Carreira

30/12/2018

Última atualização: 25/01/2023

O que é Networking Profissional e como fazer? Aprenda nesse blog

O que é networking?

Vamos começar no lugar óbvio. O que diabos é networking? Eu vou defini-lo assim:

Networking é o processo de conhecer pessoas na esperança de fazer algo mais tarde. Este pode ser um novo emprego, obter recursos críticos ou até conhecer pessoas (diferentes).

Certo, agora vamos dizer em termos que os engenheiros sabem e querem ouvir:

Networking vai te dar um emprego. Isso facilitará seu trabalho atual. Ou vai apresentar algumas pessoas incríveis.

Aqui está o que eu aprendi até agora em minha carreira de engenharia: você pode ser uma das pessoas mais habilidosas do mundo, mas a menos que as pessoas saibam sobre você e seu conjunto de habilidades, você será ignorado. Você estará no mesmo trabalho, fazendo a mesma coisa todos os dias. E isso se você puder conseguir um emprego em primeiro lugar.

Mas networking exige que nós falemos com pessoas?

Sim, você vai ter que falar com as pessoas

É verdade, alguns engenheiros não são ótimos em situações sociais. Insira seus quadrinhos favoritos de Dilbert, SMBC ou XKCD aqui.

Mas o fato chave é que você terá que sair e conversar com as pessoas e fazê-las gostar de você. Mais importante, você tem que se conhecer. Ser "simpático" pode parecer superficial, mas pense nisso: quem quer fazer favores para pessoas de quem não gosta? Se, em vez disso, você é uma pessoa gentil que os outros gostam de estar por perto e outros acreditam ser uma pessoa que vale a pena, é provável que eles queiram ajudar quando você estiver em um momento de necessidade.

O que te tornará simpático?

Eu não sei, isso depende de traços individuais de caráter. Mas eu vou dizer que eu geralmente não desgosto as pessoas que são gentis, mostram interesse no trabalho que estou fazendo e são capazes de continuar uma conversa sobre o trabalho que fazem (e não esportes…). Essa pessoa não quis me dizer que o trabalho que estou fazendo é estúpido (mesmo que seja), eles não ofereceriam sugestões sobre como eu posso melhorar meu trabalho (a menos que eu indique que estou procurando por ajuda) e eles iriam Preocupe-se em falar sobre coisas não relacionadas ao trabalho (assumindo que trabalhemos juntas) e trabalhando fora do trabalho.

Então, se você estivesse falando comigo, é o que eu sugeriria.

Mas como eu encontro pessoas?

É tudo sobre isso, certo? E é a parte mais difícil de descobrir.

Eventos de Networking: Fuja!

Sejamos honestos, se você estiver indo para algo chamado de "evento de networking", há muito pouca probabilidade de encontrar alguém com quem você queira "interagir". Assim como quando as pessoas desempregadas vão a eventos com outras pessoas que estão procurando emprego: você não conhece ninguém que possa ajudá-lo, porque elas provavelmente conseguiriam um emprego se fossem capazes. E as pessoas com empregos evitam esses eventos porque estão ocupadas demais com o trabalho ou não querem ser invadidas por pedidos de emprego de todos que estão lá.

Então, se não em um desses eventos, então onde?

Eu consideraria apenas em qualquer outro lugar que você pode encontrar profissionais para ser um evento de networking. Por isso, se você tiver a chance de realmente sentar e conversar (bares podem funcionar, embora seja difícil conhecer pessoas), muitas vezes você vai descobrir que a primeira coisa que as pessoas perguntam (quase sem falhar) é “o que você faz?”.

Por sua vez, você precisa tentar descobrir o que o outro está fazendo com seu tempo de trabalho. Pessoalmente, sempre que eu ouço qualquer coisa técnica (“então eu estava trabalhando no meu Arduino outro dia”), meu radar está ligado. Alguns desses lugares podem ser conferências, reuniões de fornecedores ou reuniões de vendas. Em qualquer lugar que um grupo de engenheiros ou pessoas com mentalidade técnica convivem, você provavelmente está bem servido para conhecer e manter contato com as pessoas.

Se você é um novo graduado ou está apenas começando, isso será um desafio. A razão pela qual os engenheiros mais velhos parecem tão conectados é porque eles estão trabalhando há algum tempo e têm trabalhado com outros que podem ter saído e ido para outras empresas. Eu acho que esta é uma grande porcentagem das conexões que as pessoas têm.

Mas mesmo uma pessoa saindo e indo para outra empresa abre um grupo inteiro de outras na nova empresa. Então, se seu amigo João deixou a Xereta e agora trabalha na Crush, você provavelmente pode ligar para ele e fazer algumas perguntas. Se você disser a ele que está tendo problemas para escolher o melhor amplificador operacional, ele pode conhecer alguém em sua empresa que possa ajudá-lo (dependendo do tipo de ajuda / conselho, é claro).

Além disso, se você estiver no campo do "novo graduado", não se esqueça dos grupos técnicos. É fácil participar e se envolver com a seção SAE local (onde você pode encontrar algum engenheiro experiente). Alternativamente, o seu hackerspace local terá muitas das mãos mais importantes das pessoas na sua cidade (um conjunto de habilidades completamente diferente).

