O que é e o que foi Reengenharia ou BPR?
Seis Sigma

25 de fevereiro de 2018

Última atualização: 25 de janeiro de 2023

O que é e o que foi Reengenharia ou BPR?

O que é Reengenharia?

Ele estuda seus principais centros de custo, e ele se preocupa que ele possa ter que "dimensionar o tamanho" da linha de montagem (em outras palavras, demitir trabalhadores) para reduzir os custos. Essa visão, que a reengenharia busca ajudar a resolver, é algo muito comum no mundo dos negócios.

Atualmente, na empresa Acme, existem seis estações que precisam de monitoramento humano. A linha de montagem vai bem, mas a Acme pode comprar uma nova tecnologia para remover a necessidade de monitoramento em três estações. Isso significa que ele pode reduzir sua força de trabalho em nove pessoas (três turnos por dia). Então, ele compra o novo equipamento e, com arrependimento, demite nove trabalhadores.

Agora é um ano depois, e a margem de lucro da Acme está em pior. O que aconteceu? A tecnologia que deveria reduzir seus custos não ajudou os lucros em absoluto! Então ele procura outras oportunidades de redução de custos e maneiras de completar o trabalho de forma mais eficiente.

Você acha que ele provavelmente resolverá seu problema?

Talvez não. Por quê? Porque ele está procurando maneiras mais eficientes de fazer as mesmas coisas. Isso aborda apenas um lado do problema. O outro lado envolve determinar se o que ele está fazendo é realmente necessário ou está sendo feito do jeito certo.

Se ele tivesse investigado diferentes designs de garrafas, ele poderia ter enchido as garrafas e as tinha pronto para enviar na metade do tempo - e ele teria entregue uma garrafa que seus clientes realmente preferiam. Se ele tivesse pensado em como redesenhar o processo de fabricação, em vez de apenas como sua linha de produção funcionava, ele teria descoberto maneiras melhores de atender às necessidades de seus clientes - e ele teria economizado dinheiro.

Um tipo diferente de solução

Em 1990, Michael Hammer, ex-professor do MIT, publicou um artigo da Harvard Business Review que descrevia essa abordagem de gestão. Foi chamado de reengenharia de processos de negócios (BPR), e tornou-se muito popular.

Hammer definiu o BPR como "um ato de repensar fundamental e um redesenho radical dos processos de negócios para obter melhorias dramáticas em medidas críticas de desempenho, como custo, qualidade, serviço e velocidade".

Logo após o artigo de Hammer, especialistas em gerenciamento (por exemplo, Peter Drucker e Tom Peters) apoiaram a transformação do negócio como forma de conseguir enormes melhorias em uma variedade de medidas de desempenho. As grandes empresas de consultoria rapidamente começaram a vender esta nova estratégia de gerenciamento para seus clientes.

Em meados da década de 1990, os gerentes corporativos em todos os lugares estavam falando sobre BPR. O foco do cliente era muito atraente - os lucros de muitas empresas estavam sofrendo uma maior concorrência global. E em breve, muitas pessoas conectaram automaticamente o BPR ao downsizing, porque muitas empresas estavam procurando maneiras de usar seus recursos de forma mais eficiente.

O que torna a Reengenharia única?

A principal diferença entre a reengenharia de processos de negócios e outras estratégias de melhoria de negócios, como Total Quality Management e Just In Time, é a seguinte: Reengenharia = inovação de processo.

Reengenharia não é uma melhoria lenta e estável - trata-se de mudanças radicais e dramáticas no quadro e na cultura de uma empresa. Em vez de melhorar o que já existe, a BPR começa desde o início e cria um processo totalmente novo.

Como você pode ver, a reengenharia é radical em todos os sentidos, e causou mudanças maciças em muitas organizações. Normalmente, o gerenciamento inicia o BPR devido a uma mudança tecnológica que pode oferecer maneiras de fazer coisas significativamente diferentes e mais eficientes. As mudanças na tecnologia da informação nem sempre são necessárias para a Reengenharia, no entanto elas tendem a aparecer ao mesmo tempo.

