O que é SCOR e como ele auxilia na Cadeia de Suprimentos?
Melhoria de Processos

05 de novembro de 2018

Última atualização: 25 de janeiro de 2023

O que é SCOR e como ele auxilia na Cadeia de Suprimentos?

O que é SCOR na Cadeia de Suprimentos?

O SCOR (Modelo de Referência de Operações da Cadeia de Suprimentos) é uma ferramenta de gerenciamento usada para tratar, melhorar e comunicar decisões de gerenciamento da cadeia de suprimentos dentro da empresa e com os fornecedores e clientes de uma empresa. O modelo descreve os processos de negócios necessários para satisfazer as demandas de um cliente. Também ajuda a explicar os processos ao longo de toda a cadeia de fornecimento e fornece uma base para melhorar esses processos.

O modelo SCOR foi desenvolvido pelo Conselho da Cadeia de Suprimentos (http://www.supply-chain.org) com a assistência de 70 das principais empresas de manufatura do mundo. Ele foi descrito como o “modelo mais promissor para tomada de decisão estratégica da cadeia de suprimentos”. O modelo integra conceitos de reengenharia, benchmarking e medição de processos em sua estrutura. Essa estrutura se concentra em cinco áreas da cadeia de suprimentos: planejar, coletar, executar, entregar e retornar. Essas áreas repetem-se ao longo da cadeia de suprimentos. O Conselho diz que esse processo abrange desde "o fornecedor do fornecedor até o cliente do cliente".

Como funciona o Planejamento no SCOR?

A demanda, o planejamento e o gerenciamento da oferta estão inclusos nesta primeira etapa. Os elementos incluem o balanceamento de recursos com requisitos e a determinação da comunicação ao longo de toda a cadeia. O plano também inclui a determinação de regras de negócios para melhorar e medir a eficiência da cadeia de suprimentos. Essas regras de negócios abrangem estoques, transporte, ativos e conformidade regulatória, entre outros. O plano também alinha o plano da cadeia de suprimentos com o plano financeiro da empresa.

Como funciona a Coleta no SCOR?

Esta etapa descreve a infraestrutura de coleta e a aquisição de material. Ele descreve como gerenciar o inventário, a rede de fornecedores, os contratos com fornecedores e o desempenho do fornecedor. Ele discute como lidar com pagamentos de fornecedores e quando receber, verificar e transferir produtos.

Como funciona a etapa de Execução no SCOR?

Fabricação e produção são a ênfase deste passo. O processo de produção é feito sob encomenda, para estoque ou para pedido sob encomenda. A etapa de produção inclui atividades de produção, embalagem, produto de preparo e liberação. Também inclui o gerenciamento da rede de produção, equipamentos e instalações e transporte.

Como funciona a etapa Entrega no SCOR?

Entrega engloba o gerenciamento de pedidos, armazenamento e transporte. Também inclui o recebimento de pedidos de clientes e o faturamento após o recebimento do produto. Essa etapa envolve o gerenciamento de estoques acabados, ativos, transporte, ciclos de vida de produtos e requisitos de importação e exportação.

Como funciona a etapa de Retorno no SCOR?

As empresas devem estar preparadas para lidar com o retorno de contêineres, embalagens ou produtos defeituosos. O retorno envolve o gerenciamento de regras de negócios, retorno de estoques, ativos, transporte e requisitos regulatórios.

Quais os Benefícios do uso do modelo SCOR?

O processo SCOR pode entrar em muitos níveis de detalhes do processo para ajudar uma empresa a analisar sua cadeia de suprimentos. Isso dá às empresas uma ideia de quão avançada é sua cadeia de suprimentos. O processo ajuda as empresas a entenderem como as cinco etapas se repetem de novo e de novo entre fornecedores, a empresa e os clientes.

Cada etapa é um elo na cadeia de suprimentos que é fundamental para obter um produto com sucesso ao longo de cada nível. O modelo SCOR provou beneficiar as empresas que o utilizam para identificar problemas na cadeia de suprimentos. O modelo permite a alavancagem total do investimento de capital, a criação de um roteiro da cadeia de suprimentos, o alinhamento das funções do negócio e uma média de duas a seis vezes o retorno do investimento.

Qual é o escopo do Modelo SCOR?

O modelo SCOR não tenta explicar todos os processos ou atividades de negócios. Como em todos os modelos de negócios, existe um escopo específico que o modelo SCOR aborda, incluindo os seguintes segmentos:

  • Interações com o cliente: Todo o processo do relacionamento com o cliente, desde a entrada do pedido até a fatura paga.
  • Transações de produtos: Todos os produtos, desde o fornecedor até o cliente do cliente, incluindo equipamentos, suprimentos, produtos a granel, etc.
  • Interações de Mercado: Da compreensão da demanda ao cumprimento de cada pedido.

O foco do SCOR também pode ser definido e medido em 3 níveis de detalhes do processo.

