Como conseguir sua recolocação profissional?
Blog

13 de junho de 2016

Última atualização: 25 de janeiro de 2023

Como conseguir sua recolocação profissional?

Como conseguir sua recolocação profissional rapidamente?


Recolocação Profissional: Gostaria de utilizar este post para discutir algumas dicas para os 11 milhões que se encontram com o tremendo desafio de se recolocar no mercado de trabalho. Ao ser desligado em época de crise, o mais importante que temos de fazer é mantermos a calma e tomarmos algumas decisões difíceis. Para mim, a primeira decisão deste tipo é a revisão do orçamento. Sei o quanto é complicado, mas precisamos fazer cortes para que as reservas financeiras não acabem rápido demais. Para isto, deixo aqui algumas dicas:




  • Liste todas as suas despesas recorrentes. Para facilitar esta tarefa, há inúmeros programas de computador e aplicativos que lhe ajudam nesta tarefa. Caso não os tenha, uma boa alternativa é utilizar o seu extrato bancário e do cartão de crédito. Deste modo, é fácil alimentar uma planilha Excel básica e localizar onde estão os maiores gastos. (Pareto)

  • Uma vez listados os gastos, questione-se sobre a possibilidade de eliminá-los. Aqui, coisas simples como aquisição de bens (roupas, bebidas, revistas e promoções compradas por impulso, podem ser facilmente cortados). Após mapear os gastos para aquisição de bens, volte-se para serviços que você contrata às vezes sem perceber, como diarista, salão de beleza, restaurantes, lavagem do veículo, tv a cabo, assinatura de sistemas, entre outros. Tais itens são custosos e eliminando estes gastos, não haverá impacto direto nos seus ativos.

  • Por último, verifique quais os financiamentos e “prestações” que está pagando. Avalie se é melhor quitá-los ou até cancelá-los. Lembro-me de ter economizado bons recursos ao cancelar títulos de capitalização que o banco havia me vendido. Estas despesas financeiras pessoais são pouco contabilizadas e acabam refletindo uma série de gastos forçados.


Depois de cortar as despesas, você terá um horizonte maior para pensar. Se o custo mensal era de R$ 2.500,00, por meio destes cortes conseguirá reduzi-los para R$ 1.800,00 em média. É uma redução que permitirá estender sua tranquilidade por uns três meses, ao menos. E depois? O que fazer? Vamos aplicar o Kata da Melhoria para trabalhar o seu currículo.



Recolocação Profissional: Currículo


A primeira coisa é dar uma boa atualizada nele. Quando estou trabalhando, confesso que acabo por esquecer de mantê-lo atualizado. Por isto, depois de revisar seu planejamento financeiro, procure atualizar o CV. Analise-o por meio dos seguintes pontos:




  • Quais são os pontos principais?

  • Quais idiomas estrangeiros você domina ou tem conhecimento?

  • Quais formações específicas você possui? Quais especialidades você domina?

  • Experiência em uma atividade específica?

  • Cargos de destaque em empresas de grande prestígio?


Após listar estes pontos, conseguirá verificar se o seu currículo reflete o que você é hoje. E, com suas competências listadas, avalie o quão forte elas são, ou seja, quais competências você deverá destacar nas próximas entrevistas, pois são recursos valiosos. Para isto, sugerimos que se faça uma série de perguntas. Imagine que você tenha o recurso Formação Green Belt:




  1. Lean Six Sigma é valioso para o empregador? Sim, pois todas as organizações enfrentam desafios recorrentes e para alcançar seus resultados almejados, precisam de profissionais capacitados no método de resolução de problemas.

  2. É raro? A formação não, pois vários profissionais estão capacitando-se por meio de cursos Green Belts. Mas dominar o tema, é algo raro. Se conseguir mostrar suas competências por meio do relato de projetos que participou, certamente sairá na frente, pois muitos dos que entrevistei fazem o curso, mas meses depois não se recordam de mais nada. Além disto, uma grande gama se forma com professores mal preparados, afetando significativamente sua a qualidade do seu recurso no mercado.

  3. É difícil de imitar? Para tornar-se um profissional Green Belt de destaque, você terá de dedicar-se bastante, mas há muitos meios de conseguir esta certificação atualmente. Com esforço e foco, é possível tornar-se Green Belt rapidamente.

