PMP e Green Belt
Seis Sigma

04 de julho de 2017

Última atualização: 05 de maio de 2023

Quais as semelhanças e diferenças entre Green Belt e PMP?

O uso de metodologias para auxiliar projetos tem sido um diferencial com tantas variações que o mercado vem passando. Um profissional certificado com Green Belt e PMP consegue atingir esse diferencial? Leia mais e descubra!

O que é o SEIS SIGMA?

Uma certificação Seis Sigma ajuda as equipes de profissionais a melhorar processos e, portanto, melhorar a qualidade. Esta certificação fornece treinamento em análise estatística baseada em fato, identificação objetiva de problemas e solução de problema criativo.

As certificações Seis Sigma têm vários níveis, divididas em faixas. As mais comuns são, em ordem de especialização, White Belt, Yellow Belt, Green Belt, Black Belt e Master Black Belt.

O que é o PMP?

O Project Management Professional (PMP) é a certificação mais significativa para gerentes de projeto. É uma designação internacional oferecida pelo Project Management Institute (PMI).

Dessa forma, os gerentes de projetos certificados do PMP são empregados por organizações de todo o mundo, na medida em que buscam melhorar a taxa de sucesso de projetos em todas as áreas, aplicando um conjunto padronizado e evolutivo de princípios de gerenciamento de projetos, conforme o guia PMBOK do PMI.

O guia contém mais de 42 processos que podem ser adotados para a conclusão bem-sucedida e implementação dos projetos.

Onde está a diferença?

Enquanto o treinamento Seis Sigma e Project Management fornecem ferramentas e habilidades que ajudam a melhorar o desempenho do processo, essas metodologias tomam abordagens diferentes para atingir um objetivo compartilhado.

Profissionais com certificação Seis Sigma são treinados para identificar um problema usando análise estatística e, em seguida, implementar uma solução para melhorar o processo, fazendo com que atenda às necessidades do cliente. Ao contrário dos projetos PMP, os projetos Seis Sigma são praticados continuamente ao longo da vida do processo e não têm uma data final rígida.

Os processos PMP geralmente funcionam bem quando uma equipe já entende as mudanças que eles precisam fazer para melhorar o processo. Os profissionais de PMP tomam o conjunto predeterminado de mudanças que o processo precisa e aplicam suas habilidades, ferramentas e conhecimento especializado para implementar as mudanças e ajudar o processo a ser executado o mais eficientemente possível.

Em suma, com Seis Sigma não é suficiente que um processo esteja funcionando, ele também deve produzir com um alto nível de qualidade. O desempenho ideal do Seis Sigma não permite mais de 3,4 defeitos por milhão de oportunidades.

Enquanto o gerenciamento de projetos está preocupado com a obtenção de um processo no prazo e no orçamento, os princípios do Seis Sigma se concentram em melhorar esse processo, reduzindo sua variação e o número de defeitos que produz. As melhorias de Seis Sigma aplicam-se em um processo de qualquer ponto durante a execução, não apenas no início do projeto.

Mas quais são as diferenças fundamentais?

Gerenciamento de projetos é amplo. O Seis Sigma é mais específico, mas conceitualmente amplo. Os projetos abundam. E são projetos sobre todo tipo de coisas - iniciativas de marketing, projetos de pesquisa, publicação, desenvolvimento de produtos, construção e meio ambiente, desenvolvimento de aplicativos etc.

O Seis Sigma pode se candidatar a muitas coisas também, mas é uma questão de aplicar um conjunto com conceitos-chave, ferramentas e abordagens para resolver certos problemas relacionados à eficiência e eficácia.

O Seis Sigma está em demanda em muitas indústrias, pois visto que você poderia trabalhar para melhorar os processos no setor bancário, trabalhar em melhorias de produção na fabricação, agilizar os serviços no setor governamental ou melhorar a segmentação e satisfação dos clientes nos campos de saúde ou farmacêutica. Estes são apenas alguns exemplos, pois o Seis Sigma é aplicável em várias indústrias.

Existe uma carreira para o Seis Sigma. Você pode ganhar um Six Sigma Green Belt, pois nenhuma experiência é necessária, mas você definitivamente pode adquirir algumas habilidades. Então você pode progredir para o Black Belt e Master Black Belt, depois de ganhar alguma experiência. Às vezes, pode haver um passo intermediário, como Six Sigma Yellow Belt, dependendo da situação e dos métodos que estão sendo usados.

Certificação Green Belt FM2S

O que um Green Belt e PMP têm em comum?

