Missão: tenha um propósito convincente para a empresa
Carreira

18 de março de 2016

Última atualização: 30 de maio de 2023

Missão: tenha um propósito convincente para a empresa

É bastante frequente nos depararmos com missões e declarações de propósitos de empresas que não provocam nenhuma empolgação. A maioria é recheada de obviedades do tipo “oferecer o máximo valor aos nossos clientes e aos nossos acionistas”.

Constam em muitas missões, também, palavras da moda como sustentabilidade, responsabilidade e ética. Poucas declarações são focadas na criação de empolgação, aprendizagem, foco, desafio e compromisso. 

Algumas empresas que visitamos, geralmente micro e pequenas empresas, utilizam exemplos dos manuais de cursos de empreendedorismo para cunhar sua declaração de propósitos, preocupando-se muito mais com a forma do que com o conteúdo. 

Às vezes, frases ou mesmo o estilo do líder da empresa, empolgam e direcionam mais do que lindos cartazes e placas sem vida espalhados pela empresa.

Gestão da mudança infográfico

O que é missão?

Uma declaração de missão é uma breve descrição do propósito fundamental de uma empresa. Responde à pergunta: "Por que nosso negócio existe?"

A declaração de missão articula o propósito da empresa tanto para aqueles na organização quanto para o público. As declarações de missão são tão variadas quanto as empresas que descrevem. No entanto, todas as declarações de missão "descreverão em larga escala as capacidades atuais de uma organização, foco no cliente, atividades e maquiagem comercial".

Por que ter uma declaração de missão é importante?

Todos os negócios devem ter uma declaração de missão, tanto como forma de garantir que todos na organização estejam "na mesma página", quanto para servir como base para um planejamento de negócios eficaz.

A definição da declaração de missão em si é muitas vezes o resultado de esforços de consenso do grupo. Escrever uma declaração de missão é visto como um valioso exercício de construção de equipes.

Como as declarações de missão fazem parte do rosto público de uma empresa, elas também são frequentemente usadas no marketing de uma empresa. As empresas sempre as incluem em seus sites, por exemplo, muitas vezes na seção "Sobre nós".

Às vezes, a declaração de missão de uma empresa se torna o núcleo da publicidade de uma empresa, como quando o BC. Credit Unions usou o slogan "pessoas antes dos lucros" como base de sua campanha de marketing.

Qual é a diferença entre uma declaração de missão e uma declaração de visão?

A diferença entre uma declaração de missão e uma declaração de visão é que uma declaração de missão se concentra no estado atual de uma empresa, enquanto uma declaração de visão se concentra no futuro de uma empresa. 

Pense nisso dessa maneira. Uma declaração de missão responde à pergunta "Quem somos nós?" E a declaração de visão responde à pergunta "Para onde vamos?"

Como funciona a FM2S Consultoria?

Muitas consultorias definem visão, missão, valores, propósitos, mantras, gritos de guerra, hinos e outras coisas do gênero de maneira rigorosamente distintas, através de manuais e explicações sobre a importância de cada uma delas para o sucesso do negócio, mas na realidade (e na nossa experiência), não faz muita diferença para o sucesso do negócio se a missão ou visão estão trocadas ou se empresa não segue a nova moda de declarar mantras. O mais importante, é que a empresa ache formas de dizer ao mundo e à sua equipe, de maneira verdadeira e enobrecedora, o que é e o porquê existe.

Em nossas consultorias auxiliando micro e pequenas empresas a melhorarem sua competitividade, sempre questionamos seus proprietários sobre sua missão e visão e poucos lembram o que escreveram em seu site ou nas lindas placas que estão afixadas na entrada da empresa.

Porém, ao questionarmos seu real propósito, seu legado e o que esperam conquistar no futuro, os empresários mais bem sucedidos e de crescimento mais acelerado tem uma resposta clara e precisa. É característica dos bem sucedidos transmitir esta empolgação e orgulho aos demais colaboradores e clientes, que pela proximidade com o proprietário, geralmente compartilham do seu propósito.