  4. É operacionalizável? Pode ser que o emprego exija que você faça um projeto de melhoria complexo, e se não possuir conhecimento do método de melhoria e nem dos fundamentos estatísticos, não será operacionalizável.


Esta simples análise, demonstra que o domínio do Lean Six Sigma é um recurso profissional que ainda poderá alavancar sua recolocação, no contexto apresentado. Porém, conforme o tempo passa, ele está tornando-se quase um pré-requisito para conseguir uma vaga, semelhante ao que é o inglês hoje. Espera-se que no médio prazo, apenas Black Belt seja um diferencial para alavancar sua carreira.



Recolocação Profissional: Indicações


Agora, aplique o mesmo questionário para suas demais competências e avalie-as. Caso não encontre nenhuma que atenda estas quatro características, não desanime. Isto é natural. E, currículo não registra alguns dos traços mais importantes no trabalho: vontade de aprender, resiliência, trabalho em equipe, senso de urgência, disciplina entre outras. Para coloca-las em seu currículo, peça por recomendações e por indicações dos seus contatos próximos. 50% das vagas, segundo pesquisa do Gallup são preenchidas por meio de indicações e referências. Eu, sinto-me muito mais confortável contratando alguém que me fora recomendado, do que alguém apenas pelo currículo. Quando o currículo é bom e há uma carta de recomendação junto, melhor ainda. Como já mencionei estes assuntos em alguns blogs, deixo aqui os links.




Depois do diagnóstico, devemos partir para pesquisarmos sobre a condição-alvo.Qual é a posição que você gostaria de se recolocar? É uma vaga de analista fiscal? Uma vaga de supervisor em lean manufacturing? Analista de melhoria de processos? Ou gerente de projetos?



Depois e escolher a sua vaga desejada, procure pesquisar, por meio do Linkedin, qual o perfil das pessoas que ocupam esta vaga nas empresas em que você gostaria de trabalhar.

Isto é ótimo para ajudá-lo a traçar o cenário futuro. Não adianta, ao meu ver, tentar encaixar suas competências no que aparecer. O ideal, é planejar onde você deseja estar. E quando estiver analisando o Linkedin destes profissionais, procure responder as perguntas:




  • Quais são os pontos principais?

  • Quais idiomas estrangeiros eles dominam?

  • Quais formações específicas eles cursaram?

  • Qual foram as experiências acumuladas?

  • Como foram suas carreiras?


Quais são os artigos indispensáveis para você se recolocar?



Recolocação Profissional: como fazer seu plano de ação?


Em seguida, elabore uma planilha em que nas colunas você colocará suas competências e, nas linhas, as competências que precisa adquirir para conseguir a vaga que deseja. Por fim, identifique quais recursos são necessários aprimorar para aumentar suas chances de alcançar determinada vaga. E, crie um plano para melhorá-los. Se o maior problema que identificou é participar de projetos, procure resgatar alguns projetos e atualizá-los em seu CV. Se o problema é dominar algum assunto, estude-o e elabore apresentações (slideshare), vídeos, podcasts e artigos que irão deixar claro ao seu recrutador, que correu atrás para fechar aquele GAP. Se é formação, há inúmeros cursos EAD grátis na internet que poderão ajudá-lo a alcançar a tão sonhada vaga. Caso disponha de recursos, pois os cortes orçamentários feitos irão lhe ajudar, faça um curso. E ao fazê-lo, seja um aluno de destaque, pois isto fará com que o seu professor o recomendo ou até o contrate.


Grande abraço e boa sorte à todos que estão nesta situação.

Virgilio F. M. dos Santos

Virgilio F. M. dos Santos

Sócio-fundador da FM2S, formado em Engenharia Mecânica pela Unicamp (2006), com mestrado e doutorado na Engenharia de Processos de Fabricação na FEM/UNICAMP (2007 a 2013) e Master Black Belt pela UNICAMP (2011). Foi professor dos cursos de Black Belt, Green Belt e especialização em Gestão e Estratégia de Empresas da UNICAMP, assim como de outras universidades e cursos de pós-graduação. Atuou como gerente de processos e melhoria em empresa de bebidas e foi um dos idealizadores do Desafio Unicamp de Inovação Tecnológica.