A melhoria contínua de um processo, ou a implementação eficiente de mudanças no processo, são esforços complicados. Essas melhorias requerem uma metodologia segmentada em fases que permitam que as equipes façam um progresso ordenado. Vale adicionar que tanto o Seis Sigma quanto o Gerenciamento de Projetos têm um processo de cinco fases para administrar a mudança.

O Gerenciamento de Projetos é executado em cinco fases que orientam o projeto desde o início até a conclusão.

  1. Iniciar - Determinar se o projeto beneficia a organização;
  2. Plano - Finalizar o orçamento, cronograma e recursos necessários;
  3. Lançar - Alocar recursos e atribuir responsabilidades;
  4. Monitorar e Controlar - Gerenciar e ajustar agendas para manter o projeto progredindo;
  5. Fechar - Obter a aprovação do cliente e avaliar o desempenho.

Um profissional certificado com o Seis Sigma também possui um processo de cinco estágios para mantê-lo no bom caminho.

  1. Definir - Esta fase define o escopo do projeto, cria um business case e identifica o que é mais crítico para o cliente;
  2. Medir - Recolher dados para determinar a magnitude do problema;
  3. Analisar - Identificar possíveis causas dos problemas;
  4. Melhorar - Encontrar uma solução que atenda a causa raiz do problema;
  5. Controlar - Documentar a solução, implementar os resultados de melhoria e monitoramento.

Os dois métodos também usam ferramentas similares para melhorar os processos. Tanto o Seis Sigma quanto o gerenciamento de projetos usam diagramas de Ishikawa, fluxogramas, gráficos de controle, diagramas de Pareto, histogramas e diagrama direcionador para ajudar os processos a iniciar e executar sem problemas.

As certificações Seis Sigma e gerenciamento de projetos se complementam e, quando usadas em conjunto, elas podem expandir suas habilidades e dar-lhe as ferramentas para se tornar um mestre de melhoria de processos

Como aprender Green Belt e PMP?

Sob a Certificação Seis Sigma, transmite-se a aprendizagem com o foco principal de reduzir os defeitos, tanto quanto possível, para reduzir o tempo e melhorar a qualidade, de acordo com os padrões estabelecidos pela Companhia.

Na Certificação PMP, o aprendizado é transmitido aos praticantes por meio do foco no planejamento e execução de projetos adequadamente para garantir uma alta taxa de sucesso, essa é uma das diferenças principais no aprendizado para se tornar um Green Belt por meio do Seis Sigma ou para o PMP.

Quem deseja cada uma das certificações?

 O desejo de certificação PMP geralmente surge em um indivíduo quando ele próprio começa a buscar desenvolver suas competências, enquanto a necessidade e os critérios para Certificação Seis Sigma são geralmente especificados pela empresa para tornar seus funcionários mais eficientes e capazes de atuar na organização.

Qual é a natureza dessas certificações?

Project Management Professional é de natureza ampla em comparação com o Seis Sigma, que é muito mais específico.

Como é o ciclo de trabalho?

A maioria dos certificados em Green Belt ou Black Belt, após alcançar a certificação, tem que trabalhar no mínimo 6 meses no emprego em tempo integral, mas não existe tal obrigação para os Profissionais de Gerenciamento de Projetos. No entanto, PMP tem que completar 60 PDU nos 3 anos seguintes para manter a certificação.

Como os Profissionais Green Belt se beneficiam de uma certificação PMP?

Os praticantes de Seis Sigma geralmente são solucionadores de problemas experientes. Seu conhecimento permite que eles identifiquem as causas dos problemas e implementem soluções comprovadas. No entanto, a eficácia da solução da equipe de projeto de um Seis Sigma determina-se, geralmente, pela forma como a implementação se encontra.

Portanto, uma certificação PMP adiciona um conjunto extra de habilidades ao portfólio do profissional de Seis Sigma. Uma vez que o Seis Sigma identificou uma solução para o problema, o treinamento do PMP fornece os conhecimentos e habilidades para ajudar a garantir a implementação da solução de forma eficiente e efetiva.

Green Belt Apostila

Leia mais:

Virgilio Marques Dos Santos

Virgilio Marques Dos Santos

Sócio-fundador da FM2S, formado em Engenharia Mecânica pela Unicamp (2006), com mestrado e doutorado na Engenharia de Processos de Fabricação na FEM/UNICAMP (2007 a 2013) e Master Black Belt pela UNICAMP (2011). Foi professor dos cursos de Black Belt, Green Belt e especialização em Gestão e Estratégia de Empresas da UNICAMP, assim como de outras universidades e cursos de pós-graduação. Atuou como gerente de processos e melhoria em empresa de bebidas e foi um dos idealizadores do Desafio Unicamp de Inovação Tecnológica.