Efeito chicote: o que é e suas causas
Lean

08 de novembro de 2018

Última atualização: 26 de abril de 2023

O que é efeito chicote e como isso afeta os negócios?

O que é o efeito chicote?

Através dos numerosos estágios de uma cadeia de suprimentos; Fatores importantes como tempo e fornecimento de decisões de pedidos, demanda pelo suprimento, falta de comunicação e desorganização podem resultar em um dos problemas mais comuns no gerenciamento da cadeia de suprimentos. Esse problema comum é conhecido como o efeito chicote; também às vezes o efeito de chicotada. Neste post vamos explicar este conceito e delinear alguns dos fatores que contribuem para esta questão.

O efeito chicote pode ser explicado como uma ocorrência detectada pela cadeia de suprimentos, na qual os pedidos enviados ao fabricante e fornecedor criam maior variação do que as vendas para o consumidor final. Essas ordens irregulares na parte inferior da cadeia de suprimentos se tornam mais distintas na cadeia de suprimento. Essa variação pode interromper a suavidade do processo da cadeia de suprimentos, já que cada elo da cadeia de suprimento super ou subestima a demanda do produto, resultando em flutuações exageradas.

O que mais pode causar o efeito chicote?

A lista a seguir cita alguns:

  • Desorganização: entre cada elo da cadeia de suprimentos; com pedidos maiores ou menores de um produto do que o necessário devido a uma reação excessiva ou insuficiente à cadeia de suprimento.
  • A falta de comunicação: entre cada link na cadeia de suprimentos dificulta a execução sem problemas dos processos. Os gerentes podem perceber uma demanda de produto de maneira bastante diferente dentro dos diferentes elos da cadeia de suprimento e, portanto, encomendar quantidades diferentes.
  • Políticas de devolução gratuitas: os clientes podem intencionalmente exagerar as demandas devido à escassez e, em seguida, cancelar quando o fornecimento se tornar adequado novamente, sem que os varejistas com devolução de retorno continuem exagerando suas necessidades e cancelem pedidos; resultando em excesso de material.
  • Encomendar em lote: as empresas não podem fazer imediatamente um pedido com seu fornecedor; muitas vezes acumulando a demanda primeiro. As empresas podem encomendar semanalmente ou até mesmo mensalmente. Isso cria variabilidade na demanda, pois pode haver, por exemplo, um aumento na demanda em algum estágio, seguido por nenhuma demanda depois.
  • Variações de preço: descontos especiais e outras alterações de custo podem perturbar os padrões de compra regulares; os compradores querem aproveitar os descontos oferecidos durante um curto período de tempo, isso pode causar uma produção irregular e informações distorcidas sobre a demanda.
  • Informações sobre demanda: baseando-se em informações de demanda anteriores para estimar as informações atuais sobre demanda de um produto, não leva em conta quaisquer flutuações que possam ocorrer na demanda durante um período de tempo.

Quais são as consequências do efeito chicote? como afeta sua empresa?

As consequências negativas do efeito chicote afetam diretamente a cadeia de suprimentos, logística e os envolvidos na cadeia de suprimentos. Entenda o que pode ocorrer na sua empresa caso o efeito chicote aconteça:

Aumento do custo de estoques

Sabemos que o efeito chicote causa aumento de estocagem devido a variação nas vendas, o problema é que nem sempre a demanda tem o crescimento esperado, ocasionando a queda nas vendas. Quando isso acontece os produtos estocados se acumulam no estoque, aumentando os custos operacionais, além disso, dependendo do tipo de produtos, problemas como perecibilidades, avarias, obsolescências e até mesmo aumento do custo de transporte podem ocorrer.

Indisponibilidade de produtos

Essas variações causam o excedo de produtos que aumentam o custo do estoque, mas também podem causar a escassez deles, problema esse causado pela falta de comunicação e desorganização. Um problema que resulta em atraso nas entregas, perda da confiabilidade do cliente e perda de vendas.