Qual a Metodologia Básica da Reengenharia?

As etapas para a reengenharia completa do processo de negócios são muito detalhadas para este artigo. Além disso, o método exato da BPR é significativamente influenciado pela organização específica e o processo em que a reengenharia é utilizada.

Entretanto, alguns elementos comuns chave de qualquer plano BPR incluem o seguinte:

  • Definindo o projeto (limites e escopo).
  • Determinando a visão para o redesenho.
  • Criando um plano ou modelo para o redesenho.
  • Completando uma análise custo-benefício.
  • Desenvolvendo um plano detalhado para implementação.
  • Estabelecimento de medidas de desempenho para avaliação.

O que é a reengenharia hoje?

A reengenharia de processos de negócios ainda é discutida hoje, mas não com a frequência que já foi. Isso ocorre porque a extrema natureza das iniciativas BPR pode levar a muitos problemas, e a BPR teve alguns resultados negativos - demissões em massa, dificuldade em se adaptar a mudanças radicais na cultura corporativa e apenas um sucesso medíocre. A maioria dos projetos de BPR não conseguiu produzir os resultados esperados devido a expectativas irrealistas, recursos inadequados, perda de compromisso de gerenciamento (porque eles levaram muito tempo) e resistência à mudança.

As abordagens mais suaves são agora mais populares. Em vez de mudanças dramáticas nos processos, é mais provável que você veja a inovação gradual por meio de estratégias de melhoria contínua.

Muitos executivos evitaram a abordagem da reengenharia por medo de causar perturbações e desordens em uma empresa. Isso é infeliz, porque o BPR oferece uma ótima oportunidade para tomar uma ação forte e definitiva para transformar uma empresa. E sua mensagem fundamental é forte: não procure maneiras de fazer as mesmas coisas melhor, porque você pode continuar a fazer o "erro". Considere se concentrar em fazer diferente - e melhor.

Aplique isto à sua vida

Se você acha que o BPR pode ser ideal para sua organização, aqui estão algumas perguntas para responder:

Sua empresa está disposta e capaz de suportar a dor que Reengenharia pode causar?

A sua equipe de alta gestão está envolvida pessoalmente e se comprometeu a completar o projeto? Os custos de parar o processo no meio são altos, então certifique-se em saber o que você está começando.

Você está preparado para perder pessoal que simplesmente não pode lidar com a mudança?

Reengenharia de processos de negócios, transformação de negócios, inovação de processos de negócios - estes são todos nomes diferentes para a mesma estratégia básica: criar mudanças radicais nos processos de negócios para responder às necessidades do cliente, reduzir custos e fazer as coisas de forma mais eficiente. Na década de 1990, muitas organizações tentaram que essa abordagem fosse mais lucrativa diante da expansão da concorrência global.

Algumas empresas obtiveram o método correto e se comprometeram com o plano, e eles se beneficiaram grandemente de processos de negócios novos e aprimorados. Mas algumas organizações não entenderam e sofreram significativamente, porque a BPR nem sempre considera a natureza única das pessoas e a resistência e o ressentimento criados por essa mudança maciça.

A estratégia ainda existe. No entanto, seu planejamento e implementação tendem a ser mais gradual e menos radical do que a ideia original.

Qual a alternativa à Reengenharia?

Virgilio Marques Dos Santos

Virgilio Marques Dos Santos

Sócio-fundador da FM2S, formado em Engenharia Mecânica pela Unicamp (2006), com mestrado e doutorado na Engenharia de Processos de Fabricação na FEM/UNICAMP (2007 a 2013) e Master Black Belt pela UNICAMP (2011). Foi professor dos cursos de Black Belt, Green Belt e especialização em Gestão e Estratégia de Empresas da UNICAMP, assim como de outras universidades e cursos de pós-graduação. Atuou como gerente de processos e melhoria em empresa de bebidas e foi um dos idealizadores do Desafio Unicamp de Inovação Tecnológica.