O que é a Análise SOAR? Como aplicá-la?
SOAR

20 de janeiro de 2018

Última atualização: 25 de janeiro de 2023

O que é a Análise SOAR? Como aplicá-la?

O que é SOAR?

A Análise de Forças, Oportunidades, Aspirações e Resultados (SOAR) é uma ferramenta de planejamento estratégico com base nos pontos fortes tanto dos colaboradores como da organização. Busca compreender o sistema como um todo, incluindo a participação dos principais stakeholders.

Você quase certamente já ouviu falar em Análise SWOT (Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças) e verá imediatamente algumas semelhanças com a Análise SOAR. Mas SOAR difere do SWOT de duas formas importantes.

Em primeiro lugar, baseia-se nas experiências de funcionários em todos os níveis e em todas as áreas funcionais de uma organização, enquanto SWOT geralmente é uma abordagem dirigida pelo gerenciamento. Em segundo lugar, SOAR é baseado no inquérito, onde o foco está no que a organização já faz bem e na conversão de fraquezas e ameaças em oportunidades.

Como usar a análise SOAR?

Para começar, selecione uma equipe de pessoas para liderar a análise que tenha um foco externo e que entendam como sua organização se forma em seu mercado. Eles irão ajudá-lo a tomar decisões em cada etapa do processo, e terá um papel fundamental a desempenhar à medida que a análise for desenvolvida.

Lembre-se sempre, porém, de que o SOAR é uma ferramenta colaborativa, por isso, assegure-se de consultar pessoas de todas as áreas e níveis do negócio, e também trazer suas experiências e esperanças para o processo.

Agora, pergunte às pessoas em sua organização sobre cada um dos quatro aspectos do SOAR:

Forças

Comece por fazer o brainstorming dos pontos fortes de sua organização com pessoas em todo o negócio e com o time de liderança de análise. Estas são as coisas que você já está fazendo muito bem e as características subjacentes do negócio que as suporta.

Os pontos fortes de uma organização incluem seus recursos humanos e materiais, suas habilidades tecnológicas e inovadoras, seus conhecimentos, habilidades, experiência e suas conquistas. E uma vez que você os identificou, você estará em uma posição melhor para protegê-los e construir sobre eles para criar suas oportunidades.

Olhe seus pontos fortes em relação aos seus concorrentes, para que você possa ter certeza de que eles têm valor real. Por exemplo, você pode ter uma excelente rede de distribuição, mas, se todas as outras empresas da sua indústria tiverem uma também, não é uma força destacada para você.

Pergunte:

  • Quais vantagens inerentes, a sua organização tem sobre seus concorrentes?
  • O que você faz melhor do que qualquer outra pessoa?
  • Quais recursos ou recursos únicos você tem e seus concorrentes não?
  • O que as pessoas fora da sua organização - seus clientes e concorrentes - veem como seus pontos fortes?
  • Qual é a proposta de venda única da sua organização?

Você provavelmente vai acabar com uma longa lista de pontos fortes! Priorize-os para que possa concentrar sua análise em seus seis primeiros. (Sua equipe de liderança pode querer tomar essa decisão em si ou simplesmente ouvir seus conselhos - certifique-se de esclarecer isso antes de começar.) Leve sua lista curta para na próxima etapa, para ajudá-lo a identificar possíveis novas oportunidades.

Oportunidades

Comece a pensar sobre o futuro da sua organização fazendo um brainstorming com pessoas de todo o negócio, como você pode aproveitar ao máximo seus seis a dez pontos fortes. Em seguida, alargue o brainstorm para incluir quaisquer outras oportunidades que venham à mente.

Considere, por exemplo, entrar em novos mercados, atender as necessidades de seus clientes melhor e tornar sua organização mais eficiente.

Claro, as situações nem sempre parecem ser positivas, mas você pode adaptá-las à sua vantagem. Você poderia, por exemplo, transformar os pontos fortes e fracos do seu maior concorrente contra isso? Talvez você possa oferecer um serviço de nicho que atualmente não oferece.

Da mesma forma, as pessoas provavelmente pensarão em obstáculos que poderiam prejudicar as oportunidades que você identifica. Certifique-se de reformular todos esses desafios para que possa se concentrar em alcançar resultados positivos, em vez de simplesmente evitar os negativos.

Este remodelamento é o núcleo da análise SOAR, e ajuda a manter a positividade das pessoas, estimulando sua criatividade. Certifique-se de envolver a experiência da equipe de liderança para ajudá-lo a olhar para fora do negócio e usar a Análise PEST para encontrar oportunidades que podem surgir de:

  • Detectando novas tendências em seu setor de negócios.
  • Identificando mudanças em seus principais mercados.
  • Compreender as mudanças na lei ou política relacionada ao seu campo.
  • Explorar mudanças no comportamento e estilo de vida do cliente.

Finalmente, filtre e priorize sua lista de oportunidades para que você tenha uma coleção de seis a 10 interessantes e potencialmente benéficas para levar adiante para a próxima etapa.

