O que é Lean Construction? Como aplicar?
Lean Construction

07 de julho de 2017

Última atualização: 25 de janeiro de 2023

O que é Lean Construction? Como aplicar?

O que é Lean Construction?


Deseja eliminar fontes comuns de resíduos e aumentar o valor de seus processos de construção? Considere usar lean construction para seu próximo projeto.


A produção moderna começou na linha de produção do modelo T de Henry Ford no início do século 20 e foi formalizada nas fábricas da Toyota na década de 1930. O novo método de produção quebrou o processo de fabricação em partes muito pequenas, enfatizou o uso de máquinas de "tamanho certo", garantia de qualidade auto monitorada e fluxo facilitado de um passo do processo para o próximo. Não era só elaborar histogramas, VSM ou pensar apenas na produção enxuta. É colocar o PDSA na construção.


Este processo foi delineado no livro, A máquina que mudou o mundo de James P. Womack, Daniel Roos e Daniel T. Jones, em 1990, inspirando outras indústrias, incluindo o setor da construção, que passou a imaginar o processo de produção lean para seus próprios propósitos.



Quando surgiu o Lean Construction?


Começando em 1992 e continuando até o início dos anos 00, os teóricos da gestão da construção, incluindo Lauri Koskela, Glenn Ballard e Gregory Howell, começaram a empurrar o setor da construção para reavaliar os processos de construção. Koskela enfatizou que a construção estável, quando executada corretamente, "projetaria sistemas de produção para minimizar o desperdício de materiais, tempo e esforço, gerando a quantidade máxima possível de valor". A prioridade do Lean Construction é manter as a construção produtiva, reduzir o desperdício e reduzir materiais e ferramentas desnecessários. Em 1997, o lean construction se desenvolvou tão bem que Ballard e Howell fundaram o Lean Construction Institute - uma organização dedicada à reforma de métodos de gerenciamento de construção em todo o mundo.


Para aumentar o fluxo em um local de construção, o Lean Construction enfatiza a organização da cadeia de suprimentos, portanto, não há quebras desnecessárias ao trabalhar na produção. Os gerentes de construção projetam a instalação e o processo de entrega juntos - necessariamente tomando uma abordagem de cima para baixo para avaliar e planejar um projeto.


Em vez de olhar para um emprego microscopicamente para identificar áreas de desperdícios, eles se concentram em melhorar o processo de todo o projeto. E em vez de depender de um calendário, os gerentes de construção equilibram o puxa e empurra com base nas demandas do projeto - eliminando os problemas de comunicação de gerenciamento centralizado e distante.


Todos os aspectos do projeto são monitorados, medidos e aprimorados, em grande parte com a ajuda do software de gerenciamento de construção. Os gerentes encorajam a comunicação cara-a-cara diariamente para eliminar os problemas de comunicação. Ao descobrir os detalhes de um trabalho, eles definem o valor do ponto de vista do cliente e adotam uma abordagem iterativa para seus processos de trabalho para eliminar continuamente o desperdício. Finalmente, todos os membros da equipe de construção são igualmente responsáveis pelo sucesso ou fracasso do projeto - e recebem uma parcela equilibrada dos lucros ou passivos do projeto final.



Lean Construction é para todos?


Com certeza, como qualquer estilo de gerenciamento de projetos de construção, lean não é para todas as empresas. Implementar o sistema efetivamente leva uma grande quantidade de planejamento, testes e fatores como uma grande quantidade de tempo e recursos, o que fez algumas empresas da construção, renunciar completamente. Além disso, o lean construction requer que todas as partes comprem o sistema. Simplesmente não funciona se algumas partes não estiverem dispostas a se comunicar com a frequência necessária.


Embora essas dificuldades possam ser proibitivas para algumas empresas, os gerentes de construção devem lembrar que a construção enxuta (lean construction) é uma abordagem filosófica da construção - não há uma maneira "correta" de fazê-lo, desde que os princípios orientadores permaneçam fiel à eliminação de resíduos, especificando o valor do cliente, enfatizando o fluxo de trabalho, permitindo a atração do cliente e visando a perfeição.



O que é o Lean Construction Institute?


Fundada em 1997, o Lean Construction Institute (LCI) busca melhorar as indústrias de construção e design por meio de abordagens Lean para projeto e entrega de projetos. A base de membros da LCI é composta por proprietários, a comunidade de design (arquiteto e empresas de engenharia), empreiteiros gerais e contratados comerciais.


Métodos Lean procuram desenvolver e gerenciar um projeto por meio de relacionamentos, conhecimento compartilhado e objetivos comuns. Os silos tradicionais de conhecimento, trabalho e esforço são divididos e reorganizados para o melhoramento do projeto e não de participantes individuais. O resultado? Melhorias significativas no cronograma com lixo reduzido, particularmente em projetos complexos, incertos e rápidos.


O Lean Construction aumenta o valor dos projetos e descobre recursos desperdiçados:




  • Perda de tempo

  • Movimento desperdiçado

  • Potencial humano desperdiçado


Além de eliminar o desperdício por meio dos ciclos de vida do projeto, trabalhamos para aumentar a demanda e a capacidade da indústria para abordagens Lean integradas nestas e em outras indústrias: automotiva, defesa, energia, entretenimento, governo federal, saúde, manufatura, farmácia, proprietário público e institucional e tecnologia.



Como Lean Construction difere-se de outras formas de gerenciamento de projetos?


O controle é redefinido de "resultados de monitoramento" para "fazer as coisas acontecerem", com um processo de planejamento medido e melhorado para assegurar fluxo de trabalho confiável e resultados de projetos previsíveis. Maximizar o valor e minimizar o desperdício no nível do projeto é o objetivo, em comparação com a prática tradicional de tentar otimizar cada atividade individual.


O valor para o cliente é definido, criado e entregue ao longo da vida do projeto, enquanto a prática tradicional exige definir os requisitos desde o início para entrega no final, apesar da mudança nos mercados, tecnologia e práticas comerciais.


Coordenando a ação por meio de puxar e fluxo contínuo, em oposição ao impulso tradicional, orientado por agendamento, que coloca uma dependência excessiva na autoridade central e nos cronogramas de projetos para gerenciar recursos e coordenar o trabalho. A tomada de decisão descentralizada por meio da transparência e capacitação, fornece aos participantes do projeto informações sobre o estado dos sistemas de produção e capacitá-los a agir.



Como começar a implementação do Lean Construction?


A implementação do lean começa com o compromisso de liderança e é sustentada com uma cultura de melhoria contínua. Quando os princípios são aplicados adequadamente, podem ser alcançadas melhorias dramáticas em segurança, qualidade e eficiência ao nível do projeto. As melhorias nos níveis do processo e da empresa são facilitadoras que melhoram o nível do projeto e permitem que tais melhorias sejam sustentáveis


O ideal lean é fornecer um produto personalizado exatamente apto para uso e entregue instantaneamente sem desperdício para as ações subsequentes que podem ser necessárias para que os projetos busquem esse ideal. A capacidade de indivíduos e organizações para seguir este processo variará de acordo com a posição e as circunstâncias, mas, na medida do possível, deve ser implementado em projetos:




  • Selecionar fornecedores que estejam dispostos a adotar a entrega lean lean;

  • Estrutura a organização do projeto para permitir que o dinheiro se mova em busca dos melhores retornos ao nível do projeto;

  • Definir e alinhar escopo, orçamento e cronograma do projeto;

  • Explorar a adaptação e desenvolvimento de métodos;

  • Tomar decisões de design, com alternativas explícitas contra critérios declarados;

  • Prática de controle de produção de acordo com princípios lean;

  • Construir qualidade e segurança em projetos;

  • Implementar JIT e processos multi-organizacionais após a demanda do site;

  • Use avaliações e planejamento em processos que transformam materiais;

  • Use modelagem de computador para integrar design de produtos e processos;

  • Use oficinas 5S: uma ferramenta para organização do local de trabalho e promoção de trabalho em equipe;

  • Classifique itens, mantenha o que é necessário e descarte o que não é;

  • Endireitar: organizar e rotular tudo;

  • Brilho: limpo;

  • Que também pode expor condições anormais e pré-falhas;

  • Padronizar: desenvolver regras para manter os primeiros três S;

  • Sustentar: gerencie manter um local de trabalho estabilizado e iniciar a melhoria contínua quando necessário; e

  • Aplicar mapeamento de fluxo de valor para tornar visíveis todas as etapas em processo.

  • Estes podem ser organizados especialmente para projetos e precedidos por uma fase pré-projeto.


Quais são os desperdícios combatidos pelo Lean Construction?


A gestão da construção sofre muitos problemas e a maioria é prática, que precisa ser resolvida ou melhor entendida. Como resultado, a indústria da construção é sobrecarregada pelo atraso e, muitas vezes, sofre com estouro nos custos e ultrapassa o tempo. Alsehaimi e Koskela relataram que a má gestão do projeto era uma razão dominante e comum para o atraso nos projetos de construção.


Consequentemente, esses problemas associados à gestão, em particular, devem ser entendidos e os esforços devem ser direcionados para desenvolver soluções e métodos de operação mais eficientes. A introdução de novas filosofias de produção na construção requer novas medidas de atuação Koskela, como o desperdício, valor, tempo de ciclo ou variabilidade. Estudos do Reino Unido indicaram que até 30% da construção é retrabalhada, apenas 40-60% é o valor da eficiência de trabalho potencial, os acidentes podem representar 3-6% dos custos totais e pelo menos 10% dos materiais são desperdiçados.


O custo do retrabalho nos projetos de construção australianos foi relatado como sendo de até 35% dos custos totais do projeto e contribui com até 50% dos custos totais de superação de um projeto. De fato, o retrabalho é um dos principais fatores que contribuem para o mau desempenho e produtividade da indústria de construção.


Em geral, um nível muito alto de atividades de desperdícios é assumido na construção, e é difícil medir todos eles na construção. Vários estudos parciais de vários países confirmaram que os desperdícios na indústria da construção representam uma proporção relativamente grande de custos de produção. As existências de um número significativo de resíduos na construção reduziram o desempenho geral e a produtividade da indústria, e certas medidas sérias devem ser tomadas para corrigir a situação atual. As medidas de resíduos são mais eficazes para suportar o gerenciamento de processos, uma vez que permitem que alguns custos operacionais sejam devidamente modelados e gerem informações geralmente úteis para os funcionários, criando condições para implementar o controle descentralizado.



E no Brasil?


Não penso que deva ser menor. Algumas pesquisas que fizemos, relatavam até 80% de desperdício na construção civil. Mas, se você trabalhar na construção civil e quiser aplicar o Lean Construction, por favor, faça nosso Especialista Lean, o Green Belt ou o Black Belt. Vai ajudar muito você a potencializar os contratos.

Virgilio Marques Dos Santos

Virgilio Marques Dos Santos

Sócio-fundador da FM2S, formado em Engenharia Mecânica pela Unicamp (2006), com mestrado e doutorado na Engenharia de Processos de Fabricação na FEM/UNICAMP (2007 a 2013) e Master Black Belt pela UNICAMP (2011). Foi professor dos cursos de Black Belt, Green Belt e especialização em Gestão e Estratégia de Empresas da UNICAMP, assim como de outras universidades e cursos de pós-graduação. Atuou como gerente de processos e melhoria em empresa de bebidas e foi um dos idealizadores do Desafio Unicamp de Inovação Tecnológica.