomadas para as conclusões que serão tiradas dos resultados (por exemplo, suposições sobre todos não podem ser feitas se apenas uma pessoa estiver usando).
  4. Interprete e use os resultados como planejado.

Quais os CINCO tipos básicos de Folha de Verificação?

A Folha de Verificação é um documento simples que é usado para coletar dados em tempo real e no local onde os dados são gerados. O documento é tipicamente um formulário em branco projetado para o registro rápido, fácil e eficiente da informação desejada, que pode ser quantitativa ou qualitativa. Quando a informação é quantitativa, a folha de verificação é às vezes chamada de folha de registro. A folha de verificação é uma das sete ferramentas básicas de controle de qualidade tornadas populares pelo Dr. Kaoru Ishikawa.

Uma característica definidora de uma folha de verificação é que os dados são registrados fazendo marcas ("cheques"). Uma folha de verificação típica é dividida em regiões e as marcas feitas em regiões diferentes têm significado diferente. Os dados são lidos observando a localização e o número de marcas na folha. Cinco tipos básicos de folhas de verificação incluem: