O que é Variabilidade
Blog

11 de outubro de 2017

Última atualização: 19 de maio de 2023

O que é variabilidade? Como o conceito se aplica?

O que é variabilidade?

A variabilidade é basicamente a diferença entre o que esperamos de algo e o que realmente acontece. É a distribuição estatística dos resultados que se pode esperar de um processo.

Diferentes produtos de software podem ser configurados com base na personalização dos ativos do software. Para implementar a configuração de produtos de software, todos os ativos de software relacionados a uma área de negócios específica são coletados em engenharia de domínio.

A variabilidade é inerente aos cuidados de saúde e é resultado de muitas interações complexas entre pacientes e provedores e entre provedores. A observação de que os recursos em dispositivos de silício fabricados que foram projetados como idênticos não serão idênticos após a fabricação. Uma ampla gama de efeitos contribui para a variabilidade no consumo de energia nas características, na frequência máxima do relógio e na vida útil.

apostila minitab

O que é Variabilidade em Estatística?

A variabilidade (também chamada de dispersão) refere-se à distribuição de um conjunto de dados. A variabilidade oferece uma maneira de descrever a quantidade de conjuntos de dados diferentes e permite que você use estatísticas para comparar seus dados com outros conjuntos de dados. As quatro principais formas de descrever a variabilidade em um conjunto de dados são:

  • Amplitude
  • Amplitude interquartil
  • Variância
  • Desvio padrão.

O que é amplitude?

A amplitude, nada mais é que um intervalo dado entre o seu menor e maior item no conjunto. Você pode encontrar o intervalo subtraindo o menor número do maior. Por exemplo, digamos que você ganhou US $ 250 por semana, US $ 30 na semana seguinte e US $ 800 na terceira semana. O intervalo para o seu salário (ou seja, quanto ele varia) é de US $ 30 a US $ 800.

O que é a amplitude interquartil?

A amplitude interquartil é quase o mesmo que a amplitude, apenas em vez de indicar o intervalo para todo o conjunto de dados, você está dando o valor para a diferença entre os quartis. Às vezes, é mais útil do que o intervalo, porque ele diz onde a maioria dos seus valores são. A fórmula é IQR = Q3 – Q1, onde Q3 é o terceiro quartil e Q1 é o primeiro quartil. Você está basicamente tomando um dos valores menores (no percentil 25) e subtraindo-o de um dos maiores valores (no percentil 75).

O que é variância?

A variância de um conjunto de dados fornece uma ideia aproximada de como expandir seus dados. Um pequeno número para a variância significa que seu conjunto de dados está bem agrupado e um grande número significa que os valores estão mais espalhados. A variância raramente é útil, exceto para calcular o desvio padrão.

O que é Desvio padrão?

O desvio padrão diz-lhe quão fortemente seus dados estão agrupados em torno da média. Um pequeno desvio padrão indica que seus dados estão bem agrupados – você também terá uma curva de sino mais alta; um grande desvio padrão diz que seus dados estão mais espalhados.

O que é 'Variabilidade' para o mercado?

A variabilidade é a medida em que os pontos de dados em uma distribuição estatística ou conjunto de dados divergem do valor médio, ou mediano, bem como a medida em que esses pontos de dados diferem um do outro.

A percepção de risco de uma classe de ativos é diretamente proporcional à variabilidade de seus retornos. Como resultado, o prêmio de risco que os investidores exigem para investir em ativos, como ações e commodities, é maior do que o prêmio de risco para ativos como contas do Tesouro, que têm uma variabilidade de retorno muito menor. A variabilidade refere-se à diferença exibida pelos pontos de dados dentro de um conjunto, relacionados entre si ou relacionados à média. Isso pode ser expresso por meio do intervalo, variância ou desvio padrão de um conjunto de dados.

Variabilidade no Investimento

A variabilidade é usada para padronizar os retornos obtidos em um investimento e fornece um ponto de comparação para análise adicional. Uma medida de recompensa para variabilidade é o índice Sharpe, que mede o excesso de retorno ou o prêmio de risco por unidade para um ativo. Em essência, o índice Sharpe fornece uma métrica para comparar o valor da remuneração que um investidor recebe em relação ao risco global assumido ao realizar o referido investimento. O excesso de retorno é baseado na quantidade de retorno experimentada além dos investimentos considerados livres de risco. Todo o resto sendo igual, o recurso com a maior razão de Sharpe oferece mais retorno para a mesma quantidade de risco.

Há outros tipos de variabilidade?

  • Variabilidade climática, mudanças nos componentes do sistema climático da Terra e suas interações
  • Variabilidade genética, uma medida da tendência dos genótipos individuais em uma população de variar entre si
  • Variabilidade da frequência cardíaca, um fenômeno fisiológico em que o intervalo de tempo entre batimentos cardíacos varia
  • Variabilidade humana, a gama de valores possíveis para qualquer característica mensurável, física ou mental, de seres humanos
  • Variabilidade espacial, quando uma quantidade medida em diferentes locais espaciais exibe valores que diferem em todos os locais
  • Variabilidade estatística, uma medida de dispersão nas estatísticas

Quer saber mais?

Virgilio Marques Dos Santos

Virgilio Marques Dos Santos

Sócio-fundador da FM2S, formado em Engenharia Mecânica pela Unicamp (2006), com mestrado e doutorado na Engenharia de Processos de Fabricação na FEM/UNICAMP (2007 a 2013) e Master Black Belt pela UNICAMP (2011). Foi professor dos cursos de Black Belt, Green Belt e especialização em Gestão e Estratégia de Empresas da UNICAMP, assim como de outras universidades e cursos de pós-graduação. Atuou como gerente de processos e melhoria em empresa de bebidas e foi um dos idealizadores do Desafio Unicamp de Inovação Tecnológica.