Aspirações

Agora é hora de fazer um brainstorming de aspirações. Isto é tudo sobre imaginar como sua organização poderia ser. A chave aqui é pensar muito além das expectativas do dia-a-dia e resultados do cotidiano. É hora de sonhar!

Para que você deseja que sua organização seja conhecida, e como você deseja que ela seja percebida pelos seus funcionários, clientes e concorrentes?

Olhe para o seu topo de seis a 10 pontos fortes e oportunidades.

  • Qual deles realmente o estimula e inspira?
  • Como você poderia construir sobre eles ainda mais?
  • E existe alguma coisa que não tenha surgido em sua análise até agora que você gostaria de alcançar?

Peça às pessoas em toda a sua organização perguntas começando com "e se ...?" para incentivar a sua curiosidade e iniciativa. As aspirações de uma organização devem estar intimamente ligadas aos seus valores fundamentais, então também convide pensamentos como:

Sobre o que nos importa profundamente?

  • Que diferenças esperamos fazer para nossos principais interessados?
  • Quais projetos, programas ou processos provavelmente apoiarão nossas aspirações?
  • Mais uma vez, é hora de refinar e priorizar sua lista, deixando você com as seis a 10 aspirações mais emocionantes e valiosas para avançar para a próxima etapa.

Resultados

Finalmente, é hora de fazer um brainstorm com todas as mudanças práticas que eles desejam alcançar, com base em sua análise até agora. Como será a sua empresa quando as suas seis e dez oportunidades e aspirações forem realizadas, e como você saberá que você está chegando?

Não recomendamos que você estabeleça metas específicas e detalhadas nesta fase. No entanto, ter algum tipo de resultado especificado irá dizer se você está indo na direção certa. Pergunte:

  • O que parecerá diferente quando você chegar lá?
  • Quais aspectos de sua organização e seus processos vão mudar, e como?
  • Para quais resultados você deseja que sua organização seja conhecida?

Mais uma vez, priorize suas descobertas para uma lista restrita de resultados que a organização deve trabalhar em primeiro lugar, uma vez que não será capaz de resolver tudo ao mesmo tempo. A equipe de liderança de análise tem um papel fundamental a desempenhar aqui para garantir o bom senso e o rigor dos resultados.

Uma vez que você tenha concluído sua análise SOAR, você pode avançar para as outras etapas do desenvolvimento de uma estratégia, como análise de riscos, avaliação de ideias e propostas, criação de uma visão e missão convincentes e definição de metas. Dê uma olhada na nossa outra estratégia e ferramentas de planejamento para obter uma compreensão clara do processo.

Quer um Exemplo?

Uma pequena empresa de desenvolvimento de software pode apresentar a seguinte análise SOAR:

Forças

  • Nosso pequeno tamanho significa que podemos trabalhar de forma flexível com nossos clientes.
  • Podemos tentar novas coisas rapidamente, sem se preocupar com a burocracia corporativa excessiva.
  • Podemos nos concentrar em fazer algumas coisas muito bem.

Oportunidades

  • Podemos reverter pequenos projetos e desenvolver produtos viáveis ​​mínimos rapidamente.
  • Nós fizemos muito trabalho em um nicho, mas em um mercado crescente - podemos nos especializar nisso e aproveitar ao máximo as oportunidades que oferece.
  • Podemos buscar métodos de financiamento inovadores para nos ajudar a expandir.
  • Nossos concorrentes podem não ser tão rápidos em explorar as lacunas no mercado quanto nós - podemos focar em "micro nichos" dentro do nicho de mercado.

Aspirações

  • Queremos ficar rápido e flexível, enquanto trabalhamos de forma sustentável em um campo que conhecemos muito bem e que pode agregar valor.
  • Queremos que nossos clientes nos avaliem para o nosso espírito de inovação e nossa sensibilidade às suas necessidades.
  • Nós não queremos seguir o mercado - queremos liderá-lo em novas direções interessantes.

Resultados

  • Crescimento que permanece positivo, mas isso não nos atrapalha para ter que entregar grandes projetos burocráticos.
  • Captar novos projetos e novos clientes que valorizam a maneira como trabalhamos.
  • Mais tempo para os desenvolvedores experimentar e desenvolver habilidades de ponta, para nos ajudar a trabalhar da maneira que queremos.

Leia mais no blog:

Virgilio Marques Dos Santos

Virgilio Marques Dos Santos

Sócio-fundador da FM2S, formado em Engenharia Mecânica pela Unicamp (2006), com mestrado e doutorado na Engenharia de Processos de Fabricação na FEM/UNICAMP (2007 a 2013) e Master Black Belt pela UNICAMP (2011). Foi professor dos cursos de Black Belt, Green Belt e especialização em Gestão e Estratégia de Empresas da UNICAMP, assim como de outras universidades e cursos de pós-graduação. Atuou como gerente de processos e melhoria em empresa de bebidas e foi um dos idealizadores do Desafio Unicamp de Inovação Tecnológica.

Blogs relacionados