Yellow Belt: saiba as principais diferenças entre os belts
Seis Sigma

18 de setembro de 2018

Última atualização: 25 de janeiro de 2023

Yellow Belt: saiba as principais diferenças entre os belts

Um Yellow Belt é um profissional treinado em Lean Six Sigma capacitado na solução de problemas em processos. O sistema de "belts" é o que determina o grau de capacitação que um profissional possui na metodologia. O sistema é composto por quatro níveis (White, Yellow, Green, Black Belt), além de um nível superior, chamado Master Black Belt. No vídeo aa seguir, o professor Dr. Murilo F. M. dos Santos explica qual o melhor nível para iniciar a certificação Lean Six Sigma.

 

Confira neste artigo, o que faz um profissional certificado em Yellow Belt, mas antes vamos conferir um pouco mais sobre essa metodologia:

Introdução a metodologia Seis Sigma

Os profissionais do Seis Sigma existem em todos os níveis da organização, mas desempenham papéis diferentes em cada nível, de tal forma que, para cada cor de belt (cinto), há um profissional que desempenha determinadas funções. White Belt, Yellow Belt, Green Belt e Black Belt são algumas notações comuns entre esses profissionais. Pois, a gênese dessas notações vem da arte marcial japonesa, popularmente conhecida como judô - karatê. Assim, esta técnica japonesa tem níveis específicos de praticantes, de acordo com suas habilidades e conhecimentos. Baixe nosso material sobre Seis Sigma e se aprofunde no assunto. Da mesma forma, no Japão, os cintos coloridos os distinguem e um conceito similar é adotado no Seis Sigma. No nível do projeto, um papel de seis sigma varia de Yellow Belt e Green Belt a Black Belt. A referência de “cintos” por cor é uma maneira simples e eficaz de entender rapidamente o conjunto de habilidades e o nível de experiência de cada um. Consequentemente, um profissional de Seis Sigma com uma “cor de cinto” em princípio é capaz de diferenciar seu papel, bem como a experiência na equipe. Desse modo, colocar em prática, qualquer um dos seis cintos Seis Sigma traz benefícios de curto e longo prazo para a organização. Para você que quer saber mais sobre o papel de cada um dos Belts da linha Lean Six Sigma, confira:

 

O que é Yellow Belt?

Um Yellow Belt recebe treinamento sobre as ferramentas, técnicas e métodos imprescindíveis para a solução de problemas em equipe. No Yellow Belt (curso) você possui uma compreensão básica do Seis Sigma. No entanto, ao contrário das outras certificações Lean Seis Sigma mais avançadas, os Yellow Belts ainda não lideram os projetos Seis Sigma sozinhos. Esses profissionais são responsáveis ​​por apoiar a equipe seis sigma na criação de mapas de processos. Portanto, eles podem atuar como especialistas no assunto ou participar como um membro da equipe principal em projetos. Curso Yellow Belt gratuito

Aproveite o curso Yellow Belt da FM2S totalmente gratuito por tempo limitado.

Da mesma forma, podem também realizar pequenos projetos sob orientação de Green ou Black Belts. Eles também podem participar ativamente de projetos de melhoria de processos menos complexos usando Kaizen ou PDCA. Confira também:

Assim, permite que os Yellow Belts identifiquem oportunidades de melhoria de processos e se tornem cada vez mais eficientes. Estes projetos Yellow Belt podem ser graduados no nível Green ou Black Belt.

Yellow Belt vs Green Belt

Um Green Belt, em primeiro lugar, possui um bom entendimento de todos os aspectos das fases do DMAIC. Esses profissionais operam sob a supervisão e orientação dos Black Belts e assim, analisam e resolvem os problemas relacionados à qualidade. E participar de projetos de melhoria de qualidade. Ao contrário dos Black Belts, que lideram projetos multifuncionais, os Green Belts em princípio trabalham em projetos dentro de sua própria área funcional. Eles devem esperar agendar reuniões regulares com o treinador em Black Belt para revisar o progresso do projeto e buscar orientação. Assim, Green Belts são funcionários de uma organização que foram treinados nos métodos de melhoria Seis Sigma, lideram projetos de melhoria de processos em sua área de trabalho e auxiliam os Black Belts a encontrar lacunas nos processos.