  • Nível 1: definindo o escopo - geografias, segmentos e contexto
  • Nível 2: Configuração da cadeia de suprimentos
  • Nível 3: Detalhes do elemento de processo - identifica as principais atividades de negócios na cadeia.

Mas como colocar o SCOR no seu dia a dia?

Vamos supor que você esteja procurando tornar sua cadeia de suprimentos mais eficiente. Mas você não sabe exatamente como fazer isso. E você não quer gastar muito dinheiro tentando implementar um sistema que pode ficar acumulando poeira em três meses. Para começar com o SCOR, você precisará de:

  • Pessoas
  • Práticas
  • Processo
  • Atuação

Se você tem uma empresa com uma cadeia de suprimentos, você provavelmente tem essas quatro coisas. Na verdade, se você tiver um problema na cadeia de fornecimento que possa ser resolvido com a coleta dos proverbiais frutos de baixa qualidade, o SCOR pode ajudar a identificar e a causar o problema rapidamente.

Simplesmente colocando sua cadeia de suprimentos nas quatro categorias acima, você pode descobrir que tem as pessoas envolvidas no gerenciamento de sua cadeia de suprimentos. Você também pode ver que essas pessoas da cadeia de suprimentos estão praticando algum nível de atividade da cadeia de suprimentos.

Mas se você sabe que o desempenho da sua cadeia de suprimentos é ruim, provavelmente você pode se concentrar nos seus processos que são a causa raiz.

Como eu sei se preciso de SCOR?

Se você não tem certeza se precisa de SCOR ou não, dê uma olhada no último ponto acima. Como está sua cadeia de suprimentos?

Seus fornecedores atendem às suas expectativas? E - tão importante quanto - você está atendendo às expectativas do seu cliente?

Se você nem sabe responder a essa pergunta, há uma boa chance de você precisar de algum tipo de exame da sua estrutura de cadeia de suprimentos. E, como mencionado acima (e por muitos líderes no mundo da gestão da cadeia de suprimentos, o SCOR é o padrão de excelência da cadeia de suprimentos).

O que é o desempenho da cadeia de suprimentos?

Uma cadeia de suprimentos totalmente otimizada é uma cadeia de suprimentos que permite que sua empresa entregue aos seus clientes o que o ele deseja. E ofereça não apenas o que o cliente deseja, mas também entrega quando o cliente deseja.

E uma cadeia de suprimentos totalmente otimizada faz isso gastando o mínimo possível do dinheiro da sua empresa. Algumas das principais métricas da cadeia de fornecimento a serem consideradas são:

  • Entrega no prazo
  • Precisão de estoque
  • Custo dos produtos
  • Custo da Qualidade
  • Prazo de entrega do fornecedor
  • Lead times de entrega ao cliente

Se você não tiver um painel ou não puder acessar essas métricas da cadeia de suprimentos com alguns toques no telefone, é possível que o SCOR provavelmente torne sua cadeia de suprimentos mais eficiente.

Mas o que a SCOR pode realmente fazer pela minha empresa e sua cadeia de suprimentos?

Com o SCOR como seu modelo de referência da cadeia de suprimento, você examinará os quatro Ps mencionados acima - pessoas, prática, processo e desempenho - e criará uma estrutura para melhorar o desempenho da cadeia de suprimentos melhorando a comunicação e a transparência entre toda a sua cadeia de suprimentos partes interessadas.

Essa é uma maneira da cadeia de fornecimento de dizer que o SCOR dá a você uma maneira de olhar para cada uma das áreas funcionais dentro de sua cadeia de suprimentos e ajudar a torná-las mais integradas e mais eficientes.

E se minha cadeia de suprimentos já for eficiente?

Se sua cadeia de suprimentos já é eficiente, você pode usar o modelo SCOR para entender se ela pode ser mais eficiente.

Sua entrega de tempo é consistente em 100%? Você tem 100% de precisão de inventário? Você já pagou uma taxa de envio para movimentar o produto pela sua cadeia de suprimentos mais rapidamente?

Usando o modelo SCOR, você pode pegar uma cadeia de suprimentos ruim e aprender como torná-la boa. Você também pode descobrir que sua cadeia de suprimentos já é boa e pode melhorar.

Mas se você não tiver um modelo de referência da cadeia de suprimentos para medir sua cadeia de suprimentos, provavelmente não saberá realmente o desempenho da sua cadeia de suprimentos.

Virgilio Marques Dos Santos

Virgilio Marques Dos Santos

Sócio-fundador da FM2S, formado em Engenharia Mecânica pela Unicamp (2006), com mestrado e doutorado na Engenharia de Processos de Fabricação na FEM/UNICAMP (2007 a 2013) e Master Black Belt pela UNICAMP (2011). Foi professor dos cursos de Black Belt, Green Belt e especialização em Gestão e Estratégia de Empresas da UNICAMP, assim como de outras universidades e cursos de pós-graduação. Atuou como gerente de processos e melhoria em empresa de bebidas e foi um dos idealizadores do Desafio Unicamp de Inovação Tecnológica.