Problemas no relacionamento com os fornecedores

Outro problema que essas variações causam é a demanda instável que causa uma flutuação de preços e dando brecha para outras falhas. Tudo isso resulta em desgaste e desentendimentos na relação, podendo a longo prazo, causar o rompimento dessa relação.

Quais são os métodos para reduzir o efeito chicote?

Ao sabermos quais são as causas do efeito chicote, podemos ter uma ideia de como reduzir os efeitos quando ele acontece, fique com algumas dicas:

Aceite e entenda o efeito chicote

O primeiro e mais importante passo para a melhoria é o reconhecimento da presença do efeito chicote. Muitas empresas não reconhecem que existem altos estoques em toda a sua cadeia de suprimentos. Uma análise detalhada do estoque das lojas para os fornecedores de matérias primas ajudará a revelar estoques em ociosos excesso. Os gerentes da cadeia de suprimentos podem analisar mais detalhadamente as razões do excesso de estoques, tomar ações corretivas e estabelecer normas.

Melhore o processo de planejamento de estoque

O planejamento de estoques é uma mistura cuidadosa das tendências históricas para a demanda sazonal, demanda prospectiva, lançamentos de novos produtos e descontinuação de produtos mais antigos. As configurações de estoque de segurança e o intervalo mínimo de cada ponto de estoque precisam ser revisados ​​e ajustados periodicamente. Os inventários de toda a rede precisam ser equilibrados com base nas demandas regionais. Relatórios regulares e sistema de aviso prévio precisam ser implementados para desvios importantes das normas de inventário estabelecidas.

Melhore o processo de planejamento de matéria prima

Os gerentes de compras geralmente tendem a pedir com antecedência e manter altos estoques de matéria prima para evitar interrupções na produção. O planejamento de matérias primas precisa estar diretamente ligado ao plano de produção. O plano de produção precisa ser lançado com antecedência suficiente para respeitar os prazos gerais de compra. A consolidação para uma base menor de fornecedores a partir de uma base maior, para matérias primas similares, aumentará a flexibilidade e a confiabilidade dos suprimentos. Isso, por sua vez, resultará em menores estoques de matéria prima.

Colabore e compartilhe as informações entre gerentes

Pode haver algumas metas conflitantes entre gerentes de compras, gerentes de produção, gerentes de logística e gerentes de vendas. Dar mais peso aos objetivos comuns da empresa na avaliação de desempenho melhorará a colaboração entre os diferentes departamentos. Também fazer reuniões interdepartamentais regulares e estruturadas melhorará o compartilhamento de informações e o processo de tomada de decisões.

Otimize a quantidade mínima do pedido e ofereça preços estáveis

Certos produtos têm alta quantidade mínima de pedidos para os clientes finais, resultando em grandes lacunas entre pedidos subsequentes. Reduzir a quantidade mínima do pedido para um nível ideal ajudará a criar padrões de pedido mais suaves. Preços estáveis ​​ao longo do ano, em vez de ofertas promocionais frequentes e descontos, também podem criar uma demanda estável e previsível.

O fundamental para que você evite que o efeito chicote ocorra em sua empresa é ter um sólido conhecimento de ferramentas e habilidades que te permitam gerir sua empresa de forma efetiva. Separamos um curso para você se tornar um profissional certificado e garantir a excelência de sua empresa:

Lean Seis Sigma Black Belt

Leia mais:

Virgilio Marques Dos Santos

Virgilio Marques Dos Santos

Sócio-fundador da FM2S, formado em Engenharia Mecânica pela Unicamp (2006), com mestrado e doutorado na Engenharia de Processos de Fabricação na FEM/UNICAMP (2007 a 2013) e Master Black Belt pela UNICAMP (2011). Foi professor dos cursos de Black Belt, Green Belt e especialização em Gestão e Estratégia de Empresas da UNICAMP, assim como de outras universidades e cursos de pós-graduação. Atuou como gerente de processos e melhoria em empresa de bebidas e foi um dos idealizadores do Desafio Unicamp de Inovação Tecnológica.