Networking online

Não, o seu perfil no LinkedIn não vai garantir seu networking online (embora ele provavelmente atraia um ou dois telefonemas de recrutadores). Eu trato online como em qualquer outro lugar. Eu quero tentar conhecer pessoas porque estou interessado no que elas estão fazendo. Quem sabe que tipo de coisas interessantes as pessoas que você conhece podem estar trabalhando?

E, assim como as redes do mundo real, você não deveria encontrar pessoas e pular nelas para tentar conseguir um emprego. Engenheiros podem farejar esse tipo de caça-vagas em um instante. Lembre-se, as pessoas não lhe devem nada ... você acabou de conhecer! Não, como em qualquer outro momento, você deve mostrar interesse pelas pessoas e acompanhá-las.

Meu meio de comunicação de escolha é o Twitter, E-mail e Whatsapp. É ótimo porque é uma maneira de baixo esforço para acompanhar as coisas em que as pessoas estão trabalhando e interagir facilmente. Mesmo manter-se de uma maneira casual é melhor do que tentar ter uma conversa profunda com seu conhecido ou amigo uma vez a cada poucos meses. Você pode oferecer ajuda ou sugestões se eles estiverem presos em um problema ou puder indicá-los para outra pessoa que eles saibam se precisarem entrar em contato com alguém. Se você ainda não está lá, recomendo usá-lo como uma ferramenta profissional.

Lugares arriscados para networking

Eu dificilmente sou o primeiro a apontar isso, mas a entrevista informativa é uma ótima maneira de se apresentar a novos campos e pessoas. Eu aprendi primeiramente sobre o conceito no qual é a cor de seu paraquedas? Quando li pela primeira vez há alguns anos atrás.

A ideia básica é que você ligue para as pessoas (possivelmente combinando um horário para conversar primeiro por e-mail), mostre interesse em seu trabalho e veja se há alguém com quem você possa conversar sobre o assunto. Então você tenta falar com a próxima e a próxima pessoa. Ao longo do caminho, você tenta se conectar com a pessoa o suficiente para que ela se lembre de você e queira ajudá-lo, não é pouca coisa. Novamente, não necessariamente algo que acontecerá imediatamente.

Mas como você conhece a primeira pessoa?

O que acontece se você é recém graduado ou está tentando entrar em um campo em que você não teve muitos contatos?

Eu aprendi com um amigo sobre uma maneira simples de configurar entrevistas informativas. Primeiro, você segmenta a pessoa ou empresa com quem deseja conversar. Digamos que você esteja interessado em trabalhar na parte analógica de um novo chip da Intel algum dia. Em seguida, vá para o LinkedIn (sim, é bom para algo).

Se você tiver até mesmo uma pequena quantidade de conexões lá, você deve procurar e encontrar alguém da Intel que seja um designer analógico na seção PLL. Agora vá até o Google e descubra o método para envio de e-mail da empresa. Portanto, se você encontrar outros endereços no Google que se parecem com "John.Smith@intel.com", se a pessoa que você está procurando for Mark Ball, use "Mark.Ball@intel.com". Muito simples, certo? Bem, essa é a parte fácil.

Em seguida, você tem que elaborar um e-mail que faça alguém querer falar com você. Não precisa ser nada mais que honesto. Você está querendo ser um designer analógico algum dia e gostaria muito de ouvir sobre algumas de suas experiências na Intel. Eu tive um pouco de sorte dessa maneira, porque assim como na vida real, as pessoas gostam de conversar sobre o que fazem.

Se você tiver a chance de conversar com eles, esteja preparado. Pesquise o campo, anote algumas perguntas e participe da conversa. Depois, agradeça-lhes profusamente e pergunte se eles conhecem alguém com quem você possa conversar. Se eles disserem "Não", não se preocupe com isso. Apenas tente o método acima novamente. É um processo longo, mas uma maneira legal de tentar conversar com as pessoas sobre seu campo de interesse.

Sim, você vai ter que ajudar os outros também

Como aludi acima, networking não é apenas conhecer pessoas. Não é apenas sobre os outros ajudando você. É sobre ajudar os outros também. E, na realidade, é algo em que você deve se concentrar. Se você está constantemente tentando juntar os amigos com trabalhos que eles possam gostar, ou ajudando-os com um problema que eles estão tendo, essas pessoas vão pensar em você mais tarde. É estranho explicar, porque não deveria ser uma situação quid pro quo. Em vez disso, faça-o porque é bom ajudar os outros e permite que você os conheça melhor. O resultado é que você ouvirá mais projetos e terá mais oportunidades para você.

O que vem depois?

Se você estiver interessado em conhecer mais pessoas no futuro imediato, terá que fazer algum trabalho. Você terá que participar do Twitter, se envolver em um fórum, entrar para o SAE, PMI ou começar a fazer cold call (efetivamente) usando o método do LinkedIn que descrevi acima. Eu diria que as pessoas muito interessadas em “networking” seriam aquelas que procuram trabalho atualmente. Algumas dessas coisas vão ajudar, mas, é melhor tentar todos os caminhos disponíveis.

Se você é um pouco mais descontraído, provavelmente está em um emprego ou olhando para a possibilidade de pular no futuro.

Se você é um consultor ou um contratado, é melhor que você esteja tenha networking AGORA, porque você nunca sabe quando sua próxima grande oportunidade virá. No entanto, eu não estou tão preocupado, já que empreiteiros e consultores são provavelmente os melhores em networking de todos os engenheiros. De fato, se você quer aprender mais, você pode querer perguntar a um dele.

Em suma: