O que é acreditação hospitalar e qual seu objetivo?
Seis Sigma

12 de outubro de 2017

Última atualização: 25 de janeiro de 2023

O que é acreditação hospitalar e qual seu objetivo?

O que é a acreditação?


A acreditação é um processo de revisão que permite que as organizações de saúde demonstrem sua capacidade de atender aos requisitos e padrões regulamentares estabelecidos por uma organização de acreditação reconhecida. A acreditação reflete a dedicação e comprometimento de uma agência para atender aos padrões que demonstram um maior nível de desempenho e atendimento ao paciente. Os padrões de credenciamento foram criados por especialistas da indústria com as necessidades dos clientes em mente.


Líderes de programas de garantia de qualidade devem ser capazes de gerar interesse e compromisso sem sobrecarregar o pessoal clínico e administrativo com uma atividade na qual eles não entendem nem acreditam.


A acreditação hospitalar foi definida como:




"Uma autoavaliação e um processo de avaliação por pares externo usado pelas organizações de cuidados de saúde para avaliar com precisão seu nível de desempenho em relação aos padrões estabelecidos e implementar maneiras de melhorar continuamente".



Os sistemas de garantia de qualidade do hospital são sistemas de controle operacional destinado a cumprir expectativas específicas para o tratamento de pacientes.



Por que a acreditação?


Os clínicos costumavam ter uma grande autonomia em suas práticas. Os mecanismos de monitoramento e garantia da qualidade dos cuidados prestados tenderam a se basear na avaliação interna por pares. O tempo, no entanto, arruinou grande parte da cortina da mística profissional. A mudança do ambiente de cuidados de saúde com as orientações revisadas de acreditação hospitalar afiou a preocupação da equipe hospitalar clínica e administrativa para avaliar a qualidade dos cuidados que eles fornecem.


Os clínicos agora veem os padrões de acreditação como um quadro pelo qual os processos organizacionais serão melhorados e seus pacientes receberão melhores cuidados. Médicos e administradores agora devem enfrentar o desafio de estabelecer sistemas abrangentes e vigorosos de garantia de qualidade e aprender a evitar as armadilhas que impedem a implementação de tais sistemas. A garantia de qualidade é um processo muito simples que trata de encontrar problemas e corrigi-los.


Uma definição abrangente de cuidados de saúde de qualidade seria:




"O resultado alcançável ideal para cada paciente, evitando complicações induzidas pelo médico e atenção às necessidades do paciente e da família, de maneira econômica e razoavelmente documentada".



Qual a importância da acreditação nos hospitais?


Os hospitais credenciados oferecem maior qualidade de atendimento aos seus pacientes. O credenciamento também oferece uma vantagem competitiva no setor de cuidados de saúde e fortalece a confiança da comunidade na qualidade e segurança dos cuidados, tratamento e serviços. No geral, melhora a gestão de riscos e ajuda a organizar e fortalecer os esforços de segurança do paciente, criando uma cultura de segurança do paciente.


Não só aumenta a educação e desenvolvimento do pessoal, mas também avalia todos os aspectos da gestão e fornece educação sobre boas práticas para melhorar as operações comerciais. A acreditação internacional, como a da Joint Commission International (JCI), uma organização sem fins lucrativos que faz parte da Comissão Conjunta de Credenciamento de Organizações de Saúde - também conhecido como JCAHO ou The Joint Commission - foi fundada no final da década de 1990 para pesquisar hospitais fora dos Estados Unidos Estados.



Poucos programas de acreditação de qualidade para hospitais


Existem vários padrões de qualidade, no entanto, há poucos nos quais os hospitais são comumente acreditados. Há a acreditação pela JCI e pelo padrão da National Accreditation Board for Hospitals and Healthcare providers (NABH) - parte do Conselho da Qualidade da Índia. Também há conformidade com os Critérios Baldrige para Excelência de Desempenho e inscrição na ISO 9001 - "Sistemas de Gerenciamento de Qualidade - Requisitos", da Organização Internacional de Padronização (ISO). Além disso, há também a acreditação departamental, como o National Accreditation Board for Testing and Calibration Laboratories (NABL).



Qual a diferença entre os padrões de acreditação?


O padrão ISO 9001 é mais orientado por processos e é melhor para departamentos de administrativos, como contabilidade, recursos humanos, etc., enquanto a NABH e a JCI são padrões orientados clinicamente que afetam diretamente o atendimento ao paciente.


Os padrões de acreditação (NABH e JCI): são padrões centrados no paciente e relacionados ao fornecimento de:




  • Acesso aos cuidados e continuidade dos cuidados

  • Direitos do paciente e da família - direitos e educação dos pacientes

  • Educação para o paciente e a família

  • Avaliação de pacientes - gerenciamento de medicação

  • Cuidados com os pacientes


Organização de cuidados de saúde e padrões de gestão são funções relacionadas com a prestação de uma organização segura, eficaz e bem gerida. São exemplos:




  • Melhoria da qualidade e segurança do paciente

  • Prevenção e controle da infecção hospitalar

  • Governança, liderança e direção - responsabilidades da administração

  • Gerenciamento de instalações e segurança

  • Qualificações e educação do pessoal - gestão de recursos humanos

  • Gerenciamento do sistema de gerenciamento de informações e informações


Como é o processo de acreditação?


Comece o processo de acreditação por meio da educação: educar os líderes e os gerentes e explicar os benefícios, vantagens, processo, cronograma, etc., da acreditação


Avalie a situação atual: use avaliadores (consultores internos ou externos) para uma avaliação de forma crítica e objetiva de cada área. Eles conduzirão uma avaliação detalhada da adesão atual da organização aos padrões, por meio de cada elemento mensurável. Pontuação como "Atende", "Parcialmente Atendido" ou "Não Atende" serão atribuídas juntamente com recomendações específicas. Também serão coletados e analisados dados de qualidade conforme exigido pelos padrões de monitoramento de qualidade (por exemplo, erros de medicação, taxas de infecção associadas ao hospital, uso de antibióticos, complicações cirúrgicas, etc.). Isso estabelece um sistema de monitoramento contínuo para coleta de dados (por exemplo, mensalmente, trimestralmente análise de dados) para identificar áreas problemáticas e rastrear o progresso na melhoria.


Planejamento de ação: usando os resultados da avaliação da condição atual, desenvolva um plano de ação detalhado começando primeiro com áreas prioritárias dos padrões principais. Responsabilidades, entregas e prazos devem ser atribuídos (por exemplo, revisar a política de consentimento informado, desenvolver uma nova declaração de consentimento informado, educar a equipe no próximo período de dois meses).


Atribuição de capítulo: procure por habilidades de gestão de pessoas, habilidades de gerenciamento de tempo e habilidades de construção de consenso e atribua supervisão de cada capítulo dos padrões a um champion ou líder respeitado que conduzirá os membros da equipe de todo o hospital e realizará o processo.


Políticas e procedimentos: Além de um plano de projeto geral, muitas vezes é útil compilar uma lista de todas as políticas e procedimentos necessários que precisarão de desenvolvimento e revisão. Continue a monitorar seu progresso no cumprimento dos padrões, como por meio de uma mini avaliação de cada capítulo em intervalos regulares (por exemplo, trimestralmente).


Pesquisa simulada final: Planeje uma "pesquisa simplificada" final, pelo menos, quatro a seis meses antes da data-alvo da pesquisa de acreditação. Use avaliadores (consultores internos ou externos) que não estiveram envolvidos na avaliação e preparação da acreditação. Olhe para a organização com um olho novo e objetivo. Planeje revisões finais e correções com base nos resultados da pesquisa final simulada.



Questionário final para acreditação


O sucesso de qualquer programa de garantia de qualidade depende quase inteiramente do compromisso e do interesse dos administradores, enfermeiros, pessoal paramédico e médicos. Líderes de programas de garantia de qualidade devem ser capazes de gerar interesse e compromisso sem sobrecarregar pessoal clínico e administrativo com uma atividade na qual eles não entendem nem acreditam. Isso ajudará a remover a garantia de qualidade de sua paralisia atual em alguns hospitais. A garantia de qualidade é ter sucesso em seu objetivo de identificar e corrigir problemas e melhorar a qualidade do atendimento ao paciente.



Como a FM2S ajuda na acreditação?


Como nós desenvolvemos uma Certificação Green Belt e Black Belt focada em hospitais, nós podemos ajudar a equipe na acreditação. Profissionais da saúde certificados no Seis Sigma, podem participar do processo com mais efetividade, pois dominam a visão sistêmica, o conhecimento da variação, sabem como aprender e a ensinar e também, a importância do convencimento e o lado humano da mudança. Tal arcabouço teórico conseguido, os ajudarão a desempenhar suas funções com muito mais assertividade.

Virgilio Marques Dos Santos

Virgilio Marques Dos Santos

Sócio-fundador da FM2S, formado em Engenharia Mecânica pela Unicamp (2006), com mestrado e doutorado na Engenharia de Processos de Fabricação na FEM/UNICAMP (2007 a 2013) e Master Black Belt pela UNICAMP (2011). Foi professor dos cursos de Black Belt, Green Belt e especialização em Gestão e Estratégia de Empresas da UNICAMP, assim como de outras universidades e cursos de pós-graduação. Atuou como gerente de processos e melhoria em empresa de bebidas e foi um dos idealizadores do Desafio Unicamp de Inovação Tecnológica.