Yellow Belt vs Black Belt

Por um outro lado, o Black Belt tem um alto nível de compreensão dos princípios do Seis Sigma, incluindo sistemas de apoio e ferramentas e técnicas. Dessa forma, eles exibem a liderança da equipe como um solucionador de problemas, mantendo a dinâmica da equipe e alocam funções e responsabilidades dos membros. Os Black Belts entendem todos os aspectos da metodologia DMAIC alinhados aos princípios do Seis Sigma e possuem um bom conhecimento dos conceitos Lean. São capazes de descobrir atividades sem valor agregado e podem usar ferramentas específicas para reduzi-las atuando como agentes de mudança em projetos transformacionais de Seis Sigma. Dessa maneira, eles são bons no gerenciamento das partes interessadas e ganham seu buy-in e suporte, além de orientar os profissionais de Green Belt em projetos de melhoria organizacional.  Assim, eles lideram e treinam uma equipe multifuncional composta por profissionais de Green e  Yellow Belt em projetos de seis sigma.

Por que você deveria obter uma certificação Yellow Belt?

Ter um Yellow Belt mostra aos empregadores que você tomou o tempo para aprender sobre o processo DMAIC e obteve a certificação em seu próprio tempo. Os empregadores adoram funcionários que entendem como economizar dinheiro e limitar o desperdício. Há uma boa razão para que as pessoas que listam certificações em seu perfil do LinkedIn recebam 6 vezes mais o número de visualizações que outras pessoas recebem. Isso ocorre porque as certificações permitem aos empregadores pesquisar uma habilidade específica como "Seis Sigma" ou "Yellow Belt" e encontrar pessoas com os traços exatos de que precisam. Não há garantias de que ter uma certificação levará a um salário mais alto, mas as certificações o tornam mais valioso para um empregador. Com tanta concorrência, os empregadores procuram pessoas com diversas qualificações e alguém que possa gerenciar mais tarefas sempre será mais valioso. Por esta razão, ter sua certificação Yellow Belt é o fator decisivo.

Por que obter uma certificação Yellow Belt da FM2S?

A certificação abrange conceitos de análise e melhoria de processos. Transforma o profissional apto a analisar criticamente os processos, eliminando desperdícios, desconexões e problemas crônicos na empresa. 

O que você vai aprender

Desenvolva pequenos projetos de melhoria em sua área de atuação, além de colaborar em projetos maiores conduzidos pelos profissionais com a certificação Green Belt e Black Belt. O profissional Yellow Belt irá dominar todas as fases do DMAIC (Define - Measure - Analyse - Improve - Control) e todos os fundamentos do Lean Seis Sigma.

Por que fazer o curso?

O Seis Sigma e outras metodologias de excelência operacional são peças fundamentais para a maioria dos cargos de analistas e gestores. Profissionais são constantemente cobrados para melhorar indicadores, processos e cumprir metas. É indicado para demandas de melhoria contínua: analistas, gerentes, supervisores, coordenadores e estagiários nas áreas de Qualidade, Indústria, Logística, Operações, Saúde, etc.

Aproveite o curso Yellow Belt da FM2S totalmente gratuito por tempo limitado.

Leia mais no blog

Virgilio F. M. dos Santos

Virgilio F. M. dos Santos

Sócio-fundador da FM2S, formado em Engenharia Mecânica pela Unicamp (2006), com mestrado e doutorado na Engenharia de Processos de Fabricação na FEM/UNICAMP (2007 a 2013) e Master Black Belt pela UNICAMP (2011). Foi professor dos cursos de Black Belt, Green Belt e especialização em Gestão e Estratégia de Empresas da UNICAMP, assim como de outras universidades e cursos de pós-graduação. Atuou como gerente de processos e melhoria em empresa de bebidas e foi um dos idealizadores do Desafio Unicamp de Inovação Tecnológica.