Como conduzimos os projetos?

Quando nossos clientes nos procuram para auxiliarmos na criação da estratégia, sempre começamos sem formalismos, deixando o empresário livre para expor o que realmente sente e quer para sua empresa, apelando para seus melhores instintos. Deste modo, forçamos nossos clientes a fugir das declarações plásticas, porém genéricas, feitas da “boca para fora” e tiradas muitas vezes das revistas de negócios, auxiliando-os a criarem uma declaração que se aplique unicamente a sua empresa, permitindo um direcionamento suficientemente claro para os próximos anos.

Faz parte da análise estratégica, também, a revisão anual do propósito, visão e missão declarados no ano anterior, para confirmarmos se realmente a empresa acredita e pratica o conteúdo declarado. É avaliando o progresso da empresa, através dos indicadores estratégicos, que podemos discutir e avaliar os progressos alcançados.

Como geramos resultados aos clientes?

Na FM2S, o que nos une é a paixão pelo aprendizado e por transmiti-lo de maneira objetiva e aplicada aos nossos clientes. Gostamos de auxiliá-los a superar desafios e problemas complexos que afetem seus clientes, através da utilização de um método para melhoria. Não faz parte de nossos valores atribuir a responsabilidade ao pessoal pelo não alcance das metas, pois cremos que simplesmente definir metas, sem definir claramente o método pelo qual atingi-las, é questão de crueldade e não de liderança.

Quais são exemplos de declarações de missão?

Aqui estão as declarações de missão de algumas empresas ativas bem conhecidas (e algumas menos conhecidas também).

  • Amazon: "Ser a empresa mais centrada no cliente da Terra, construir um lugar onde as pessoas possam encontrar e descobrir qualquer coisa que possam querer comprar on-line".
  • Tesla: "A missão de Tesla é acelerar a transição do mundo para a energia sustentável".
  • Apple: "A Apple está empenhada em trazer a melhor experiência de computação pessoal para estudantes, educadores, profissionais criativos e consumidores em todo o mundo através de seu inovador hardware, software e ofertas da Internet".
  • Virgin Atlantic Airways: "... abraçar o espírito humano e deixá-lo voar".
  • Tata Motors: "Uma organização de US $ 42 bilhões, a Tata Motors Limited é uma das principais fabricantes mundiais de automóveis com uma carteira que abrange uma ampla gama de carros, veículos esportivos, ônibus, caminhões e veículos de defesa. Nossa marca pode ser encontrada dentro e fora de estrada em mais de 175 países ao redor do globo ".
  • Walmart: "O Walmart ajuda as pessoas ao redor do mundo a economizar dinheiro e a viver melhor - a qualquer hora e em qualquer lugar - nas lojas de varejo, on-line e através de seus dispositivos móveis".
  • A Costco tem uma declaração de missão muito semelhante: "fornecer continuamente aos nossos membros bens e serviços de qualidade aos preços mais baixos possíveis", que está consagrado no seu código de ética.

Trabalhamos para que a empresa melhore de forma sistêmica, avaliando a capacidade real do processo e não simplesmente pedindo aos funcionários que trabalhem mais ou forçando metas irreais. Buscamos transmitir aos nossos clientes nossos valores e nossa paixão por ajudá-los.

Leia mais:

Virgilio F. M. dos Santos

Virgilio F. M. dos Santos

Sócio-fundador da FM2S, formado em Engenharia Mecânica pela Unicamp (2006), com mestrado e doutorado na Engenharia de Processos de Fabricação na FEM/UNICAMP (2007 a 2013) e Master Black Belt pela UNICAMP (2011). Foi professor dos cursos de Black Belt, Green Belt e especialização em Gestão e Estratégia de Empresas da UNICAMP, assim como de outras universidades e cursos de pós-graduação. Atuou como gerente de processos e melhoria em empresa de bebidas e foi um dos idealizadores do Desafio Unicamp de Inovação Tecnológica.